Antes de mais nada, deixo claro
que sou a favor das manifestações, elas representam a atitude de um povo que
almeja mudanças. Fui ao protesto e sou a favor da redução das tarifas de
transporte público. Vou além inclusive, defendo que as prefeituras parem de
terceirizar o serviço a fim de reduzir ainda mais as tarifas sem precisar de
cortes em investimentos, já que o custo da terceirização é alto.
No entanto, tenho notado que
algumas pessoas realmente levam a sério a onda da tarifa zero em grandes
metrópoles, algo que considero no mínimo controverso, sobretudo para os mais
pobres. Acredito que existe muita politicagem na definição dos preços das
passagens, até mesmo porque trata-se de um cartel regido pelo setor público,
portanto, as margens de lucro são negociadas politicamente. Mas uma tarifa zero
representaria um “rombo” abissal no orçamento, e isso precisaria ser compensado
com aumento dos impostos ou cortes nas despesas. Talvez você ainda acredite que
isso seja necessário, por acreditar que o transporte gratuito é imprescindível.
Não sei se o benefício de um transporte gratuito compensaria o esforço fiscal,
mas sei que inevitavelmente isso geraria certo grau de transferência de renda
dos mais pobres para os empresários.
Quem mais segue à risca o
pagamento dos direitos trabalhistas em média são as grandes empresas. É bem
possível que a budega da esquina não ofereça vale-transporte aos empregados,
mas as empresas maiores com certeza sim. Boa parte do esforço orçamentário para
zerar a tarifa iria para as mãos dos empresários, reduzindo os custos com contratação
de mão de obra. Isso por outro lado impulsionaria a criação de empregos (via
desoneração do custo do trabalhados), mas a magnitude desse efeito depende de
diversas variáveis, e talvez não compensaria. Nos setores oligopolizados a
tarifa zero sem sombra de dúvidas ajudaria a encher o bolso dos empresários.
Além desse processo, uma tarifa
zero iria requerer uma expansão do sistema de transporte, já que mais pessoas
iriam se utilizar do mesmo. O custo com o serviço sem sobra de dúvidas seria muito
maior do que é atualmente.
Talvez o mais urgente não seja
tarifa zero, mas sim tarifa zero para quem não pode pagar. Existem projetos de
lei tramitando em algumas regiões do país no sentido da prefeitura dar vales-transportes
para recém demitidos de seus empregos, algo que considero bastante importante.
A discussão sempre deve ter o
maior grau possível de racionalidade, para garantir que as intervenções
representem avanços de fato.
Olá Rafael, tudo beleza?
ResponderExcluirTenho meditado muito a respeito dessas manifestações. Mas acredito que o Estado brasileiro tem crescido demais da conta e se o estado cresce, cresce também a contribuição do povo (impostos). Temos cada vez mais um Estado interventor e a cada vez que ele cresce, cresce também o seu poder de atuação, percebi muito e de forma clara a atuação nestas manifestações de comunistas, socialistas e anarquistas e fica ai algumas perguntas: Será que o povo acordou, ou está sendo usado como massa de manobra por idealistas? Quem são eles (os idealistas)? Vejo com preocupação essas manifestações por não acreditar que por $0,20 de aumento do transporte público tenha despertado a irá de um povo que paga praticamente metade do que ganha em impostos e não tem uma educação, saúde e segurança de qualidade, sendo obrigado a mais uma vez custear isso do próprio bolso...
Cara, essa história de "O Brasil acordou" é mais um slogan do q uma realidade. Acredito q todas essas manifestações estão ocorrendo por efeito de contágio. Inicialmente fizeram um protesto em Porto Alegre, contra aumento da tarifa, e deu certo, isso contagiou o restante do país. Muita gente trata o protesto como um evento, ou protesta só pq tá todo mundo protestando. Mas acho q isso tem um saldo positivo, e isso está sendo evidenciado nos acontecimentos recentes. Além da queda das tarifas, existe uma preocupação com a reforma política por parte de dilma, além das metas q foram estabelecidas para saúde, educação, etc.
ResponderExcluirPra finalizar, os protestos ñ são por 0,20, e sim por todos os problemas q tangem transporte público.
Geraldo Alckmin disse ao revogar o aumento da tarifa do transporte público de São Paulo que teria que cortar investimentos, ou seja, para as empresas de ônibus o aumento existirá só que ao invés de ser pago diretamente pela população, será bancada pelo governo do estado, o que dá no mesmo. No entanto vi um dos líderes do movimento "tarifa zero" dizendo que não convocaria mais manifestações pois o objetivo deles fora alcançado (a revogação do aumento da tarifa. Esse cara é um palhaço!
ResponderExcluirCara, eu acho q vc está tendo uma visão um pouco estreita. O ideal seria reduzir a tarifa via redução das margens de lucro das empresas de ônibus, mas essas margens estão previstas em contrato, seria mt difícil acontecer agora. Sendo assim, a redução teria de vir via orçamento mesmo, e quanto a isso quero colocar 2 coisas:
ResponderExcluir1º Mesmo cortando gastos, a redução da tarifa foi um avanço, pois os cortes não afetarão os setores essenciais (saúde, educação, etc). Como mobilidade urbana é um setor essencial, então foi um avanço.
2° Parte da redução da tarifa ñ será bancada com cortes, mas sim com incentivos fiscais, como vc pode ver nessa matéria:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/comissao-aprova-projeto-que-reduz-imposto-de-transporte-publico.html
A meu ver o saldo dos protestos foi positivo, os ganhos ñ se restringiram à tarifa. A PEC 37 foi derrubada e 100% dos royalties do petróleo irão para setores essenciais (75% para educação e 25% para a saúde). Sem contar o ganho subjetivo, q é o povo ir para as ruas e demonstrar q está disposto a lutar pelos seus interesses, isso com certeza terá desdobramentos a nosso favor.
ResponderExcluirNão serei tão ingênuo ao ponto de achar q em 1 mês nos tornamos um povo politizado. Mas algo de importante aconteceu, e isso já está registrado na história do país. De agora em diante, quando as pessoas pensarem em se mobilizar, lembrarão de Junho de 2013, e isso faz diferença.