quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O cabelo feminino como mecanismo de comunicação



É de conhecimento da Biologia que muitos animais usam o corpo para se comunicar. Os papagaios por exemplo, abrem as asas quando querem que alguém que está se aproximando se afaste, e batem as asas para demonstrar entusiasmo.
Com as mulheres ocorre um processo parecido, elas usam o cabelo para expressar suas emoções e sensações, ainda que às vezes de forma involuntaria, é uma espécie de válvula de escape.
Uma mulher tímida ao encontrar um homem bonito reage passando as mãos no cabelo acima da orelha, é um comportamento peculiar e universal dessa categoria, utilizado involuntariamente para demonstrar vergonha e inquietação. Nesse caso esse comportamento pode vir anexado com outros, ao ver um homem bonito ela também pode apresentar o comportamento de procurar algo para ocupar suas mãos, começar a mexer em seus utensílios, ou falar com a amiga de seu lado.
Em caso de mulheres nao-tímidas o comportamento varia, ao encontrar com um homem bonito ela poderá apalpar a parte de cima do cabelo (se o cabelo for alisado), ou passar as 2 mãos ao longo do mesmo. Essa categoria também utiliza o cabelo para se exibir ao possivel parceiro, trazendo uma mecha para frente e enrolando essa mecha com um dedo ou passando a mão na mesma.
A mulher também demonstra nervosismo através do cabelo, passando as mãos acima da orelha na maioria das vezes, isso acontece em discussões ou quando está falando em público.
Em fim, o ato de mexer no cabelo é utilizado pelas mulheres para se comunicar com os homens ou como valvula de escape em determinadas situações. Cortar o cabelo de uma mulher pode causar sérios distúrbios comportamentais e em seu equilíbrio mental e fisiológico.

Rafael de Almeida Silva