quarta-feira, 9 de março de 2011

Falsa Humildade!!


Não leia o texto, ele é horrível, eu sou burro e escrevo mal!

Falsa humildade é um comportamento presente em boa parte das pessoas, e consiste em fingir ser humilde para esconder sua arrogância, ou às vezes para não parecer arrogante.

A falsa humildade é demonstrada basicamente discordando dos elogios, tipo você elogia uma mulher bonita e ela diz: “Que nada .. hehe ... são tão feinha .. !” Boa parte das mulheres fazem isso, e pra mim não há nada mais bizarro. Elas acham que estão enganando a quem? Mulher bonita sabe que é bonita, do mesmo modo que homem bonito sabe que é, fingir se achar feio é é algo que eu reprovo, e pra mim mostra justamente o contrário do que a pessoa quer mostrar. Geralmente quem finge discordar de elogios são as pessoas que mais “se acham”, é uma regrinha básica da psicologia reversa, quem é metido tenta esconder isso fingindo ser humilde em determinadas ocasiões. Mas claro que isso não é regra, existem aquelas pessoas que fingem discordar de elogios para não transparecer arrogância, fazem isso por uma convenção social que se criou, que concebe a pessoa que concorda com elogios como pessoa metida. Vale lembrar que o mesmo vale para qualquer outro tipo de elogio, seja inteligente, culto, honesto, e por ai vai.

Eu não tenho falsa humildade, se recebo elogios cabíveis simplesmente agradeço, não precisa concordar, apenas agradece caramba! Outro comportamento de certas pessoas é falar mal de si mesmas ou das coisas que elas próprias fazem, não sei se seria isso uma falsa humildade, mas enfim ... é uma maneira de se proteger contra críticas também, fazem isso pensando o seguinte: “Poxa, se eu mesmo digo que o que faço é ruim, as pessoas não vão esperar muito do que eu faço, então não vão criticar, ou não sentiriam necessidade mais de fazer a crítica”. Tah .... não vou ser tão radical, algumas pessoas fazem isso com medo das críticas, ou até por timidez de mostrar seu trabalho, mas boa parte o faz para se proteger das críticas, e isso é PATÉTICO! É uma maneira de inibir quem tem a perspectiva de criticar. Querem um exemplo? Vejam esse vlog abaixo, reparem no título do vlog, depois vejam um dos vídeos.

http://www.youtube.com/user/canalruim

Canal Ruim, esse é o título do Vlog. Ai você abre os vídeos e vê que eles são elaborados em certo grau, tem até figurino, e uma edição que dá certo trabalho. Ai você pensa: Pra que um indivíduo iria se dar o trabalho de fazer algo ruim pra postar no you tube? Na verdade o canal é ruim mesmo, mas quem o fez com certeza não acha, se ele se deu o trabalho de fazer é por que acha o que faz interessante (tem gosto pra tudo). Ele usou o título para passar a seguinte idéia: “Eu faço merda e assumo que faço merda, então não faz sentido você me criticar!”, o que pra mim é uma babaquice sem tamanho. Aliás, esse é um comportamento que tem se tornado típico nos vlogs, as pessoas falam mal do que fazem para se proteger de eventuais críticas. “Ah ... não assistam isso não, é uma bosta ... !” Quanto ao Canal Ruim, quem acha que estou exagerando quanto ao título, vejam o que ele fala no vídeo de apresentação do canal: "Ah ... estou gravando isso mas não sei se vou postar porque vai ficar horrível, e blá blá blá .... "

Então o recado que deixo é esse, não aja com falsa humildade, ainda que isso seja um requerimento social, e muito menos fale mal do que você é ou do que você faz para se proteger de eventuais críticas.

Ah ... e você leu o texto por que? Eu não disse que não era pra ler? Que o texto era ruim? Leu porque quis, eu disse pra não perder o tempo!

Pois é .... eu escrevi esse texto porque achei o tema interessante, e você, achou? Clique em uma das reações ou comente!