quinta-feira, 18 de março de 2010

O tema espiritualidade nas novelas Globais



A nova novela do horario das 18:00 horas vai novamente retratar o tema da espiritualidade, a novela intitulada Escrito nas Estrelas abordará o contato de um espírito com a protagonista, na tentativa de impedi-la que ela tenha um relacionamento amoroso com o pai dele.
O tema espiritualidade tem-se tornado corriqueiro nas novelas Globais, cada vez mais as novelas abordam o tema, algumas ainda timidamente (ou cautelosamente), principalmente as que se referem ao horário nobre (como Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida), outras, como Alma Gêmea, trouxeram o tema para a parte central de seu enredo. A partir disso, torna-se relevante uma reflexão sobre esse processo. Primeiramente, não se deve cair na ingenuidade de se supor que a presença desse tema cada vez mais forte nas novelas é resultado de uma maior abertura da sociedade para a aderência do mesmo, ou seja, supor que a sociedade está ficando mais espiritualizada. A sociedade costuma se relacionar com as novelas de forma fantasiosa, e ela absorve os temas filtrando-os a partir de sua concepção de mundo. A presença da espiritualidade nas novelas nada mais é do que um "produto" testado e aprovado por essa indústria midiática, foi um tema abordado progressivamente ao longo do tempo, e por apresentar bons resultados agora se tornou um grande produto.
O sucesso de audiência da novela Alma Gêmea (superando a audiência da novela das 20:00) veio coroar esse processo, abrindo as comportas para que o espiritualismo seja um produto de venda em série e em massa. Obviamente que é um processo que contribui de certa forma para a pulverização do espiritualismo na sociedade, porém, ao apropriar-se da doutrina espiritualista, a indústria da Telenovela obviamente não irá vende-la em sua forma original, a doutrina passa por um "banho" midiático para que possa se tornar um produto, para que possa ser vendido de forma massiva. Dessa forma, a doutrina espiritualista é mostrada de forma distorcida nas novelas, distorcendo também a imagem que a sociedade tem sobre a mesma. A novela Alma Gêmea é um forte exemplo dessas distorções, creio que seja necessária maior responsabilidade pela indústria da Telenovela (Global principalmente) ao expor o tema da espiritualidade, o espiritualismo é um paradigma social, que como qualquer outro merece o devido respeito.