segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bens duráveis que não duram


Todo mundo sabe que os bens duráveis de hoje já não são tão duráveis como os de outrora, uma parte sabe que isso é proposital, outra parte ainda acha que as indústrias não conseguem mais fazer bens duráveis duráveis.

O tema de hoje é inspirado em minha geladeira, a qual tenho um xodó especial (mentira, não tive grana pra comprar uma nova) desde quando adquiri. É um refrigerador que não sei a marca (por respeito à ela não direi o motivo), e quando comprei já aparentava estar com um pé na cova, mas está há 6 anos comigo, agüentando firme, sem problemas de ordem técnica, só de estética. Coloquei o apelido dela de “menina sonsa”, porque quem vê não dá nada, mas agüenta um pau danado. Deve ter uns 30 anos de uso no mínimo, mas se deixar congela água até na parte de baixo. Porque as de hoje em dia pedem arrego antes de “soprar as velinhas”?

A resposta é bem clara: Dar rotatividade à indústria de bens de consumo duráveis, a final, nós que somos lisos e gostamos de gastar nossa grana comendo besteira na rua, não compraríamos uma TV nova se a nossa não pifasse. “Isso é uma conspiração do grande capital contra as classes oprimidas!” (Militante do PS**). Na verdade as classes oprimidas também comem desse pirão, o alto consumo desses bens provocado pela rápida depreciação dos mesmos, gera emprego e faz girar a roda da economia. Nesse sentido, em um sistema capitalista a alta depreciação dos bens duráveis é necessária. “Seu reacionário de merda! E as pessoas que não podem comprar uma TV a cada 5 anos?” O que tem a ver o c** com as calças? Má distribuição de renda não tem a ver com a dinâmica de produção da indústria, e sim com as políticas econômicas e sociais adotadas no país. Se os bens durassem 50 anos o povo não precisaria trocar sempre, mas também teria menos empregos, e a má distribuição de renda não seria resolvida.

Lendo isso a pessoa pode pensar: “Mas já que é por isso, então porque eles não fazem um produto que dure menos ainda? Tipo 2 anos?” Porque existe a concorrência, se fizerem isso vai aparecer uma concorrente esperta lançando um que dura mais, então isso é meio que um equilíbrio de interesses empresariais.

Então é isso, quando sua TV ou seu carro der pau, xingue por ser pobre e não poder comprar outro, mas não porque a indústria é escrota.

Leu? Gostou? Compartilha nas redes sociais!

Ando meio sem tema para escrever, quem quiser dar uma idéia de algum assunto polêmico, coloca nos comentários. Só não peçam pra eu falar mal das bandas coloridas please!