sábado, 1 de novembro de 2014

Tá todo mundo louco!

Nessa ultima eleição, tornou-se latente no país uma polarização ideológica que vem sendo construída nas mesas de butiquim há alguns anos. Os anti-PT X Os PTistas. É a tradução nacional da Direita X Esquerda. O mais irônico de tudo é que o PT não é direita nem esquerda.

Não sei explicar profundamente sobre esse fenômeno bizarro, mas com certeza um dos condicionantes é a falta de leitura do brasileiro médio.

O Brasil é mesmo um país peculiar, como diria Tim Maia: “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita” O Brasil é o país das contradições eternas. Por isso que um partido de centro foi capaz de dividir o país. Só no Brasil mesmo ... 

A coisa é tão estranha que em Junho do ano passado aconteceu uma das maiores anomalias políticas do país: reuniram-se no mesmo protesto a turma do PSOL/ PSTU/ PCO e a turma dos eleitores de Bolsonaro. O resultado disso foi uma onda de protestos com uma fluidez tremenda, em que a maioria não sabia nem qual era o motivo do protesto. O episódio ficou conhecido como “O gigante acordou” e, acabou sendo superestimado por todos nós. O que fica cada vez mais claro é que o fenômeno de Junho de 2013 foi o resultado da aglutinação de revoltas individuais. Quem estava revoltado com alguma coisa, aderiu ao movimento inicial, que era contra aumento da tarifa do transporte público. Foi uma onda de protesto Frankenstein. Mais Brasil, impossível ... 

A tensão pós copa exacerbou-se até culminar no pleito para presidente. A eleição dividiu o país entre direitistas anti-PT imbuídos da crença de que o partido dos trabalhadores pretende fazer do Brasil uma ditadura socialista, e os PTistas esquizofrênicos, que ainda não saíram dos anos 80 e acreditam que o PT é o partido dos trabalhadores. Os esquizofrênicos acabaram recebendo reforço de pessoas mais moderadas, por conta da rejeição que se criou em relação ao lado mais reacionário da disputa. O barraco estava armado. 

O PT virou José, o brasileirinho típico. José sacaneou; passou a mão na bunda da vizinha; entrou no ônibus pela porta dos fundos e xingou a mãe. Mas José desenrolou umas treta pra uma galera; ajudou a tia e tem moral na área. Tem uma turma que acha que José pode se tornar uma ameaça à sociedade, defende a morte do garoto em praça pública e a volta da palmatória nas escolas. Por isso os colegas de José, até aqueles que não iam muito com a cara dele, resolveram tomar as dores do menino. Alguns dizem até que José é um garoto formidável e não tem maldade no coração. Enquanto isso José olha para um lado e para o outro e pensa: Só tem louco nessa porra!!