segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Picaretagem no jornalismo


Jornalismo é sem sombra de dúvidas a profissão mais vulgarizadas do mundo, qualquer Zé ruela pode ser jornalista. Em parte isso acontece por necessidade, existem muitas rádios pelo país, e exigir diploma de todos os “jornalistas” que trabalham nas mesmas é algo impraticável. Mas ocorre também por conta da velha cultura brasileira da contratação por “peixada”, e nossa paciência é testada a todo instante por conta disso.

No meio esportivo a coisa é ainda mais feia, parece que por se tratar de esporte as pessoas acham que não se deve levar tão a sério assim. Saber comentar o esporte é algo que no contexto atual é exigir de mais, se o jornalista souber perguntar, já pode ser considerado bom. Se eu conseguisse lembrar de todas as perguntas idiotas feitas pelos jornalistas esportivos seria necessário um texto só para citá-las, no momento lembro de 2, uma delas feita em um jogo Flamengo X Palmeiras, o Palmeiras vencia por 1 a 0 e estava levando pressão do Flamengo, no intervalo o repórter abordou um jogador do Palmeiras e soltou a bomba: “O Flamengo pressionou bastante o Palmeiras nesse fim de 1º tempo, o Palmeiras precisa evitar essa pressão?” A sorte dele é que não foi Romário, se tivesse sido o baixinho diria “Não, nós gostamos de levar pressão!”. A outra foi em um clássico (não lembro qual), e o repórter pergunta ao centro avante de um dos times (ele havia feito um gol): “Você sempre sonhou em fazer um gol em um clássico como esse?” Pra quem não assiste futebol, a função de um centro avante em um time de futebol é fazer gols, seria como perguntar a um pescador: “Você sempre sonhou conseguir pegar um peixe em um rio como esse?” No futebol você tem que rir pra não chorar, a coisa é feia. A pessoa tem todo tempo do mundo pra formular uma pergunta decente, e pergunta isso?

Fora do mundo esportivo também tem bizarrices, teve um caso cômico e famoso, na entrevista do Fantástico com o vocalista do Iron Maiden Bruce Dickinson. O mico já começou nos comentários antes da entrevista, quando ele fala que o som da banda não mudou, demonstrando desconhecimento total. Aliás, essa é uma mania freqüente dos "picaretas armados de microfone", comentar o que desconhece. Mas o king kong veio na entrevista, quando ele perguntou a Bruce (que também é piloto de avião): “Quando você fala com os passageiros eles reconhecem sua voz?” Bruce, não sei se ironicamente ou educadamente, respondeu: “Não, quando faço os anúncios, eu falo, não canto!” É claro que foi uma pergunta tosca, ninguém conhece a voz de Bruce conversando, mas sim cantando. Abaixo vai o vídeo para não dizerem que estou inventando, e podem ver que além dos micos, a matéria é bem chula.



Quando alguém dá um torrão em um jornalista, é chamado de metido, como aconteceu mais de uma vez com a banda Los Hermanos. Engraçado que o músico é metido, mas o jornalista picareta não é criticado. Se um cara sem diploma de odontologia monta consultório e começa a extrair dente do povo, é um picareta, mas gente que entra de gaiato na profissão de jornalismo, que faz matérias com a mesma qualidade que eu passo ferro em minha roupa, é só uma pessoa que está se esforçando pra trabalhar e sustentar seus filhinhos. Me poupem ... quem exerce função sem o devido preparo é um picareta, e ponto final.

Abaixo vão 2 vídeos de entrevistas com a banda mais sacaneada pelos jornalistas. Em ambos você sente vontade de colocar as mãos no rosto tamanha a vergonha alheia.





Se gostou ajude a divulgação compartilhando o texto nas redes sociais.