quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Regionalismo no Futebol


Não dá para calcular a quantidade de pessoas que já chegaram para mim dizendo que eu deveria torcer para um time de minha região. Ou seja, se referindo na verdade a times de meu estado, mais especificamente Vitória e Bahia. Essas pessoas usam esse argumento se fundamentando na perspectiva de valorização de sua região, sua terra, e torcer para times locais ajuda a fortalecer os mesmos (concordo).

Primeiro é importante frisar que essa coisa de torcer para times de outras regiões não é algo exclusivo da Bahia ou do Nordeste, no norte/centro-oeste do país o processo é ainda muito mais incisivo, 28,8% dos torcedores dessas regiões juntas são flamenguistas, e 11,7% são corinthianos. Até mesmo na região sul existem torcedores de outras regiões de forma representativa, o que corresponde a 8,3% de corinthianos e 6,7% de flamenguistas (as mais representativas).

Esse é um processo derivado de muitos fatores, mas o principal é a falta de representatividade dos times da região. O Flamengo possui a maior torcida do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, no entanto apesar de possuir torcedores no sul, está longe de ter maioria nessas regiões. Isso é muito simples, no sul existe 2 times (Internacional e Grêmio) de expressão.

Região – “Área com características próprias que a destacam de outras áreas. Pode ser parte de uma cidade, um município, um estado, uma província ou do mundo. Não há um consenso sobre como identificar as regiões, traçar seus limites ou avaliar sua importância.” (Dicionário Web)

Refletindo sobre esse conceito de região, chega-se à conclusão que torcer para time da região é algo subjetivo, dependendo do ponto de referência. Se eu torcesse para o Barcelona, os Sulamericanos iriam me sancionar por esse fato, se eu torcesse para o Boca (maior time da América) os brasileiros iriam me sancionar, e o mesmo ocorre no âmbito regional (no sentido das regiões do país), estadual e municipal. Nesse sentido, no limite da análise, deve-se sancionar também o pessoal que torce para times de outra cidade quando se tem time profissional na sua, um indivíduo de Campinas que torce para o São Paulo está errado, já que existe a Ponte Preta em sua cidade. Sendo assim, todas as pessoas que nasceram e vivem em cidades que possuem times profissionais, devem torcer para esses times de acordo com esse raciocínio. No entanto, existem pessoas do interior (que existe time profissional) que torcem para times da capital e acham que não existe nada de errado nisso, e ainda julgam os que torcem para times do sudeste. É claro que as proporções são diferentes, mas se é para ser rigoroso no quesito regionalismo, vamos ser então, não é mesmo?

Na verdade o que ocorre é que esse argumento regionalista na grande maioria das vezes é puro consolo. Se eu torcesse para o Remo (da região Norte) ninguém iria me repudiar por conta disso, porque o Remo é um time pequeno. Acontece que muitas pessoas querem ver seus times disputando títulos, ligar a TV e vê-los em espaços maiores. É por conta disso que existe muita gente nessas regiões que torcem para 2 times, um de seu estado e outro dentre os de expressão. Se existisse ainda na Bahia um time de expressão nacional, com certeza a torcida seria bem maior, e as sanções para com pessoas que torcem para times de outras regiões seriam drasticamente menores.

Nem vou entrar na questão dos condicionantes sociais que levaram cada pessoa a torcer para determinado time, porque o texto ficaria longo. Até concordo com o argumento regionalista, escrevi isso apenas para as pessoas refletirem se torcem para time da sua região mesmo, e se o fazem, se usam o argumento regionalista por amor à sua terra ou por puro consolo por não poder ver seu time ganhando títulos de expressão.

OBS: Dados estatísticos tirados do site Lancenet.

É isso, se leu comente ou clique nos marcadores.