segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Utilidades inúteis da internet


É impressionante a capacidade dos internautas de plantão de criar uma utilidade inútil para coisas relacionadas à internet. 90% das coisas que são criadas no mundo digital, sobretudo os sites de relacionamento, são interessantes e úteis, desde que se saiba utiliza-los para tal.
Falando desse assunto, é inevitável falar em Twitter, que é a sensação do momento. O Twitter na verdade é um Blog simplificado, no qual essa simplificação foi a grande sacada, fazendo com que pessoas de todo tipo, anônimas ou famosas, pudessem acompanhar as postagens de quem quisessem, de forma prática, rápida e simultânea. O problema é que as pessoas sempre tendem a utilizar essas coisas da pior forma possível. A maioria dos twitteiros usam o Twitter para postar coisas como: "Cheguei em ksa"; "Acabei de jantar, minha mãe faz o melhor bolo do mundo"; "vou para a ksa de minha avó". Eu estou pouco me importando quem vai para a ksa da avó, quem jantou ou deixou de jantar .... não entendo a intenção de quem escreve essas coisas, será que elas se colocam no lugar de quem recebe essas mensagens?. Eu uso meu Twitter para seguir jornalistas esportivos, principalmente para obter notícias em 1ª mão, também sigo amigos, mas não para escrever qualquer coisa. Tem um monte de gente famosa que sai escrevendo todo tipo de coisa que vem na cabeça, eles devem achar que por serem famosos seus seguidores estão dispostos a ler qualquer asneira e achar legal. Não estou levando o mundo a sério d+, se é isso que você está pensando, pelo contrário, se a pessoa quer escrever frases de efeito, postagens humorísticas, pertubar alguém, ótimo, também faço isso, mas que seja uma postagem pelo menos que valha a pena se parar para ler.
O mesmo ocorre com os blogs. Blog é uma das invenções mais interessantes e úteis da internet, é um site simplificado, onde você pode utilizar para postar qualquer coisa, desde assuntos sérios a assuntos de entretenimento, e o melhor de tudo, prático e não paga hospedagem. Mas a grande maioria utiliza os mesmos como diário digital, pra falar o que fez durante o dia, ou durante as férias. Eu não vejo o menor sentido em abrir um Blog pra ver uma pessoa relatar suas férias, seu feriado, a festa do fim de semana, enfim .... acho que pra essas coisas existe o álbum do orkut e o msn.
Parente do Blog, agora temos os Vlogs, que são canais abertos principalmente no youtube, para postar vídeos. E como não poderia (mas deveria) deixar de ser, os vídeos inúteis estão por ai, tem até gente que ficou famosa gravando vídeos como relatos sobre "Fazer xixi na hora do banho", só não digo que foi o PC Siqueira porque vai que ele resolve me processar né ....
A moda mais recente, derivada do twitter, é a twitcam, que nada mais é do que ligar sua web cam para todos os seus seguidores verem. Esse mecanismo está sendo utilizado bastante para menininhas pré-adolescentes fazerem acordos com seus seguidores, prometendo tirar a roupa, ou dançar, ou beijar a amiga, se o nº de seguidores alcançar um número estipulado por elas (sem comentários).
E pra finalizar, a bizarrice das bizarrices, criada recentemente, o formspring. Esse já foi criado sem utilidade alguma, um site onde as pessoas se cadastram, e ficam disponíveis para responder perguntas de anônimos ou conhecidos. E ai já viu ... é o paraíso para perguntas indiscretas de anônimos, ou perguntas altamente "relevantes" como: "Acredita em amor à primeira vista?"
Enfim .... tirando o formspring, a maioria das coisas disponíveis no mundo digital são interessantes, até sala de bate papo é (ou ao menos poderia ser), o problema é como as pessoas utilizam esses mecanismos de comunicação.