quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pensamento Coletivo


Pensar coletivamente está mais na moda do que sapatinho com lacinho na frente (ô sapatinho tosco viu!). É o tempo das frases prontas, das críticas e opiniões “enlatadas”. As pessoas perdem cada vez mais a capacidade de reflexão e se resignam em conceitos estereotipados. O resultado disso é normalmente se ter polarização de opiniões sobre qualquer assunto. Se o assunto é Candomblé, existem os que dizem que é coisa do diabo e os que dizem que o preconceito que a religião sofre é puro racismo, se o assunto é Justin Bieber, tem os fãs e os “anti-Justin”, se for legalização das drogas tem os que abominam e os incondicionalmente a favor, e por ai vai. Dificilmente se encontra alguém para dar uma opinião ponderada e fundamentada sobre os assuntos, as frases de bolso e as opiniões de “microondas” reinam, seja em qual grupo for.

Nos textos postados nesse blog tenho tentado desmistificar algumas questões, tentado dar uma opinião com um mínimo de imparcialidade, mas principalmente, com um mínimo de raciocínio, principalmente por observar que a tendência geral é reproduzir pensamentos do grupo que se faz parte. Se o indivíduo é de esquerda, geralmente compactua com o “pacote completo” de idéias reinantes na esquerda, muitas delas reproduzidas sem um mínimo de reflexão, é o “efeito manada” (me permitam roubar o termo das ciências econômicas). Algumas pessoas podem até achar legal essa coisa de pensar coletivamente, eu acho uma tragédia, pra mim é a morte da reflexão, o atrofiamento da razão, e pior que isso, pode representar alienação. Acho bastante importante agir coletivamente, mas pensar coletivamente é algo que não acrescenta em nada, a não ser a quem pode se beneficiar diretamente disso.

É por conta dessa tendência que surgem conceitos totalmente quadrados sobre assuntos diversos, abrindo espaço para figuras como Felipe Neto, que não passa de um reprodutor de clichês e frases de bolso, fazendo sucesso com um público jovem preguiçoso ou com capacidade de reflexão pouco exercitada. Essa mania chegou até mesmo no futebol, as pessoas escutam que certos clubes são sempre beneficiados pelo Juiz, pela CBF e até mesmo pelo presidente da república, engolem essa informação sem mastigar e “defecam” (termo duplamente pertinente) sem a digerir, em forma de frases incisivas de repúdio a esses times. Na política o PSDB é o satanás e o PSOL é o imaculado, ou o PSDB é o sensato e o PSOL é um bando de lunáticos.

Os pensamentos coletivos estão por ai, todos os dias escutamos, e muitas pessoas reproduzem até por medo de se expor, medo de ter uma opinião que não é condizente com a das pessoas que convive. Então a dica que fica aqui é não reproduzir opiniões sem reflexão, e se você não tem embasamento, não tenha vergonha de dizer “depende”, melhor ficar em cima do muro do que falar levianidades, ou ser somente mais um “mosquitinho” que dissemina um “vírus”. “Quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto!” (Fernando Anitelli)

Leu? Gostou? Então ajude a divulgar o blog compartilhando o texto no twitter, Facebook e Orkut.