segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tecnologias Inúteis


O mundo está ficando cada vez mais moderno (tenho certeza que pelo menos 70% dos vestibulandos introduzem a redação dessa forma quando o tema é modernidade ou tecnologia). A cada dia novos aparelhos e utensílios surgem para facilitar nossas vidas. Tah ... mentira, eles surgem para vender. E é justamente nesse sentido que quando não se tem mais o que inventar, tentam empurrar goela abaixo um monte de parafernália que não serve pra porra nenhuma, tudo isso tendo como combustível o fetiche que a tecnologia exerce nas pessoas.

A grande maioria dos aparelhos ou funções de aparelhos tem alguma utilidade de fato, mas também existe uma parcela considerável que só serve para vender para pessoas sem noção que são taradas por tecnologia. Vou falar de alguns exemplos.

Os novos celulares estão vindo com uma função que você pode mudar de música movimentando o celular para o lado, a função é possibilitada por um sensor. Nem precisa dizer por que é uma tecnologia inútil né? O engraçado é ver pessoas que tem celular com essa função tentando explicar porque é útil, é muito cômico.

Outra tecnologia inútil são os comandos de voz. Na verdade eu nem diria que é uma tecnologia inútil, em alguns casos chega a ser uma “destecnologia”. Lembro-me quando a operadora Oi resolveu colocar o atendimento através da merda desse comando de voz, era um verdadeiro inferno, você precisava falar sem sotaque, de forma pausada, muito bem pronunciada, e em um ambiente silencioso para não atrapalhar, e quando a porra do computador não entendia soltava aquela mensagem “agradável”: “Desculpe, não compreendi, fale novamente qual serviço deseja consultar”. Isso sem falar das vezes que ele entendia errado. A função está presente em alguns aparelhos também, e o que é pior .... tem gente que usa e acha o máximo, coitados dos gagos ....

Eu não poderia deixar de citar as escovas de dente. Você vai num supermercado e tem lá um monte de espécies de escova, cada uma mais excêntrica que a outra. Acho que já lançaram todos os formatos possíveis de cerdas de escova, tem em formato de onda, entrelaçada, com a frente grande, em círculos, com as laterais maiores, etc, etc etc. Quando não houver mais formas de modelar, acho que vão criar uma escova que já vem com pasta nas cerdas. Tudo isso é inútil, os próprios dentistas falam que a única característica necessária na escova é que seja macia, só. E eu nem vou falar dos cabos emborrachados ....

Bateria eletrônica ... outra inutilidade. Quando inventaram esse troço esqueceram de consultar os bateristas se eles iriam gostar. Eu não conheço nenhuma banda de grande porte que utilize essa bateria, e o motivo é simples. Tocar um instrumento não é só fazer com que saia o som, tocar é emoção, é prazer, e para um baterista, bater em um pedaço de borracha e sair um som de prato, depois bater em outro pedaço de borracha e sair som de caixa, é o fim da emoção. Claro que tem gente que usa, mas a invenção definitivamente não vigou, pelo motivo comentado acima e também pela estética que é horrível.

E agora o momento cômico da postagem, que é um troço que achei no Google, um utensílio cuja finalidade é fazer com que os ovos cozidos fiquem quadrados. Ai em baixo vai o link com o vídeo para não dizerem que estou inventando, e eu nem vou comentar sobre o que um indivíduo faz com um ovo quadrado, porque existem menores de 16 anos que lêem esse blog.

http://bagarai.com.br/ovos-quadrados.html

Isso é tudo, se leu clique em uma das reações ou comente, e se lembra de outro utensílio ou aparelho inútil, deixe sua contribuição também.