sábado, 8 de maio de 2010

Ronaldo Angelim, o único Ronaldo na Nação Rubro Negra



Em tempos onde a relação dos jogadores de futebol com os clubes fica cada vez mais rarefeita, devido principelmente ao desenvolvimento do mercado futebolístico em detrimento do valor simbólico pertencente ao futebol. Onde os jogadores com seus rendimentos exorbitantes e os fortes movimentos especulativos do mercado do futebol, acabam esquecendo o valor "não econômico" que tem os clubes em que jogam, buscando sempre em primeiro lugar seus interesses pessoais, referentes a maiores salários, visibilidade e o valor de seu passe. É nesse contexto que se destaca esse jogador que veio do Fortaleza e que chegou no Flamengo em 2006. Saiu do Fortaleza como ídolo, pois fez o gol que garantiu o retorno desse time à série A em 2005, faltando 15 minutos para o fim da partida. Chegou no Flamengo em 2006 e de cara ganhou a Copa do Brasil, nos anos posteriores foi tri-campeão carioca e em 2007 ajudou o time a chegar no G-4 no Brasileirão (3° lugar), em uma arrancada histórica. Foi um período onde ele formou ao lado de Fábio Luciano uma das melhores duplas de zaga da história do clube. Mas foi em 2009, com o título brasileiro que ele se consagrou ao fazer o gol do título aos 25 minutos do 2° tempo, uma conquista histórica, após o clube sair da 14ª posição (até o fim do 1° turno) para o título.
Sempre foi um bom zagueiro, se posicionando bem na marcação, também atuando como líbero, sempre apoiando o ataque. Se destacou pela quantidade de faltas sempre muito abaixo da média. Mas o que Ronaldo Angelim tem de peculiar não é seu desempenho como jogador, mas sim seu comportamento. Sempre demonstrou rara humildade em suas declarações, nunca reclamou ao ser substituido e sempre fez questão de assumir a culpa quando eventualmente falhava. Um raro jogador no futebol dos dias atuais, um jogador que demonstra amor ao Clube de Regatas Flamengo, que quer ver seu time ganhar acima de qualquer coisa.
Ronaldo Angelim merece então essa singela homenagem, um jogador que foi premiado pela oportunidade de fazer o gol do título brasileiro e ser ovacionado pela Nação Rubro Negra, nada mais que justo para um jogador lutador, que construiu ao longo de 4anos (até o momento) uma linda história no Flamengo.

"Hoje o treinador é Cuca, e se ele me tirar do time e me botar lá no meio da torcida organizada eu vou torcer, poque eu sou Flamengo de coração, eu quero ver o melhor pro Flamengo" Ronaldo Angelim