segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sou foda!

Marx .... ahhh Marx, figurinha tão carimbada no círculo de estudantes das áreas de humanas. É o intelectual mais estudado da história sem sombra de dúvida, e o menos compreendido também. O meio onde o teórico recebe as críticas mais rasteiras é no curso de Ciência Econômicas, ataques em 99% dos casos disparados por estudantes cheios de espinha na cara, que mal sabem onde fica o banheiro da faculdade. Isso é explicado pelo perfil dos estudantes de economia no geral, que se dividem basicamente em dois tipos. 1 – Escolheram um curso fácil de passar no vestibular. 2 – Gostariam muito de entender quando William Bonner fala que a bolsa caiu.

Eu ingressei no curso de economia como o segundo tipo, e sei que se trata de um bando de jovens que entram “de pau duro” no curso, cheios de vontade de entender o Jornal da Globo. A depender do centro em que estiverem, caem na onda das frases de bolso (dos professores) e começam a ridicularizar o incompreendido Karl Marx. Do outro lado da barricada tem os marxistas, em boa parte constituídos por pseudo-intelectuais (portanto pseudo-marxistas) esquerdistas leitores de sumário de livro. Em sua maioria estudantes do curso de história. São os “marxistas Testemunho de Jeová”, que até andariam com “O Capital” em baixo do braço, se tivessem lido.

O marxismo foi tão vulgarizado que os verdadeiros estudiosos do intelectual criaram outra designação para se diferenciarem, se auto-intitulando marxianos, e usando o termo “marxistas” para se referir aos vulgares. Essa vulgarização também dá munição para os meninos de espinha na cara, que pentelham Marx todo fim de semana na mesa de bar.

Independente do sadomasoquismo que fazem com o coitado do Marx, é importante lembrar: O que ele representou para a ciência nada tem a ver com as interpretações chulas e oportunistas feitas na posteridade. Marx é sem sombra de dúvidas o maior intelectual da história das ciências. Você riu? Certo, então cite outro cientista que possui prestígio mundial em 4 áreas do conhecimento. Marx tem cadeira cativa na Ciência Política, Sociologia, História e Economia. Eu poderia até citar Geografia e Pedagogia, mas para evitar polêmica deixa pra lá. O alemão foi realmente muito fodão, e essa é uma verdade inexorável, doa a quem doer.

Se você é estudante de economia com espinhas na cara, está perdoado, pode esculachar Marx à vontade, suas palavras não serão escutadas pela sociedade acadêmica (apesar de ser uma puta falta de sacanagem). Mas se você já é um sujeito de carreira sólida, cuidado com as blasfêmias e os discursos vulgares, desdenhar do velho barbudo por si só é atestado de falta de conhecimento.