quinta-feira, 29 de julho de 2010

Reflexões acerca da amizade moderna



Está cada vez mais complicado estabelecer vínculos duradouros de amizade nos tempos modernos. A necessidade progressiva de estudar e se aperfeiçoar profissionalmente tem sido o ponto central nesse sentido.
Fazendo uma análise particular, hoje meu melhor amigo de infância (primário) está estudando medicina em Ilheus, meu melhor amigo de adolescência (2º grau) está morando em Minas Gerais depois de se formar em Ciências da Computação também em Ilheus, e meu amigo da graduação hoje está fazendo mestrado em Maringá-PR. Nesse sentido, não consegui estabelecer uma amizade sólida durante mais de 5 anos. Comparo meu caso com meu pai, e vejo que é completamente diferente, o mesmo tem a maioria de seus amigos de infância e adolescência morando ainda na mesma cidade que ele, pois os mesmos não "precisaram" sair de sua cidade natal para estudar ou trabalhar. Não que a distância tenha acabado completamente as amizades que citei, mas obviamente que passa a não ser a mesma coisa. A modernidade oferece mecanismos para suprirem parcialmente esse problema, que é a internet e a pulverização dos telefones celulares, mas obvio que é bem diferente do contato pessoal.
Acho que é um processo que ocorre com mais intensidade nas cidades de interior, pois nas grandes metrópoles os indivíduos podem construir toda sua vida sem precisarem se mudar para trabalhar e principalmente estudar.
Acho que todo ser humano precisa de amigos, e amizades sólidas tem sido cada vez mais complicado de se construir, não sei exatamente quais consequências podem trazer esse processo, psicologicamente e sociologicamente, mas acredito que é algo que precisa ser dada a devida atenção.

domingo, 25 de julho de 2010

As funções do hummmmm nas conversações de msn


hummmmm .... essa expressão tem multiplos significados em conversas no msn. Vejamos as situações mais utilizadas.

1º Migué - Alguém fala sobre um assunto que você não entende patavinas, então vc solta aquele velho "hummmmmm" pra disfarçar, essa é clássica e bastante utilizada.
2º Neutralidade - A pessoa fala sobre aquele assunto que vc prefere não opinar, então vc solta o velho "hummmmmmm", é uma expressão que indica neutralidade nesse caso.
3º Objetividade - A pessoa te conta algo, esperando que vc dê sua opinião, mas vc sabe que se der uma opinião essa pessoa vai falar, falar, falar ... então solta o velho hummmmmmmm para não dar adiantamento.
5 - Dinamização - Vc tah falando com várias pessoas ao mesmo tempo, ai quando abre uma das janelas, tah lá 20 linhas escritas, vc não tah com saco pra ler tudo, então finge que leu e joga o velho hummmmmmmmm.
6 - Exclamação - Esse seria o sentido original a ser utilizado, que é exclamar quando alguém fala algo interessante.
7 - Aviso - Esse é pra indicar q vc leu o que a pessoa disse.

No meu tempo as coisas ruins eram melhores




Seria cômico se não fosse trágico observar a forma pela qual as coisas produzidas para a massa e para o entretenimento pioram gradativamente. Não que eu esteja analisando com rigor esse tipo de coisa, ou seja, a música comercial, as novelas, o cinema, etc. Mas ao longo do tempo observo que o entretenimento tende a piorar a cada dia.
Em relação à música por exemplo, quando eu estava no início da adolescência o forró eletrônico estava surgindo, com bandas como Calcinha Preta, Magníficos, Limão com Mel, etc. Basta pegar os primeiros álbuns dessas bandas, e comparar com o que está sendo produzido hoje em dia, pra perceber o quanto o forró eletrônico tem piorado. Não que antes era bom, mas ao menos não existia “Faltou o leite ninho do nosso filhinho”, nem “Toma gostosa lapada na rachada”. Pagode a mesma coisa, lembro que em minha época a febre era Harmonia do Samba, com músicas ruins, claro, mas não era um Black Style da vida, nem de longe, “Esfrega a xana no asfalto” e Cia não existia.
Falando de novelas de adolescente, é redundante citar Malhação como exemplo. Lembro da época da academia, e das primeiras temporadas no colégio Múltipla Escolha, não era tão imbecil quanto hoje. Malhação passou anos fazendo cópias mal feitas de si mesma, agora tentou mudar o estilo e farofou de vez. Hoje eu sento em frente à TV 5:30 e vejo um enredo onde uma menina gosta de um cara retardado e tem vergonha de gostar dele, e toda vez que vê o mesmo sente uma atração fenomenal e agarra o cara.
Falando das modinhas “transgressoras”, lembro que a muito pouco tempo atrás o New Metal, de bandas como System of a Down e Evanescence eram a moda. Hoje a moda é o Emo. E a defasagem é tão rápida que em menos de 3 anos as coisas pioraram bastante, de Fresno para Restart existe uma grande diferença no nível de “retardisse”.
No cinema, basta acompanhar a série American Pie. American Pie foi praticamente o precursor de um novo estilo de comédia adolescente. Basta ver o 1º da série e ver os últimos pra ver o quanto piorou, e basta ver os filmes que seguiram essa linha recentemente pra ver o nível que está.
Em fim, o que sei é que a juventude está ficando cada vez mais imbecil, e em parte isso é culpa do que está sendo massificado pela indústria cultural. Só de pensar que na década de 60 The Beatles era a Britney Spears da época, dá um nó na garganta. Me pergunto, quando eu estiver usando bengalas, em que nível estaremos?