
Teoria da conspiração nada mais é do que toda teoria que defende que está havendo, vai haver, ou houve alguma conspiração de uma classe, grupo, país, etc, sobre outra coisa ou sobre a humanidade. Exemplo: Jesus Cristo nunca existiu.
As teorias da conspiração se apresentam principalmente sob do formato de documentário, na maioria das vezes bem produzido, intrigante e convincente.
Antes de proseguir gostaria de falar sobre a história. O que é a história? A história é um emaranhado de fatos oriundos de um emaranhado de causas, não é linear, não é contínua. Por exemplo, aprendemos sobre o rompimento com a sociedade feudal de forma datada: "O feudalismo durou até por volta do século XVI", no entanto, resquícios de feudalismo continuaram existindo em algumas regiões até o século XX, e resquícios esses que continuaram por causas particulares. A forma pela qual os historiados tratam a história, é encadeada e seletiva, ou seja, os fatos são encadeados e selecionados em uma linha lógica, para que haja viabilidade metodológica de se estudar algo. É claro que um historiador sério faz isso da forma menos redutora possível. Nesse sentido, se existe algo passível de manipulação é a história.
Ao longo de minha vida tive a oportunidade de assistir alguns documentarios de teoria da conspiração, o principal deles foi o chamado Zeitgeist. Esse documentário é dividido em 3 partes: A 1ª defendendo a teoria de que Jesus Cristo nunca existiu, outra que o 11 de Setembro foi armação norte americana, e a ultima sobre diversas conspirações da história da humanidade. Quando assisti a 1ª parte pensei: "Caralhoooo, Jesus não existiu!!". Um tempo depois um grupo de estudiosos cristãos fez o Zeitgeist Refutado, quando assisti esse pensei: "Bando de fí duma égua esses caras que fizeram o Zeitgeist!!"
Na verdade o que ocorre é que os produtores que constroem esses documentários nada mais são do que "Advogados da História", ou seja, praticam um reducionismo absurdo, selecionam apenas os fatos que são convenientes para o que eles querem provar, encadeiam esses fatos em uma sequência enviesada (convenientemente) e mostram para o público já com tudo "empacotadinho".
O resultado é um monte de gente vendo esses documentários e acreditando na teoria que eles defendem logo de primeira. Acho importante a discussão em torno das teorias da conspiração, mas a forma pela qual eles vêm sendo apresentados é rasteira e bastante tendenciosa, ao menos os que já vi.
Dessa forma, minha dica é: Assistam os documentários de teoria da conspiração, seja sobre ETs, 11 de Setembro, enfim ... mas sempre com um pé e meio atrás, qualquer que seja!
E como de praxe ... se você leu, clique em um dos marcadores ou comente, please!
Interessante. Isso me lembra que eu costumava participar bem intensamente de uma comunidade no Orkut chamada "Teoria da Conspiração". Tudo bem, existem as teorias famosas e tudo mais, porém, dia após dia isso vai ficando chato e começa a aparecer uma "necessidade" de inventar mais teorias malucas que acabaram em diversas pérolas - A Ferrari é dona de todas as companhias, Os políticos são extra-terrestres, e vários pactos com o demônio feitos por diversas personalidades - culminando no meu abandono da comunidade por falta de paciência. De qualquer forma, em muitas dessas pérolas, eu conheci um documentário dos mais bem feitos que já vi na vida. E o mais interessante é que ele não é "manipulativo", e não tem cortes, e não é tendencioso, ou seja, não é unilateral, com a maioria deles. O documentário fala sobre religião, e é "pilotado" pelo grande Bill Maher, apresentador, humorista e escritor, muito inteligente e justo. Em muitas das partes do documentário, ele mostra e discute respostas recebidas de entrevistados, tais fatos que ele até então desconhecia, ou metáforas que faziam mais sentido, ou opiniões próprias sobre algumas coisas que são intrigantes. O documentário é chamado "Religulous", e está disponível para Download, com legenda em Português através deste link: http://www.bestdocs.com.br/2009/01/religulous.html
ResponderExcluirEspero que goste(m), e se possível, queria ler uma análise sua sobre este documentário aqui mesmo.
Agora vou parar de escrever, porque o blog não é meu. (huahuahuauha)
- David Lago
Concordo plenamente... Alguns eu vejo até com os dois pés atrás. hehehe
ResponderExcluir