sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Roberto Carlos ... Rei? De onde?


Sempre questionei o fato de Roberto Carlos ter recebido o rótulo de Rei da nossa música, quem me conhece sabe e está cansado de ouvir isso ... rsrs. Nesse sentido, não me deterei aqui apenas aos argumentos de mesa de bar, e irei propor um critério para me fundamentar em relação a esse posicionamento.

Na minha opinião, um sujeito para receber tal rótulo precisa estar dentro de alguns requisitos. São eles:

1 – Ter um nível de qualidade musical considerável, que seja de modo geral respeitado como tal (esse é o aspecto mais subjetivo).

2 – Produzir uma música que represente a cultura do país, seja na estética ou nas letras.

3 – Ter uma representatividade ampla no país, não se restringindo a culturas locais (de certas regiões).

Dessa forma, pode-se observar 2 coisas. 1º Não é nada fácil se adequar a esses requisitos, e 2º Ser Rei não significa de forma alguma ser o melhor.

Nesse sentido, seguindo os requisitos citados, Roberto Carlos pode até atender ao primeiro e ultimo, mas ao segundo de forma alguma. O mesmo desde o início da carreira produz uma música que não tem enraizamento cultural brasileiro. Começou na década de 60 no movimento Jovem Guarda, fazendo um rock ‘n’ roll esteticamente copiado do rock inglês e americano, inclusive foi um movimento em que se fazia muitas versões de músicas de bandas inglesas, sobretudo Beatles. As letras falavam de amor e de cotidiano, mas de uma maneira desenraizada, sem produzir uma identidade com a cultura nacional. Eram músicas voltadas ao entretenimento, bastante comerciais e de aderência bastante ampla. Com o passar do tempo, Roberto Carlos se transformou em um cantor romântico, mas continuou produzindo música com representatividade nacional bastante rarefeita.

Não há nada na música de Roberto Carlos que se possa dizer: “Isso é Brasil!”, então porque rotular esse cantor como Rei da música brasileira?

Não estou tirando os méritos do cantor, acho que ele foi um cara que soube “barganhar” com o mercado de certa forma, produzir músicas comerciais sem cair na total vulgaridade estética. Apenas acho que o mesmo não representa nosso país. Quanto a seu sucesso fenomenal, é bom lembrar que ele fez parte de um movimento de cunho não político em uma época de ditadura, na qual vários artistas estavam produzindo músicas politizadas e de encontro ao sistema. Então a Jovem Guarda foi um movimento que teve portas escancaradas na mídia e em qualquer lugar, o que facilitou bastante na popularização. Não que eu ache que a música politizada é melhor que a que não é, falo isso apenas para tratar de fama, oportunidades e popularidade.

De acordo com esses critérios, Roberto Carlos está muito longe de ser o Rei de nossa música. Quem é nosso Rei então? Não sei ... complicado definir, e a perspectiva do texto não é essa. Talvez um sambista, ou alguém da Bossa Nova ... pensei em Luiz Gonzaga, mas sua música tem representatividade um tanto restrita, ficando mais no âmbito regional. Em relação às letras poderia ser Raul, Cazuza, ou Renato Russo. Enfim ... é muito complicado. A única coisa que sei é que o trono continua desocupado .... a majestade que está ai reina um outro povo, e não o meu!

OBS: Os critérios que utilizei são meus, não existe critério para definir quem deve ou não ser o rei da música de um país. Criei os mesmos por achar coerente sua aplicação.

É isso, concorda com o texto? Comente ou marque em uma das reações abaixo. Se discordar é importante justificar ... e se quer defender alguém enquanto merecedor do rótulo de Rei da música brasileira, poste ai sua defesa! Fui ...

17 comentários:

  1. Identidade, blá blá blá. Ah, fala sério. O que Roberto Carlos representa é muito mais do que isso. Suas músicas fazem parte da memória afetiva de muita gente, serviram de trilha sonora para a vida de muitas pessoas. Mesa de bar? Pode até ser. Melhor que mesa de acadêmicos intelectualóides. É claro que aqui não me refiro a você, apenas me incomodam esses argumentos batidos.

    ResponderExcluir
  2. Rafa desculpe-me mas cada vez mais que leio seu blog te acho preconceituoso. Desculpe viu. Inté.

    ResponderExcluir
  3. Dart ... e cada vez que você comenta aqui percebo que você não sabe o que é preconceito.

    ResponderExcluir
  4. Achei que esse debate já havia sido superado na década de 60.

    ResponderExcluir
  5. Ele recebeu esse titulo ha muito tempo, e nessa eoca, lamento queridão, mas ele representava muuuuita coisa...E musica dele? tem um monte q é citada ainda hj, regravada ainda hj...Eu não considero ele Rei, porem esse não é um titulo q precisa de aceitação popular...

    ResponderExcluir
  6. Rone ... quando vc vai comentar sobre o texto? Cada dia fico mais impressionado com a dificuldade de interpretação das pessoas ....
    Eu não estou discutindo a competência de ninguém no texto, apenas apresentei critérios que EU ACHO coerente para rotular alguém de Rei de nossa música. Não que seja importante esse rótulo, escrevi o texto pq realmente existem muitas pessoas que defendem que RC merece tal título.
    E outra .... quando falo de identidade, enraizamento, não falo de politização das letras, falo de identidade em todos os aspectos. Forró, Samba, Bossa Nova, Pagode, Sertanejo, todos esses estilos representam a cultura brasileira, sem letras politizadas.

    ResponderExcluir
  7. Faltou pesquisa no seu post.
    Os primeiros discos do cara são de Bossa Nova, então, não, ele não começou copiando música americana.

    ResponderExcluir
  8. hummmm .... houve essa pequena falha realmente ... não pesquisei sobre o que ele fazia antes da Jovem Guarda. Mas não muda em nada o argumento do texto, de qualquer forma sua carreira na Bossa Nova não teve grande representatividade, o Roberto Carlos "Rei" é o RC da Jovem Guarda e das músicas românticas.

    ResponderExcluir
  9. Nem sei quem voce é, mais realmente vou te taxar
    de ridiculo.
    Por que voce não diz logo, não gosto do Roberto Carlos o sucesso dele me irrita, e essa liberdade
    que ele tem de cantar sem se preocupar com o que a critica acha dele, e essas milhões de pessoas que gostam dele e esse sucesso que nunca termina...
    E olha amigo, o Roberto tem esse apelido de "REI"
    porque a gente o chama assim e com carinho.
    Ouça o DVD Roberto e Caetano cantando Bossa Nova e ai voce vai entender porque ele é rei.
    Se voce se sentir assim de novo, procure um analista, mais não desconte no cantor.
    Ok.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem deveria responder isso, pois não passa de um ataque estérico de fã. Mas como estou de bom humor vou responder.

    1º Eu achava que tinha ficado suficientemente claro, mas vejo que pra algumas pessoas não. SER REI DE ACORDO COM O TEXTO NÃO SIGNIFICA SER MELHOR DO QUE ISSO OU AQUILO, SIGNIFICA ESTAR DENTRO DOS REQUISITOS QUE EU ESTOU PROPONDO!!

    2º "Ouça o DVD Roberto e Caetano cantando Bossa Nova e ai voce vai entender porque ele é rei.
    Se voce se sentir assim de novo, procure um analista, mais não desconte no cantor.
    Ok."

    É de uma extrema arrogância e de uma imbecilidade sem fim afirmar que quem acha que RC não merece o título de Rei deve procurar um analista.

    ResponderExcluir
  11. roberto carlos é uma porcaria... toda esse pedestal construído pra ele foi feita pela mídia d massa... as músicas deles são em geral bastante ruins letras bestas sobre harmonia patéticas que fazem até o renato russo parecer um músico... salvo raríssimas exceções... q se tornarm nulas depois da década de 70... no total ele deve ter umas 10 músicas q prestam em alguma coisa... Luiz Gonzaga é Rei... talvez atenta as 3 características q vc falou... Hemeto Pascoal tb... atende as duas primeiras talvez...

    ResponderExcluir
  12. "Pedestal construído pela mídia de massa". Que beleza de clichê. Todo revoltadinho adora.

    ResponderExcluir
  13. Um dos seus melhores textos! Concordo em praticamente tudo.

    ResponderExcluir
  14. Quem entenderia melhor de música do que um músico?

    Como músico crítico e analítico que sou, posso afirmar que a música do RC não tem nada demais. Nada que chame atenção. E como cantor ele também não é lá essas coisas. Existem milhares de artistas mais talentosos do que ele pelo Brasil a fora.

    Quem entende de música sabe do que eu estou falando.

    Está certo que as músicas de RC são bem arranjadas e bem produzidas, mas não é ele quem faz isso. Sempre é algum maestro/produtor fodão.
    Isso sem falar que RC também é acompanhado por músicos muito bons.

    Mas sinceramente, eu não acho que ele mereca o título de rei da nossa música. Se um dia ele foi rei para mim já perdeu a majestade.

    "Pedestal construído pela mídia de massa!"
    Por mais que fãs não gostem dessa afirmação ela se encaixa perfeitamente.

    Se a mulher do cara morre, o Brasil pára.
    Se a mãe do cara morre, o Brasil pára.
    Já pararam para acontecerá quando o RC bater as botas (o que não deve estar longe de acontecer)?

    Não tenho nada contra o RC. Só lamento que a história seja injusta com os artistas. Para mim o Tom Jobim, Djavan ou Chico Buarque (entre outros) seriam candidatos muito melhores à coroa.

    Mas fazer o quê? Roberto carlos agrada a massa leiga. Até o Tchan econseguiu fazer isso.

    A verdade é que ele está rico e cagando para o que a gente pensa dele.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente muito bom o seu texto. E de fato Roberto Carlos é visto como " o rei ", assim como Lady GaGa também é vista como a nova rainha do POP, e Reginaldo Rossi o rei do brega, monarquias de fato questionáveis, que mudam de pessoa para pessoa, o fato é que, o ser humano adora, vamos dizer "endeusar" pessoas que tem sucesso, sucesso no dicionário não quer dizer: aquele(a) que tem talento. Assim como endeusar, nós divimos as pessoas, por categorias, classes, enfim. Desde pequenos nós separamos as pessoas,como por exemplo o mais inteligente da turma o nerd, é uma coisa natural e leiga, que nós muito infelismente aprendemos, e que muitos mais infelismente ainda não desaprendem e continuam. O fato é que talento, postos, variam muito de pessoa para pessoa, e isso não irá mudar. Mais sim eu nao acho que o Roberto Carlos seja o rei, mais muitos acham, e vou deixa-los serem felizes assim, pois o que posso fazer? Apenas sorrir, e dizer q bom pra você! Não será eu que irá mudar isso, e sim o tempo, pois quando eu estiver velhinho, haverá outros a serem chamados de reis, é uma eterna dialética.

    ResponderExcluir
  16. Querido anônimo que postou no dia 11 de janeiro, parabéns pelo comentário sensato.

    Oportunamente, aproveito para esclarecer que não sou fã do Roberto, mas o povo é. E isso não me incomoda nem um pouco.

    ResponderExcluir
  17. Olá Phoris

    Em primeiro lugar eu gostaria de elogiar o seu blog "Reflexões Descompromissadas do Cotidiano"

    Dou um "up" especial para a matéria "A Síndrome Underground"(sou um guitarrista do heavy metal)

    Considero espantoso no meio do rock a quantidade de artistas que renegam artistas famosos apontando a popularidade como um motivo para críticas (como se fama fosse defeito)

    E finalizo deixando um comentário sobre essa matéria "Roberto Carlos ... Rei? De onde?" e sobre os comentários que ela recebeu...

    Phoris... é difícil fazer uma matéria que critíque alguma personalidade.
    Por mais que use argumentos racionais e que faça questão de frizar que seus argumentos são embasados em sua (individual,particular e isolada) opinião.
    Sempre surgem pessoas que tem tendências a argumentar mais emocionalmente do que racionalmente ... e eu acredito que levará isso em consideração na próxima vez que for fazer alguma postagem desse tipo.


    Defendo Phoris, o autor do blog, de comentários que dão a entender que a fama de Roberto Carlos o incomoda usando como argumento um trecho de sua postagem "A Síndrome Underground"

    "E ainda assim, ser comercial não é ser ruim, gosto de muitas coisas comerciais, existem bandas que barganham bem com o mercado, conseguem fazer algo interessante e vender ao mesmo tempo. As pessoas que rejeitam tudo que é sucesso ou comercial, são pessoas que além de fazer uma ligação arbitrária entre sucesso e qualidade, são pessoas que no fundo sentem uma necessidade de se destacar, elas não se sentem bem gostando das mesmas coisas que muita gente gosta. É por isso que essa síndrome tem toda a ligação com os pseudo-cults, pessoas que querem forçar a aparência de profundo conhecimento artístico."

    A iniciativa do blog estimula reflexão dos leitores e melhora as habilidades de se comunicar e expor suas idéias de quem o escreve.

    Parabéns pelo blog e continue com o trabalho.

    ResponderExcluir