segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Futebol Feminino e Preconceito


O futebol feminino é uma modalidade que está sendo extremamente difícil de vigar, são anos de luta, que está dando resultado, mas percebo que uma pequena evolução é a custa de muito suor.

Existe ainda muito preconceito em torno desse tema, os homens em sua maioria não assistem futebol feminino, e as mulheres também não. “Ah, é bizarro de mais!”; “É muito lento”; “A diferença é gritante em relação ao masculino” .... declarações como essa são corriqueiramente escutadas quando se trata do assunto. Acontece que as pessoas não param pra pensar que em todos os esportes que exigem condicionamento físico a diferença entre masculino e feminino é gritante. No basquete a diferença é tão gritante quanto no futebol talvez, quase não há enterrada na modalidade feminina do esporte, é outra coisa, outra forma de jogar. No vôlei também se percebe diferença grande, o feminino é muito mais lento e com menor força nos ataques. As mulheres nunca irão se equiparar aos homens nesses tipos de esporte, por causas que é desnecessário mencionar tamanha a obviedade. No entanto, isso não quer dizer que as mulheres não podem apresentar um bom espetáculo, basta o público saber separar as coisas, e não querer comparar homem com mulher.

A modalidade feminina do futebol tem apresentado substancial evolução, quando era criança lembro que as competições eram duras de se ver, “não existia” tática, era um bando de perna de pau correndo atrás da bola, de cada 10 tentativas de chute eram 4 furadas e 3 caneladas. Mas hoje já percebo uma evolução substancial, nos campeonatos mundiais seleções como a dos EUA já apresentam uma disciplina tática bastante consistente, no Brasil nem tanto, mas a evolução no geral é bastante significativa se compararmos com 10 ou 15 anos atrás. Isso significa que as mulheres sabem jogar bola, falta apenas os meios se tornarem propícios para isso acontecer, pois ainda falta melhorar em muitos aspectos.

O futebol feminino precisa de incentivo, e é uma ingenuidade achar que o mesmo virá da iniciativa privada, ou querer cobrar isso da mesma. O capital privado segue o rastro do lucro, onde não vale a pena investir, ou onde o retorno não compensa o risco, o capital não vai. Nesse sentido, acho bastante pertinente chamar a atenção em primeiro lugar das mulheres. Se o esporte é feminino e está precisando de incentivo, quem tem de tomar a iniciativa e levantar a bandeira da modalidade são as irmãs de sexo, fica complicado vigar se nem as mulheres assistem. Então você que é feminista e reclama da falta de incentivo ao esporte, o primeiro passo é começar a assistir, e se possível freqüentar estádios. Hoje muita gente tem TV por assinatura, então se você (mulher) passar a assistir, estará pelo menos aumentando a audiência no momento da transmissão do jogo.

Outra coisa que sou a favor é de medidas mais incisivas por parte da FIFA para estimular o esporte. Como o capital privado descontrolado nunca correrá para onde não tem lucro, a solução é o controle do mesmo. Nesse sentido, uma medida que pode ser tomada é criar algum tipo de lei para atrelar o investimento no futebol masculino ao futebol feminino, por exemplo: De todo investimento realizado na modalidade masculina, uma porcentagem será por lei investida na feminina. Ou seja, imaginando que essa porcentagem seja 10%, se uma empresa investe 10 milhões no futebol masculino, terá de investir 1 milhão no feminino. No caso de clubes que desenvolvem as 2 modalidades o processo seria parecido, 10% do investimento privado recebido teria de ser destinado à modalidade feminina. Bem ... eu não sei se burocraticamente existe possibilidade da implantação de uma lei como essa, nem se a FIFA legalmente tem esse poder, mas é só um exemplo de como se pode forçar o investimento no futebol feminino, é claro que o espaço está aberto para o surgimento de várias outras idéias ainda melhores.

Mas é bom lembrar que qualquer lei que se crie será inútil se não passar a existir uma cultura de futebol feminino, nada adianta se as mulheres não desenvolverem apreço pelo esporte. Nas olimpíadas não vejo comoção das mulheres para torcer pela seleção feminina, são poucas as que se movimentam. O mínimo que se exige de quem reclama é que faça ao menos o que está a seu alcance.

É isso, se leu comente ou clique em um dos marcadores.

31 comentários:

  1. Se bolassem um uniforme com shortinho e camisas tipo baby-look o futebol feminino iria deslanchar...

    Foda é que a escolha das jogadoras tá muito ruim. Tem umas que parecem o Ronaldinho Gaúcho.

    ResponderExcluir
  2. Vejam só ... eu falando de preconceito e eis que o vilão aparece pra dar o ar da graça.

    Eu acho engraçado que ninguém se incomoda com a "feiura" de Tevez, Ronaldinho, Ronaldo, etc, né? Nesse discurso de que o esporte feminino pra ter graça precisa expor o lado sexual da mulher está implícita a idéia de que a mulher só serve como objeto sexual.

    O futebol profissional é um trabalho, e não é um trabalho como atriz ou modelo, a jogadora não recebe pra ser bonita ou gostosa, recebe pra jogar bem, se vc acha que a beleza é importante no futebol, com certeza deve ficar "molhadinho" ao ver referenciados como Kaká entrar em campo.

    Acho que machismo é algo que existe de forma bastante generalizada, mas também é algo que vem sendo rompido gradativamente, grandes conquistas nesse aspecto vêm sendo obtidas e a cabeça das pessoas vem mudando bastante. Com esse pensamento vc está no mínimo 50 anos atrasado no processo de superação do machismo.

    Eu até acho que os uniformes femininos no futebol deveriam se adequar mais ao sexo, mas para a discussão que estou propondo isso ñ tem a mínima relevância.

    ResponderExcluir
  3. OMG!!! Se fosse por expor o corpo feminino, a natação feminina deveria ser o esporte mais cobiçado da audiencia! E se fosse por blza a Daiane dos Santos nem seria famosa...
    Nunca li tanta ignorancia cmo no comentário daquele pobre infeliz!! Mas axo q ateh ele sabe q eh ignorância e nos poupou de sou nome!!
    Mas enfim, todos os esportes femininos precisam aparecer mais, precisam de investimentos, mas acima de tudo, precisamos de uma cultura não machista (dos dos lados, pois temos mulheres machistas tb) que valorize a mulher.
    Enquanto os homens enxergarem a mulher cmo apenas um corpo e algumas mulheres apoiarem isso, não cmo desenvolver o potencial feminino.
    E, do post, q eu axei mt interessante é que as pessosa precisam aprender a assistir um esporte feminino e um masculino e não fikr comparando os dois... são esportes diferentes, são jogados de formas deferentes e no handebol, até a bola é diferente!!!
    Bom, por hoje é só pessoal!!

    ResponderExcluir
  4. Obvio que a beleza é essencial afinal:

    Futebol Feminino, tudo o que voce mais gosta no lugar que voce sempre quis.

    ResponderExcluir
  5. Phoris ,

    Você assiste futebol feminino ? Se sim , por favor , diga-me qual é a graça.

    Eu não consigo ver graça em um jogo no qual o nível técnico de 99% dos jogos é baixíssimo , mal tem torcida apoiando , logo , não há emoção.

    E não venha com esse argumento babaca de que "não se pode comparar futebol masculino e feminino" , até porque a maior diferença é a força , e pode ter certeza que ninguém assite futebol masculino só porque os jogadores são mais "fortes" .

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, eu não assisto futebol feminino normalmente principalmente pq não passa em TV aberta, mas nas Olimpiadas sempre vejo. E outra, não estou posando aqui de politicamente correto, também tenho certa resistência em assistir futebol feminino, se Patrícia Amorim (presidente de meu clube de coração) anunciasse investimentos pesados em futebol feminino não seria uma idéia que eu iria digerir com facilidade, não é fácil romper com o machismo. Mas ao menos eu estou longe de estar no mesmo nível de machismo que você e outros.

    E o nível técnico é ruim muito por causa da falta de incentivo. Você já viu vídeos do futebol da década de 60? Naquela época a coisa era feia tb pro lado dos homens, e pq? Pq o investimento era bem menor, e o esporte ainda estava se desenvolvendo, nessa época ñ existia nem treinador de goleiro. Ou seja, tudo é um processo de evolução meu caro.

    "E não venha com esse argumento babaca de que "não se pode comparar futebol masculino e feminino" , até porque a maior diferença é a força , e pode ter certeza que ninguém assite futebol masculino só porque os jogadores são mais "fortes" ."

    Sinceramente, essa frase não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
  7. Todo esporte feminino parece jogado em camera lenta, vide basquete, volei, handebol, futebol.


    a unica coisa boa mesmo é o lingerie bowl.

    ResponderExcluir
  8. Mulheres foram feitas para serem bonitas e os homens foram feitos para babar por elas. Se vc monta um time de futebol feminino q só tem baranga e sapatão, é óbvio q nunca vai decolar.

    Veja o exemplo do voley feminino... todas são muito lindas e sempre vestidas com uniformes q valorizem o corpo bonito delas.

    Isso sim é fazer marketing e saber vender o esporte feminino.

    ResponderExcluir
  9. Creio q precisem forçar um pouco a barra para q algumas moças bonitas entrem nestes times de futebol feminino.
    Nenhum esporte feminino consegue sobreviver se não tiver moças bonitas em trajes q valorizem o seu corpo bonito e atlético.

    ResponderExcluir
  10. Se pá o futebol feminino de hoje é de qualidade superior ao masculino.
    Só não venha querer quebrar de uma hora para outra a tradição de assistir futebol feminino em prol do masculino. Isto tem cem anos de história. É como o machismo que tem milhares de anos de história.
    Leva teempo... tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
  11. E ai covardão! Voltou heim!

    Na verdade não sei se é um covardão ou vários ...

    "Mulheres foram feitas para serem bonitas e os homens foram feitos para babar por elas"

    Repito o que a Vampira disse anteriormente ... vc é tão imbecil que tem vergonha se si mesmo, se não tivesse mostrava quem era (de tão imbecil, é bem capaz de vc na próxima vez assinar tipo como "João" e se achar valentão).

    Por que você não vira pra sua mãe e fala que as mulheres nasceram pra ser objeto sexual ô retardado, ou pq ñ fala isso pra uma de suas amiguinhas? Vc não é o machão? Falar o que quer como anônimo em um blog é muito fácil ... quero ver ter coragem de se expor.

    Aproveito o momento para apoiar a campanha "Não alimentem os Trolls"

    ResponderExcluir
  12. Futebol feminino é tão emocionante quanto passar 2 horas olhando pra parede. Dá vergonha alheia ver o nível técnico das jogadoras.

    ResponderExcluir
  13. Não entendo porque criticar futebol feminino agora é ser "troll". Futebol feminino é ruim, sem graça e sem emoção. É triste que seja assim, mas é assim que é e por isso ninguém vê.

    Quando a qualidade do futebol feminino melhorar, o público provavelmente melhorará, como ocorreu com o volei feminino.

    De resto, acho idiota interpretar a falta de público do futebol feminino como machismo.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, o colega que falou que o futebol feminino é superior ao masculino na certa nunca assistiu uma partida de futebol na vida.

    O problema com o futebol feminino é justo esse: falta de qualidade. Entre volei feminino e masculino, prefiro o feminino, mas preferir futebol feminino é impossível.

    ResponderExcluir
  15. Futebol feminino? Prefiro assistir um tiroteio de cegos.

    ResponderExcluir
  16. Phoris, me diz qual a graça num jogo de futebol feminino, por favor...

    ResponderExcluir
  17. Caro Anônimo .... vc já assistiu uma partida dos anos 60 ou 50 do futebol masculino? Provavelmente não .. mas eu já ... assisti a final da Copa de 58, e era um verdadeiro baba. Isso pq estamos falando de uma final de Copa, imagine um jogo entre Flamengo X Madureira dessa época!!

    O futebol era um baba mas td mundo assistia e adorava, os goleiros eram terríveis, só na década de 70 que surgiram os treinadores de goleiro. Bato na mesma tecla, o futebol feminino é feio se for comparar com o masculino, o processo de evolução existe em todos os esportes, mas só se evolui se tiver incentivo, simples assim.

    ResponderExcluir
  18. Futebol feminino é extremamente ruim. Não dá pra negar uma coisa dessas. Ele carece de tudo que faz o futebol masculino apaixonante.

    E é por isso que a iniciativa privada nunca vai botar dinheiro nisso: PORQUE NINGUÉM TEM INTERESSE EM ASSISTIR.

    Se as pessoas gostassem, seria lucrativo investir nisso. Como não é legal e praticamente ninguém gosta, não é lucrativo.

    Pedir investimento público é um absurdo: usar dinheiro do Estado para tentar 'criar' interesse em algo que todos acham entediante? Não só está fadado ao fracasso, quanto é algo que vai contra a liberdade e que envolve um dinheiro que poderia ser muito melhor gasto em outras coisas.

    Já atrelar os esportes dos dois gêneros é um absurdo: isso só espantaria investidores, tornando todos menos ricos, em especial os departamentos de futebol masculino dos cliubes.

    Deixe o mercado em paz e pare de querer impor as SUAS prefrências sobre o que os outros de forma LIVRE e ESPONTÂNEA tornaram um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto machismo né Anonimo.. como diise o Phoris porq naum fala pra sua mae q ela é um objeto sexual aproveiita e fala pra sua vó tabem imbecil.. eu jogo FUTEBOL FEMININO e tenho muiito orgulho disso. Retardado maxista do C... #ApoioaoFutebolFeminino
      Futebol Minha Vida meu Orgulho meu AMOR.

      Excluir
  19. "Deixe o mercado em paz"

    O que é isso? Um pastor do PSDB?

    ResponderExcluir
  20. Até aí, ele tá certo Phoris. É extremamente estúpido ficar forçando a barra para impor um esporte que não é apreciado pelo público. A única consequencia disso seria uma diminuição da qualidade geral do futebol, e não uma melhora do triste futebol feminino.

    E quanto a história de partidas dos anos 60 e 70, eu as ví sim. E nota-se que mesmo nos anos 60, o futebol masculino era em muito superior ao feminino. Lá voce tinha técnica e tinha a torcida e o espirito de jogo que inexistem no futebol feminino.

    Não é a toa que em 1950 o Brasil conseguia superlotar um estádio com 100 mil pessoas pra uma final de copa do mundo.

    O futebol feminino é feio, independentemente da comparação. É feio comparado com o masculino, é feio comparado com o juvenil e é feio comparado com a atuação feminina em outros esportes como volei e triatlon.

    ResponderExcluir
  21. Nunca li tanta bobagem, principalmente de uma pessoa que nem tem a dignidade de se apresentar.
    Pois bem, se não assiste o futebol feminino então como julgar.
    EU QUE ASSISTO e trabalho com ele vou colocar umas comparações:
    Técnica - Compatível e no futebol feminino muito mais honesto. Falar que joga "feio e lento" então vamos falar da seleção masculina que PERDEU a ultima copa> Ridiculo, feio, lento e sem técnica. Falar do Corinthinas masculino? Ridiculo um personagem GORDO como ROnaldo ainda ser chamado de fenomeno. Falar de Times do RIO? o Vasco ta indo tão bem....fala sério!!!! O Flamengo só foi campeão, jogando um NADA porque a CBF assim o quis. Assista um jogo do Santos FEM X Foz CATARATAS FEM e depois fala alguma coisa!!!!
    Que jogador masculino se compara a MARTA? Cristiane ou ERIKA?????? ATUAIS, não vale falar de "mortos" para o futebol como Pelé, Socrates e Zico, mesmo que compare...que bela comparação.
    Quantas medalhas olímpicas tem o masculino? e o feminino?? PESQUISE e irá ver que o feminino tem MUITOOOOOO mais!!!!
    Elas jogam lento? Amiguinho acefalo, o corpo humano apresenta diferenças na musculatura entre feminino e masculino. O Vigos fisico é maios no masculino, mas...e a MORAL??? A Honestidade É MAIOR NO FEMININO. Meninas jogam e MELHOR QUE HOMENS recebendo de 0 a 4.000 reais...
    bem melhor que falar bobagens sem dados concretos como foi o inicio dessa ata é melhor TOSSIR!!!!! Vão se informar, principalmente no mundo EXECUTIVO e irão ver que quem barra investimentos são os CORONÉIS do futebol (CBF e etc) que morrem de medo da potencia do futebol feminino no Brasil.

    ResponderExcluir
  22. "Assista um jogo do Santos FEM X Foz CATARATAS FEM e depois fala alguma coisa!!!!"

    Eu sou mulher e acompanho (não jogo) futebol. Assisti a uma final de campeonato entre esses dois times e o que vi um 3 x 2 que seria no máximo 1 x 0, não fosse a existência de uma goleira frangueira de cada lado. O nível precário das atletas que ocupam essa posição é uma das maiores deficiências do futebol feminino, inclusive.

    Acho que temos uma coincidência aqui, porque também nunca li tanta bobagem reunida neste blog como no post acima. Atribuir méritos ao futebol feminino retirando os méritos do futebol masculino é um golpe baixo e risível.

    Não estou a fim de entrar aqui no debate sobre apoiar ou não apoiar. Nada tenho contra os incentivos que porventura sejam feitos, mas também não faço questão de lutar por eles.

    ResponderExcluir
  23. Ola, fico feliz em saber que pessoas debatem sobre o futebol feminino e isso é de extrema importância para se mudar paradgmas. O futebol feminino hoje ultrapassou fronteiras da qual não sonharia a anos atrás e isto chama-se evolução. No Brasil, apesar de registros datados de 1950 o esporte, após uma proibição na era Getulio Vargas, só foi permitida sua participação, por volta de 1980. Estamos caminhando, aprendendo e renovando.
    Melhorias já foram feitas, mas ainda precisa de muito para ser considerado um esporte profissional.

    ResponderExcluir
  24. O nível da modalidade estar precário se dá a falta de compromisso por parte de dirigentes que permitem que qualquer zé ruela, seja técnico. Ser treinador é uma profissão e infelizmente, por ser mal remunerada, no caso do futebol de varzea ou feminino, qualquer um, ou pior, quem se deu mal no futebol masculino acaba por ser treinador no feminino. Triste mas muito se dá a desqulificação profissional existente. Poucos são os treinadores que estudam e sabem o que realmente fazem em uma beira de campo.

    ResponderExcluir
  25. Os jogos serem "feios" é uma comparação desleal. Quanto um jogador dos jogos "bonitos" que vc assiste recebe? Ele é profissional? quanto tempo ele treina por semana (se dedica exclusivamente ao futebol)? O futebol real feminino tem seu inicio no Brasil a 30 anos atras. Hoje teremos uma geração de pais que não se importaram se sua filha ganhará uma boneca ou uma bola, mas no dia a dia, culturalmente a mulher é podada em relação ao homem em suas experiencias. As garotas devem corresponder a expectativas das quais brincar na rua, ou em atividades extenuantes não fazem parte destas, ou seja, os garotos naturalmente tem maiores oportunidades de se desenvolver físicamente, matando-se mil ainda sobram uns duzentos milhoes que jogam bem futebol. Essa opnião não esta levando em conta uma cultura, um passado, uma história e que isto determina muito no que temos hoje.
    Outro fator é o quanto ele acompanha o futebol feminino, temos jogos e jogos, dias e dias. até o curintia que é profissional, os jogadores só fazem aquilo, tem dia que queremos desligar a TV e nunca mais ligar. Posso te garantir que na mesma proporção um jogo amador masculino e o que temos de melhor feminino, teríamos mais ou menos a mesma realidade e os jogos não seriam tão diferentes.

    ResponderExcluir
  26. Para mim é muito ruim o preconceito e todas as pessoas podem praticar esportes.... o futebol feminino é melhor do que o masculino e eu acho que as mulheres podem sim jogar futebol....

    ResponderExcluir
  27. ISSO MESMO
    FALTA AS MULHERES MESMO DAR VALOR AO ESPORTE !
    PARA DAIR COMEÇAR A TER AUDIENCIA !
    MUITO BOM O ARTIGO !

    ResponderExcluir
  28. Eu jogo futebol todo o dia e eu não vejo problema nisso,as vezes as meninas são até melhores que os meninos.Adorei o artigo.

    ResponderExcluir
  29. Eu joogo futebol , e as pessoas de onde eu mooro falam muitas besteiras . Mais eu nem ligo poorq , teem meeus pais e minha família me apoiando e isso é ooq impoorta e não a opinião dos outros . Eu sabendo quais vão ser meu objetivoos...tá tuudo valendo .
    Bjão , tamô junto :*

    ResponderExcluir
  30. Toda a sorte pras mulheres que estão jogando, e pra todas as pessoas que estão incentivando o futebol feminino.

    Pra mim, o que Marta & Cia. estão fazendo é provar que, mesmo remando contra a maré, sempre pisando em espinhos, o futebol feminino brasileiro vem dando mais alegrias que o masculino.

    Desejo tudo de bom, e de preferência que as confederações, clubes e patrocinadores invistam nesse esporte que não chegou nem a 1% do seu potencial.

    ResponderExcluir