sábado, 8 de janeiro de 2011

Moda


Moda = Desculpa para a indústria da estética vender.
Roupas e qualquer outro tipo de adereço são produtos em sua maioria de rápida depreciação, e com a influência da indústria tem se tornado também de rápida obsolescência (linda essa palavra né?). Não é de interesse para esses produtores que as roupas (por exemplo) demorem muito tempo no guarda-roupas, nem que as pessoas se acomodem com sua quantidade de roupas que possuem. Dai vem a intervenção da indústria da moda na vida das delas, dizendo o que é bonito a partir daquele momento.

Lembro-me da época em que não era feio usar meia alta com short, faz uns 10 anos isso. É engraçado que pouco tempo depois, questão de 1 ou 2 anos o uso da peça virou algo bizarro. Como sou um cara que tem certa dificuldade de acompanhar esse processo, continuem a usar, ai apareciam as piadas, tipo: "Onde é o baba?"; "Vai jogar bola onde?". Foi assim que percebi que passou a ser feio usar meia longa sem calça.

A indústria da moda quando não acha mais o que fazer, começa a do nada voltar com antigas modas, foi assim que a bota saiu de cena e depois voltou. Cada dia é uma coisa nova, e sinceramente, morro de vergonha alheia quando vejo um estilista ou qualquer outro profissional da área falando sobre as novas tendências da estação. É um negoço esquisito, tipo: "Esse verão a tendência são roupas com cores variadas e vibrantes, as pessoas poderão abusar da mistura de cores!" Ai no outro verão ele diz: "A tendência para esse verão são cores mais discretas, leves!" Dá vontade de perguntar a um fí duma égua desse: "Bicho, o sol mudou de cor?"; "Esse verão tah mais quente que o outro?" E é impressionante que as pessoas seguem isso, algumas seguem à risca inclusive.

Agora as mulheres deram pra usar óculos estilo Black Kamen Rider, como podem ver na comparação em baixo.



"Eu particularmente" (como diria Romário) acho uma disgraça esses óculos imensos. Me desculpem as mulheres que gostam, mas parece mais uma abelha ou um gafanhoto.

Não estou satanizando (gostei dessa palavra) a moda em si, acho que a mesma tem um papel benéfico, que se trata da evolução dos produtos em termos de tecnologia. Tecidos de melhor qualidade, adereços úteis criados, etc. Tudo isso é resultado da indústria estética, que está intrinsecamente ligada à indústria da moda. Mas de fato existe o lado ruim da moda, que é formar demanda a partir de uma "imposição" pura e simples do que é feio e bonito.

É isso, se leu clique em uma das reações ou comente.

12 comentários:

  1. Axo q eu jah comentei demais neah?! Mas vou acrescentar q apesar de ser dificil falar de moda atualmente, axo q o assunto está mais ligado a uma mídia q simplesmente cega as pessoas; ñ é a roupa ou o adereço q importa, importa que ela tem q mostrar algo para o mundo, a pessoa tem q ser alguem, seguir um padrão seja ele qual for. E o simples fato de vc naum seguir nenhum padrão é seguir um padrão.

    ResponderExcluir
  2. Vejam só, temos até criaturas do submundo comentando aqui ... rsrs

    Olha só, discordo somente desse trecho:

    "E o simples fato de vc naum seguir nenhum padrão é seguir um padrão."

    Não seguir padrão vira moda quando é feito de forma proposital, como negação da moda, tipo alguém dizer: "Não vou usar isso pq é moda!". Mas não seguir padrões de forma natural, usando o que lhe agrada somente, isso não é moda.

    ResponderExcluir
  3. vc naum entendeu o q eu quis dizer... precisa ir mais ao submundo pra me entender, mas eu tento explicar: kero dizer q moda, hoje, engloba td. tudo é moda. Se vc, propositalmente naum quer seguir a moda vai ter q usar algo ridiculo (ridiculo sendo akilo diferente totalmente para chamar atenção apenas). Se vc pensar em criar suas proprias roupas vc eh cult, se vc usar algo saia longa qdo tdas usam saias com a bunda d fora, vc eh alternativa, se usar saia meio termo, vc eh paty; não tem cmo fugir... e ateh quem optar por fazer diferente (ridiculo) vai entrar no grupo dos diferentes, s moderninhos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu discordo de você. O argumento q vc usa seria o mesmo q dizer q música underground tb é moda. Moda é vc seguir tendência do momento, usar coisas apenas porque alguém disse que é bonito. A pessoa usar aquele estilo que gosta não pode ser considerado moda, de forma alguma. Moda sim seria a pessoa negar td que é moda, sem levar em conta seu gosto "natural", pq ai ela estaria aderindo a um comportamento que é "guiado" pela moda, entendeu?

    Por exemplo, escutar Restart só pq eles tão na mídia é aderir a uma moda, da mesma forma que falar mal deles só pq tem um monte de gente falando mal tb é. Mas não escutar Restart não é moda.

    Espero q tenha ficado claro .... e num me morde não tah? :D

    ResponderExcluir
  5. escutar Restart é moda pq eles estão na mídia, mas se vc escutar Raul Seixas vc naum será exorcizado por ning, pq eh soh vc encontrar akele grupinho q tb escuta; e vai ter programas d tv falando sobre Raul e camisas com a cara dele. Kurt Cobain morreu em 1994 e 99% das pessoas d 18 anos hj naum conhece mais de 10 musiks do Nirvana, mas msm assim usam a camisa com a cara do Kurt. Beibi, naum temos mais padrões repressores de moda; temos, sim, tendencias demais pra qlq um, ou seja, um q quer q vc use vai estar na moda, mas vc precisa usar e aparecer.

    Rlxa, naum vou morde-lo... pelo menos naum ainda!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Estilo rockeiro existe desde a década de 60/70, ai vc confunde estilo com moda. Quando falo moda, falo de algo hegemônico, massivo, que faz parte do cotidiano das pessoas. Do jeito que vc fala tudo é moda, desde a mulher que usa óculos abelhão até o caipira que usa chapéu de palha.

    Você pode ver a protagonista de Malhação usar cabelo cacheado, liso, curto, Emo, ruivo, etc. Mas vc nunca vai ver ela usando rastafari, pq esse ESTILO está à margem da moda, nunca foi moda, sempre foi algo excêntrico.

    Vc falou do estilo rockeiro, o que diferencia estilo de moda são exatamente a aderência a tendências, o estilo rockeiro ñ muda a cada estação, há décadas que mantém um padrão, com leves mudanças ao longo do tempo.

    A própria existência da palavra moda supõe algo que não é moda, ou seja, só existe moda pq existe o que não é moda, da mesma forma que só existe o bonito pq existe o feio. Nesse sentido, se td fosse moda não existiria a necessidade da existência dessa palavra.

    Ah ... e eu deixo vc morder de leve ... só de leve! :D

    ResponderExcluir
  7. Chegamos ao ponto!! No meu primeiro comentário (axo q pelo msn) eu disse q hj eh complikdo falar em moda extamente por isso: pq naum temos moda propriamente dito. Temos os estilos e só. e tds os estilos saum da moda. E jah houve protagonista d dred...
    o q eh exigido hj eh um estilo d valorização apenas isso... vc tem q se sentir, naum importa cmo, mas eh preciso isso!

    Naum sei se mordo d leve, mas vampiros não mordem causando dor e sim prazer ;)

    ResponderExcluir
  8. "E jah houve protagonista d dred..."

    Houve, realmente, e por conta disso a audiência despencou e a Globo rapidamente mudou .. rsrs

    Ai já é uma diferença de concepção, pra mim existe sim a separação de moda e estilo. Existe também o processo de apreensão da indústria estética de elementos que eram particulares de alguns estilos. Na década de 70 jeans rasgado era excêntrico, era o estilo punk, depois virou moda, até as grandes grifes passaram a produzir.

    Você confunde as coisas, os padrões estéticos hoje são mais variados pq ao longo do tempo houveram muitos processos de rompimento de preconceito, mas isso não elimina a existência desses padrões. Tem uma propaganda da Skol inclusive q mostra bem isso, sunga de crochê, pochete, blaser de ombreira, são coisas tidas como cafona, coisas que ninguém usa mais, fora da moda. E isso está presente no cotidiano, lembro-me de uma colega minha que estava um dia desses fazendo resenha de um professor nosso que estava usando pochete. Ele pode até usar, mas isso ñ é tido mais como bonito.

    E sobre a mordida, tou começando a gostar dessa idéia .... não deve ser tão ruim a vida de um vampiro né ... :D

    ResponderExcluir
  9. Existe separação entre tendência e modismo. Mas não vou mais entrar nesse mérito. Só quero acrescentar que o exemplo de "não ser exorcizado por ouvir Raul Seixas" foi brilhante.

    ResponderExcluir
  10. Existe separação entre tendência e modismo. Mas não vou mais entrar nesse mérito. Só quero acrescentar que o exemplo de "não ser exorcizado por ouvir Raul Seixas" foi brilhante. +2 =D

    ResponderExcluir
  11. Que movimento pró Vampira é esse aqui? Vocês estão vendo Crepúsculo d+ ... vampiros são criaturas do submundo, eles são se relacionam com humanos, eles odeiam os humanos ... rai ai!

    E eu num vou explicar mais não ... se eu for explicar vou ficar repetindo!

    Stephany, vc é uma traidora! Vou xingar mt no twitter hoje!

    ResponderExcluir
  12. Booom!! Apesar da repúdia aos vampiros, Sr Rafael, vou ensina-lo a ser mais simpático a nós (não que eu precise da simpatia humana, mas...)! Sem mt o que dizer e agradecer aos coments das duas meninas =D

    ResponderExcluir