sábado, 5 de novembro de 2011

Bullying .... nhe nhe nhe ou assunto sério?


Existe moda mais moda do que falar de Bullying? O caso se tornou pauta das mesas de bar, noticiários e programas de TV no ultimo ano, muito por conta do caso do gordinho americano Zangief, que ficou famoso no you tube. De lá pra cá existem basicamente 2 opiniões a respeito do assunto: 1º Aqueles que acham que qualquer tipo de opressão ao ser humano, seja com agressão física ou piadinhas, deve ser combatido. Do outro lado tem o pessoal que acha que existe muita frescura ou muito nhe nhe nhe nesse assunto, que piadinhas na época do colégio são normais, e quem se abate com elas, esse sim tem problema.

Em muitos textos sobre assuntos polêmicos eu não tomei uma posição aqui no blog, mas sobre esse irei tomar. As pessoas que acham que piadinhas são normais e fazem parte da vida, precisam entender 2 coisas: 1º Existem piadas e piadas, uma coisa é um colega pagar um mico e eu zuar com ele por uma semana, outra coisa é ele ser gordo ou gay e eu passar um ano inteiro soltando piadinhas. 2º As pessoas são diferentes umas da outras, existem aquelas que tem auto-estima elevada e são expansivas, de modo que tiram de letra qualquer piadinha infame, mas existem aquelas com maior dificuldade de se relacionar socialmente, e essas sim podem se abater com piadas que se tornam contínuas. “Ah Rafael, mas se a pessoa tem dificuldade em se relacionar socialmente o problema está com ela!” Sim, concordo, mas se ela já tem problemas você vai ajudar a enterrar mais ainda essa pessoa? Se não quer fazer nada para ajudá-la, também não contribua para acabar ainda mais com ela. Por isso é necessário sim campanhas pra combater apelidos ofensivos direcionados e pessoas gordas, gays, CFDs, tímidas, etc.

Eu acho incrível como existem pessoas nesse mundo que não conseguem enxergar um palmo diante do nariz, não está no gibi a quantidade delas que acham um absurdo chamar um negro de urubu, mas acham normal chamar um gay de viadinho, somente pelo fato de que a homofobia não é crime, como se a lei fosse algo imutável, e como se a mesma fosse a mãe da ética. É como eu disse no texto anterior ... pelo amor de Deus, vamos parar de pensar coletivamente e colocar essa cachola pra funcionar meu povo, parem de ser pensadores de campanhas de facebook, não deixem que pensem por você. É por conta da preguiça da reflexão que se produz piadas com ironia de 5ª categoria como essa abaixo.



Bullying é uma forma sutil de opressão, de exclusão, que pode não dar em nada, mas pode levar uma pessoa à depressão, falta de auto-estima ou até mesmo a cometer delitos graves. E se você já praticou Bullying, seja “homem” ou “mulher” o suficiente para admitir que errou, mas não fique se escondendo atrás de argumentos convenientes.

Como sou um cara democrático, irei compartilhar um texto bem escrito cujo autor discorda de mim, ai vai o link:

http://www.ricaperrone.com.br/2011/05/terra-de-nerson/

Se gostou compartilhe o texto nas redes sociais.

15 comentários:

  1. Eu já falei sobre isso no meu blog: bullying se dá no ensino médio. Longe de mim ficar debatendo minha teoria sobre patricinhas idiotas de series high school americanas que influenciam essa sociedade moderna brasileira escolar, mas eu tenho pra mim que as pessoas devem se precaver de bullynig. COmo? assim que entrar no ensino médio entra logo na p* de uma panelinha cacete! E falo de panelinha mesmo, saindo pro Shopping, lanchando junto, e tudo. Isso vai garantir que você vai ter um grupo com quem fazer trabalhos em grupo que os professores passam.

    Ah e digo mais: se você se juntar em panelinhas, vá no recreio ou depois da aula para o pátio. Seja popular. Pode até zoar algum tímido que tiver passando como fazem essas pseudo-patricinhas metida a gostosona só porque fizeram um penteado com o secador de cabelos. Porque não? Vai até aumentar a moral, digo a a tua autoestima.

    O negócio aqui é se impor. Tem que ter moral. Auto-estima. É assim que se combate bullying. Se prevenindo.

    ResponderExcluir
  2. "Pode até zoar algum tímido que tiver passando como fazem essas pseudo-patricinhas metida a gostosona só porque fizeram um penteado com o secador de cabelos"

    Pelo que entendi sua perspectiva é combater o bullying com mais bullying ... uma espécie de equilíbrio do terror, seria tipo propor que todos os países do mundo fabricassem bomba atômica, pra todo mundo ter medo de todo mundo. Eu discordo completamente e acho q dessa forma, além de ñ resolver o problema, alguém sempre sairá perdendo, sempre haverá alguém q ñ irá se impor e receberá toda a "carga" de bullying.
    E outra ... formação de grupos é uma coisa natural, mas panelinhas são coisas q só tem a prejudicar, a diferença de grupo e panelinha é q o grupo é quando pessoas q tem afinidade começam a fazer tudo juntas, panelinhas são grupos antagônicos, q estabelecem rivalidade, e isso nunca será algo bom.

    Pela forma de escrever acho q vc é adolescente não é? Se quiser deixar seu nome e de onde é seria bom pra eu e os leitores se situarem.

    ResponderExcluir
  3. É um pensamento meio distorcido mesmo...e bem típico dos seriados americanos que a autora do comentário citou. Realmente existe uma diferença bem grande entre grupos e panelinhas, estas últimas eu vejo até como um meio de promover o bullying, dado que as pessoas que participam delas adoram fazer pouco do pensamento dos outros. Aliás, a questão de autoafirmar-se tanto previne o bullying quanto o promove, ou vocês discordam que quando um adolescente põe um apelido de gosto duvidoso em um colega de turma ele não está querendo ser o melhor, o maior e o mais popular? Quando ele faz isso todos irão prestar atenção nele, e todos irão ter medo dele... Bullying é coisa séria, destrói de muitas formas a autoestima de um monte de adolescentes por aí, e por incrível que pareça a maioria de nós já fez papel tanto de agressor quanto de vítima!

    ResponderExcluir
  4. Pode me chamar de Anonimo mesmo. "A" se quiser encurtar.

    Não falo combater bullying com mais bullying. Mas tem que entrar naquela roda de amigos mesmo, p*. Já reparou que as vítimas de bullying são tímidas que se isolam? Vai ver nem tem bullying aí, o negócio é que essas pessoas se isolam e passam a ter o pensamento deturpado, achando isso ou aquilo que OS OUTROS pensam a respeito DELE. Ficam conjecturando tudo que acontece.

    Agora, Se esse mesmo se juntar naquela roda de amigos vai ter aí um apoio psico-social, entende?
    Não é bom para o ser humano viver sozinho. E, pra falar a verdade, não acho bom uma pessoa ficar sozinha por muito tempo. Quanto mais na escola - essa panela de pressão psicológica. A vítima de bullying é um bode expiatório sim. Aquela que leva toda "carga" pelos problemas pessoais desconhecidos dos outros (que por sinal, aparentemente são totalmente descolados/felizes)

    Se alguém vai sempre sair perdendo... paciência. O que podemos fazer? Campanha anti-bullying? Nossa sociedade pratica o bullying a todo momento, rotulando pessoas, alimentando o preconceito veladamente, fofocando e criando padrões de beleza. Se for fazer campanha, antes dê exemplo em casa: eduque os filhos, porque crianças que aprendem, no seio familiar, valores como o respeito ao próximo, certamente serão cidadãos conscientes. No mais, só resta a prevenção mesmo. Se ajuntar. Vamos supor que um trio maravilha de patricinhas esteja fofocando alguma coisa sobre mim e, casualmente, eu percebo. Em qual das situações vou sofrer mais impacto: se for um cara estranho, quieto, pouco falador tímido que SE ISOLA ou o mesmo só que integrante de uma roda de amigos - amigos mesmo? A verdade é que se você tem companhia, amizades, então tem auto-estima e, portanto, sofre menos o impacto do bullying.

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa: quando falei panelinha quis dizer roda de amigos, formação de grupos. É esse o conceito que tenho do vocábulo panelinha, não sabia que o significado era outro.

    ResponderExcluir
  6. Você fala como se bullying fosse algo que atingisse somente pessoas tímidas, mas o bullying ocorre com gays, gordos, deficientes, etc. Vc se esquece também que para a pessoa se inserir em um grupo ela precisa ser aceita, não é simplesmente "vou entrar". Mas o principal nem é isso, minha principal discordância é que você continua com essa ideia de panelinha, mesmo q não admita. Um gay por exemplo, na sua perspectiva, um gay inserido em um contexto homofóbico, ele deveria se inserir em um grupo de gays para se fortalecer, ou então começar a andar com meninas, já q dentre os colegas héteros ele ñ tem espaço. O resultado disso é q o bullying irá continuar, com a diferença de q ele agora terá apoio de alguém, não resolvendo o cerne do problema.

    Isso q vc tá falando seria a mesma coisa de defender que o problema não está no racismo, mas sim nos negros que não se organizam pra se defender, é querer inverter as coisas, o que pra mim é bisonho.

    ResponderExcluir
  7. (Isso que eu estou falando é baseado no meu caso. não funciona com todo mundo, não vamos generalizar.)

    Então, o que você propõe???? O que você acha que deve ser feito?

    ResponderExcluir
  8. Campanhas anti-bullying e os colégios começarem a elaborar formas de punição pra quem pratica. Só o fato de o bullying deixar de ser encarado com algo normal pra ser encarado como algo ruim já é uma mudança.

    ResponderExcluir
  9. Isso evita apenas o bullying do tipo "tiranização".

    No entanto, a vítima que fica sempre excluída daquela roda de amigos, continuará excluída daquela roda de amigos. Campanhas e punições só coibem o bullying, mas não afeta o íntimo das pessoas. A vítima de bullying continuaria tendo uma imagem inadequada de si mesmo. O fato, meu caro, é que não basta erradicar "richas" mas também unir os dois lados e torná-los amigáveis. Assim haveria respeito ao próximo. Havendo respeito ao próximo, não haveria humilhações gozações, tiranização e etc. Campanhas e punições apenas funcionam como um "impor regras" mas não muda ninguém. Um praticante de bullying que zoa um colega porque isso ou aquilo, com as campanhas e punições, não fará mais esse ato. Por medo e cautela, e não respeito. Por dentro dele, ainda estará zoando o colega por isso ou aquilo. De que adianta campanha, punição, regras e todo esse nhe nhe nhe que repetem por aí quando o assunto é bullying?

    Baita dum pensamento coletivo.

    ResponderExcluir
  10. Minha cara, a perspectiva das regras nunca foi mudar ninguém, do jeito q vc fala, vamos acabar com as leis então, já q a pessoa só deixa de infringi-las por medo da punição, sinceramente, me poupe!

    As regras são para impedir que as pessoas façam, pois a ação é o que causa o maior dano. Se nenhum homem quer andar com um gay, ninguém pode fazer nada, ninguém pode obriga-los a andar, mas ao menos deve-se garantir que ele ñ sofrerá nenhum tipo de coação por sua orientação sexual.

    Vc diz: "Campanhas e punições só coibem o bullying, mas não afeta o íntimo das pessoas. A vítima de bullying continuaria tendo uma imagem inadequada de si mesmo"

    A imagem que a pessoa tem de si mesmo é construída, não é algo que a pessoa nasce com ela, portanto coibir o bullying tem efeito direto na imagem q a pessoa tem de si.

    Não force a barra, em momento nenhum eu disse q coibir o bullying irá fazer com q tudo se torne lindo, mas é melhor ter uma convivência sem opressões verbais ou físicas, isso com certeza sim!

    E sobre pensamento coletivo, leia de novo o texto sobre o tema, porque vc não entendeu.

    ResponderExcluir
  11. Esse "me poupe" aí é um bordão.

    As pessoas não deixam de infrigir regras por medo da punição. É por ética, bom senso, até respeito. Mas nunca vi ninguém pensando "Vou roubar aquela loja" e "Acho melhor não. Vão me prender". Isso não tem lógica. Há uma separação do tipo de pessoas para outros tipos de pessoas.

    Quando se fala em bullying, todo mundo vem com esse nhe nhe nhe de campanha anti-bullying. É automático. Falou bullying e vem com essa mesma ladanhia que até eles mesmo que falam não praticam. Eu pensei sobre o tema e acho que se a vítima de bullying dá por ser sociável e ter muitas relações sociais, não liga pra bullying. Simplesmente porque tem auto-estima. E isso basta. Não acho que impor regras e punições seja a melhor saída. É uma solução com certeza. Porém, como na matemática, o mesmo problema revela diferentes soluções, umas mais simples do que outras.

    As campanhas, como você disse, não tornam tudo lindo as mil maravilhas. Mas já coibem agressões verbais ou físicas. E isso é lá verdade.

    ResponderExcluir
  12. Vc fala insanidades q nem mereciam uma resposta. Mas vamos lá ...

    "As pessoas não deixam de infrigir regras por medo da punição. É por ética, bom senso, até respeito."

    Com certeza sim, com certeza vivemos em um paraíso onde não há mais necessidade de leis, pra que leis se todo mundo tem ética e bem senso não é? rsrsr ...

    "Eu pensei sobre o tema e acho que se a vítima de bullying dá por ser sociável e ter muitas relações sociais, não liga pra bullying. Simplesmente porque tem auto-estima. E isso basta"

    Quem leu o texto viu o trecho em que falo q nem todos tem auto-estima elevada. Coibir o bullying é uma ação para as pessoas melhor conviverem com as diferenças.

    ResponderExcluir
  13. Pelo andar da carruagem suas respostas tendem a piorar a cada postagem, então desde já digo q se vc ñ postar nada q mereça uma resposta, ñ irei responder. Tou falando pra depois vc ñ dizer q fugi do debate.

    ResponderExcluir
  14. Eu vou fugir do debate. Se você pensa que eu quero vencer a discussão, mostrar que vc tá errado e que eu tô certo, então não dá pra debater. Debate deveria ser a amostra de opiniões. Mas vc não leva na esportiva véi.
    "As pessoas não deixam de infrigir regras por medo da punição. É por ética, bom senso, até respeito." Eu nenhum momento eu digo sobre quem infrige regras. Eu falo de quem não infrige. Observe bem. Mas esquece, porque eu mesmo já encontrei exemplos para me contra argumentar.
    E sobre a segunda afirmação. É verdade mesmo. Nem todos tem auto-estima elevada. Isso é lá verdade. Mas eu falo: se vc tem auto-estima elevada, vc tem companhia, amizades, é sociável. É a lógica. Quem tem auto-estima, é sociável. uma coisa leva a outra. Ou vc tem algum exemplo para me refutar?

    Sua respota fugiu à minha réplica. Num tem nada a ver. E ainda por cima você vem com essa ladainha de que não vai responder mais nada se num tiver qualidade.. me poupe!

    ps: ah! e "Pela forma de escrever acho q vc é adolescente não é?"

    Num sei onde é que você viu isso. Quem é que tá digitando mixuguês aí?

    ResponderExcluir
  15. Debate é mostra de opiniões sim, mas quando o mesmo fica enfadonho e uma das partes recorre a argumento totalmente sem noção, a outra parte perde o estímulo.

    Bem... pra mim já deu, se vc quiser se identificar, trocar face, orkut, essas coisas, deixa ai. Se não, prazer em conhecer e se sinta convidada a postar nos próximos textos.

    ResponderExcluir