sexta-feira, 20 de abril de 2012

Esquerda e Socialismo para Mau Entendedor


Esse é o meu texto de redenção frente aos comunistas pitaqueiros que me chamam de reacionário escroto conservador. Hoje vou defender o movimento .. uhuuu!

Decidi escrever porque da mesma forma que existem os esquerdistas bizarros e hipócritas, existem os conservadores que me dão ânsia de “Tapa ôi”. Pra quem não sabe o que é tapa ôi (quem não é nordestino ou teve uma infância fudida na frente do Playstation), era uma brincadeira que fazíamos da seguinte forma: Quando alguém falava uma merda, alguém tapava os olhos dele e o resto da galera dava tapa na cabeça (se você brincou disso, pode se emocionar, você teve infância e pré-adolescência).

Muita coisa escrota se fala a respeito do socialismo, e a mais clássica de todas é: “Você não é socialista? Então adote um mendigo, ou divida seus bens com um pobre!” A resposta pra isso é bem simples, se o socialista fizer isso o estado vai acabar com a propriedade privada? Vai deixar de ter gente passando fome? Não? Pronto, respondeu?

Ser esquerda, marxista, leninista, ou seja lá que diabo for, não tem nada a ver com fazer filantropia, se ele gostasse de filantropia seria devoto de Irmã Dulce (ela já é santa?), e não de Marx (sim, existem os devotos de Marx .. hehe). Defender socialismo é defender uma estrutura política e social, que só se modifica com ações políticas, e não com boas ações. Ao ler isso você pode ter pensado: “Mas cada um que acredita nisso pode fazer sua parte. Isso ai é desculpa!” Caro mau entendedor, se você propor a Plínio Arruda que ele doe sua riqueza para os pobres, ele não doará, mas se disser a ele que o Brasil a partir de amanhã será comunista e seus bens serão estatizados, ele provavelmente aceitará de boa (se não for hipócrita). Sentiu a diferença?

Outra colocação asquerosa são os que dizem que o desejo de enriquecimento e a competição são naturais ao ser humano. Para dar uma raquetada nesse argumento basta falar dos índios, e se quiser ser mais profundo, falar um pouco da história de Cuba. Essa é a chamada “naturalização” de algo cultural, é bom ter bastante cuidado.

E o ultimo argumento que se usa é o mais convincente, oriundo até de intelectuais. São os que chamam os políticos esquerdistas de loucos, alegando que suas propostas de reforma política e econômica iriam ferrar a economia. Causariam fuga de capitais, escassez de investimentos privados, e por ai vai. Na verdade uma sociedade socialista, ou um capitalismo com forte presença do estado, não pode funcionar de acordo com as mesmas regras que o capitalismo “aberto”. Uma proposta desse porte visa desmanchar o quebra cabeça e montar tudo de novo, e para isso com certeza o ônus econômico viria. Mas quem defende essa causa estaria disposto a jogar muita coisa fora para em um futuro distante ter uma sociedade melhor. Então o argumento imediatista só cola para os imediatistas, quem pensa a sociedade daqui a 30 anos não falaria em fuga de capitais. Cuba sofreu uma crise econômica no início da década de 90 que apresentou números espantosos, chegando a decréscimo de 15% do PIB, mas conseguiu se recuperar e hoje é exemplo mundial de como um país pobre pode ter índices sociais tão elevados.

Isso é tudo, mas lembrando que ser socialista é uma grande responsabilidade, você será avaliado e julgado sempre, porque nossa sociedade no geral é conservadora. Então não faça como os residentes da UEFS, seja (em seus atos) coerente com o que diz e com a realidade, não seja exemplo para o verso “suas idéias não correspondem aos fatos”, se não eu faço outro texto falando sobre você ... hehehe.

7 comentários:

  1. Tive infÇancia das boas!! Mas Não sei o que é um 'tapa ôi' e nunca fui enrabado! haha

    ResponderExcluir
  2. Concordo, devíamos seguir em parte as ideias do nacional socialismo alemão,o capitalismo praga judia~e americana e o comunismo praga Russia estão deixando esse mundo doente

    ResponderExcluir
  3. Enrabado = Alguém correr atrás de você. Só no Morro mesmo q ninguém falava isso, todo o interior da Bahia fala isso ... hehe

    ResponderExcluir
  4. O Socialismo Soviético foi uma grande mentira (mesmo quando o mundo era bipolar e dividido entre URSS e USA), na prática o socialismo não funciona; exemplos clássicos da nossa história: o Muro de Berlin dividiu a Alemanha em capitalismo e socialismo; agora pq as pessoas do bloco socialista pulavam o muro para o lado capitalista?
    Será que um pseudo-socialista que vive e usufrui dos bens produzidos pelo capital (atacando aqui diretamente o “marxismo acadêmico” – comunistas e socialistas só dentro dos muros das facus e universidades), iriam abdicar de tudo e viver em um governo socialista? Vão para a Coréia do Norte para sentir na pele como funciona o socialismo na prática (e não no conforto das suas casas apreciando a leitura de Marx). O capitalismo é a solução? Não, mas de longe o socialismo tb n é! Coréia do Norte ou Coréia do Sul, vais pra onde?

    ResponderExcluir
  5. Não existe fórmula mágica meu amigo, eu acho engraçado as pessoas falarem que o capitalismo não é perfeito mas é o que funciona, e exigirem perfeição do socialismo. O mundo é contraditório pq as pessoas são contraditórias, muitas vezes as coisas não funcionam não por culpa do modo de produção, mas da incompetência de quem comanda, ou da falta de ética, e por ai vai.

    o socialismo também tem problemas, só q são problemas diferentes daqueles do capitalismo. Vc citou vários países, mas esqueceu de citar o principal e mais bem sucedido do bloco socialista, Cuba! Cuba tem índices sociais invejáveis e impressionantes, visto que é um país minúsculo e pobre. É o paraíso na Terra? Não, é ditadura, tem problemas de corrupção, dentre outras coisas. Mas lá ninguém passa fome, o índice de desnutrição é ZERO.

    Não defendo o socialismo, defendo um capitalismo com alta intervenção do estado. Mas acho q precisa-se de maior cuidado e critério pra se criticar o socialismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que o VERDADEIRO comunista/socialista é aquele que vivencia tal regime, e não aquele pseudo-revolucinário que vive no mundo das contradições (teoria marxista e prática capitalista). E não se engane q alguém vai abrir do "conforto capitalista" para viver nas "privações do socialismo"; é uma pena, mas ainda existe um glamour nas universidades em torno da pessoa que se diz marxista (e todas as vantagem que essa prática acarreta - mestrados, doutorados facilitados de um modo geral).

      Excluir
  6. De forma nenhuma ... o sujeito pra ser um socialista coerente não precisa morar em Cuba, pensar assim é um absurdo!

    E você pode falar por você, e não pelos outros. Existem sim pessoas que pelo socialismo abdicariam dos benefícios do capitalismo, até porque existem pessoas na história que lutaram por isso, e não só ficaram no discurso.

    Mais uma vez digo pra vc tomar cuidado com suas colocações, vc fala de privações do socialismo, depende do ponto de referência, pra um mendigo Cuba seria o lugar perfeito, lá ele teria emprego, moradia, comida e serviço de saúde gratuito. Mas para uma pessoa de classe média realmente seria uma privação.

    Vc tem uma visão preconceituosa e limitada a respeito do socialismo.

    ResponderExcluir