domingo, 25 de julho de 2010

No meu tempo as coisas ruins eram melhores




Seria cômico se não fosse trágico observar a forma pela qual as coisas produzidas para a massa e para o entretenimento pioram gradativamente. Não que eu esteja analisando com rigor esse tipo de coisa, ou seja, a música comercial, as novelas, o cinema, etc. Mas ao longo do tempo observo que o entretenimento tende a piorar a cada dia.
Em relação à música por exemplo, quando eu estava no início da adolescência o forró eletrônico estava surgindo, com bandas como Calcinha Preta, Magníficos, Limão com Mel, etc. Basta pegar os primeiros álbuns dessas bandas, e comparar com o que está sendo produzido hoje em dia, pra perceber o quanto o forró eletrônico tem piorado. Não que antes era bom, mas ao menos não existia “Faltou o leite ninho do nosso filhinho”, nem “Toma gostosa lapada na rachada”. Pagode a mesma coisa, lembro que em minha época a febre era Harmonia do Samba, com músicas ruins, claro, mas não era um Black Style da vida, nem de longe, “Esfrega a xana no asfalto” e Cia não existia.
Falando de novelas de adolescente, é redundante citar Malhação como exemplo. Lembro da época da academia, e das primeiras temporadas no colégio Múltipla Escolha, não era tão imbecil quanto hoje. Malhação passou anos fazendo cópias mal feitas de si mesma, agora tentou mudar o estilo e farofou de vez. Hoje eu sento em frente à TV 5:30 e vejo um enredo onde uma menina gosta de um cara retardado e tem vergonha de gostar dele, e toda vez que vê o mesmo sente uma atração fenomenal e agarra o cara.
Falando das modinhas “transgressoras”, lembro que a muito pouco tempo atrás o New Metal, de bandas como System of a Down e Evanescence eram a moda. Hoje a moda é o Emo. E a defasagem é tão rápida que em menos de 3 anos as coisas pioraram bastante, de Fresno para Restart existe uma grande diferença no nível de “retardisse”.
No cinema, basta acompanhar a série American Pie. American Pie foi praticamente o precursor de um novo estilo de comédia adolescente. Basta ver o 1º da série e ver os últimos pra ver o quanto piorou, e basta ver os filmes que seguiram essa linha recentemente pra ver o nível que está.
Em fim, o que sei é que a juventude está ficando cada vez mais imbecil, e em parte isso é culpa do que está sendo massificado pela indústria cultural. Só de pensar que na década de 60 The Beatles era a Britney Spears da época, dá um nó na garganta. Me pergunto, quando eu estiver usando bengalas, em que nível estaremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário