quinta-feira, 29 de julho de 2010

Reflexões acerca da amizade moderna



Está cada vez mais complicado estabelecer vínculos duradouros de amizade nos tempos modernos. A necessidade progressiva de estudar e se aperfeiçoar profissionalmente tem sido o ponto central nesse sentido.
Fazendo uma análise particular, hoje meu melhor amigo de infância (primário) está estudando medicina em Ilheus, meu melhor amigo de adolescência (2º grau) está morando em Minas Gerais depois de se formar em Ciências da Computação também em Ilheus, e meu amigo da graduação hoje está fazendo mestrado em Maringá-PR. Nesse sentido, não consegui estabelecer uma amizade sólida durante mais de 5 anos. Comparo meu caso com meu pai, e vejo que é completamente diferente, o mesmo tem a maioria de seus amigos de infância e adolescência morando ainda na mesma cidade que ele, pois os mesmos não "precisaram" sair de sua cidade natal para estudar ou trabalhar. Não que a distância tenha acabado completamente as amizades que citei, mas obviamente que passa a não ser a mesma coisa. A modernidade oferece mecanismos para suprirem parcialmente esse problema, que é a internet e a pulverização dos telefones celulares, mas obvio que é bem diferente do contato pessoal.
Acho que é um processo que ocorre com mais intensidade nas cidades de interior, pois nas grandes metrópoles os indivíduos podem construir toda sua vida sem precisarem se mudar para trabalhar e principalmente estudar.
Acho que todo ser humano precisa de amigos, e amizades sólidas tem sido cada vez mais complicado de se construir, não sei exatamente quais consequências podem trazer esse processo, psicologicamente e sociologicamente, mas acredito que é algo que precisa ser dada a devida atenção.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente rafa! Seria muito bom ter todos por perto...

    ResponderExcluir