terça-feira, 3 de agosto de 2010

Higiene, uma questão muito mais cultural e psicológica do que qualquer outra coisa


Ao ver o título dessa postagem você deve ter pensado que é coisa de imundo que quer justificar sua imundice, mas não, são apenas algumas reflexões do cotidiano que me fazem chegar a essa conclusão.
Higiene é muito mais psicológico e cultural do que uma questão de saúde. Vejamos alguns exemplos de como os conceitos de higiene são contraditórios.

1º Ninguém bebe água em copo utilizado por pessoas desconhecidas. Se o sujeito chega em um consultório por exemplo, e só tem um copo descartavel, e usado, ele prefere ficar com sede, correto? Mas no carnaval todo mundo beija 1, 2, 3, 10, 20 pessoas desconhecidas, e sem remorso algum.

2º Boa parte das pessoas, se forem tomar banho em banheiros de procedência duvidosa, tipo a casa de um amigo e tals, toma banho de chinelo. Mas na praia ninguém se incomoda em saber que naquela areia criança faz cocô, xixi, cachorro faz a mesma coisa tb, pessoas jogam lixo ali, etc. Todo mundo "mete" o pezão lá na areia sem remorso nenhum. Ou seja, tomar banho em banheiro de procedência duvidosa é muito mais higiênico do que ir a uma praia.

3º Eu não sei pq diabos as pessoas tendem a achar que boca de criança tem menos bactérias. Se eu como algo com uma colher, outra pessoa não quer comer com a mesma colher que eu, mas quando a colher vem de uma criança, sempre vem aquela tia que fala: - Tem nada não, pode usar, é uma criança. (sem comentários)

4º Se uma barata passa em cima de sua comida, já era, o lixo é fatalmente o destino dela. Mas se umas 3 formiguinhas passam lá vc tira elas e come. Ninguém lembra que quando a barata morre são as formiguinhas que levam ela embora.

5º Água filtrada e água de torneira em termos de contaminação são a mesma coisa. O que mata as bactérias da água é o cloro adicionado na estação de tratamento, o filtro apenas tira resíduos misturados na água no caminho para sua casa.

6º Se a pessoa usa uma peça de roupa como short ou blusa repetidas vezes, ele é porco, mas uma calça jeans não, nesse caso vc pode usar até a semana toda. Ai pergunto: Existe algum mecanismo no jeans de auto-eliminação do suor? O que ocorre é que por ser trabalhoso lavar, as pessoas inconscientemente acham que suja menos.

7º Mulher que não se depila e não faz as axilas é porca ... (nem preciso terminar né?)

Portanto, antes de chamar alguém de porco ou imundo, pense primeiro se isso não é meramente cultural ou psicológico. E nisso tudo eu nem falei de sexo viu ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário