segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Comensalismo Musical!



O Comensalismo é um termo oriundo da Biologia, caracteriza uma das relações ecológicas, na qual um ser se beneficia de outro sem que prejudique o segundo. Ou seja, é uma relação entre dois seres, onde um é beneficiado e o outro é neutro no processo. Um exemplo comum é a relação do ser humano com o urubu. O urubu se alimenta de restos alimentares dos humanos, nesse sentido, o humano é indiferente ao processo, enquanto o urubu é o beneficiado. Outro exemplo é o do peixe Rêmola, que se fixa nas ventosas dos tubarões para se alimentarem de seus restos alimentares.
Na música ocorre um processo análogo, alguns artistas se beneficiam de relações com outros artistas, principalmente quando se trata de duplas. A analogia com o 2º exemplo é ainda mais forte nesse caso. A dupla Zezé di Camargo e Luciano é um desses exemplos bastante representativos, Luciano se beneficia de sua relação com Zezé, na qual o mesmo não tem o mínimo de talento para estrelar a seu lado. Não que Zezé tenha lá todo esse talento, mas ao menos é afinado e tem uma participação significativa nas composições, enquanto seu parceiro nada compõe e canta mal. Ou seja, o artista é Zezé (independente de ser bom ou ruim), Luciano se beneficia desse sucesso sem nada contribuir, fazendo uma segunda voz extremamente insignificante.
Outro exemplo foi a da dupla Sandy & Júnior, na qual Júnior, que também canta mal, se beneficiava do talento de sua irmã, que tinha uma linda voz. Mas nesse caso ao menos ele participava das composições.
No geral, o fato é que dupla sertaneja (sertanejo moderno), ou outros tipos de dupla, na forma que é apresentada hoje em dia, não há necessidade de ter alguém apenas para fazer segunda voz. A segunda voz em estilos como Pop, Rock, Samba, etc, é realizada por membros da banda. Uma segunda voz simples pode ser realizada por membros da banda sem maiores problemas, não havendo necessidade de se ter alguém para estar lá apenas para tal. A existência de duplas sertanejas como Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, João Paulo & Daniel e seus derivados, vale somente como estereótipo, como marca.
Nesse sentido, o requerimento do mercado por apresentação em forma de dupla para esse estilo, resulta no surgimento de uma espécie de comensalismo musical, onde na maioria das vezes o responsável pela 2ª voz se apropria da fama de seu parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário