quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Futebol ... Futebol ... Futebol ... Por que?


Texto indicado principalmente para mulheres que não gostam de futebol. Importante inclusive para tratamento de terapia de casal.

Futebol ... porque esse esporte é tão popular e atrativo, não só aqui como em outros países como Argentina e Espanha? Talvez o esporte mais popular do mundo inclusive. Abaixo faço uma análise das características do esporte.

O futebol é popular e tão cativante basicamente por 6 motivos, quando comparado com outros esportes:

1º Rara pontuação. Diferentemente do basquete, vôlei, tênis, etc, no futebol a pontuação ocorre eu momentos raros durante uma partida, tornando o esporte mais atrativo.

2º Imprevisibilidade dos resultados. A rara pontuação faz com que os resultados sejam mais imprevistos, pois regularidade (jogar bem) nem sempre se traduz em pontos, diferente da grande maioria dos esportes, nos quais zebras são muito raras pela freqüência maior de pontuação. Tipo ... o Fluminense de Feira pode ganhar do Corinthians, ou Santos, etc, mas é inconcebível que o time de basquete daqui de Feira vença o Flamengo.

3º Regras muito passíveis de interpretação. Muitas das regras estão vulneráveis à interpretação da arbitragem. Por exemplo: Qual a diferença entre empurrão de corpo legal ou faltoso? Cada árbitro tem seus próprios critérios. Isso gera polêmica, discussões após a partida, o que ajuda a promover o esporte.

4º Tamanho das arenas onde ocorrem a competição. Esse é um fator que também contribui, comportando maior número de público para apreciar o espetáculo.

5º Grande liberdade de improvisações. Na minha opinião esse e o primeiro tópico são os principais. O futebol permite que os jogadores tenham liberdade para improvisar em cima do esquema tático treinado previamente. Ou seja, se o jogador resolve driblar e chutar de fora da área, isso não estava previsto taticamente. (apesar de hoje em dia as improvisações estarem se tornando cada vez mais raras). Imagine a liberdade de improvisação no automobilismo, um piloto está restrito à capacidade de seu carro, sua liberdade é bastante restrita. E no vôlei? Um jogador não pode defender, levantar e cortar a bola, ou seja, a dependência em relação ao conjunto é muito grande.

6º Flexibilidade tática. No futebol essa flexibilidade é grande, se o time precisa da vitória muito mais que seu adversário, o técnico pode armar a equipe bastante ofensiva, e isso pode ser feito de várias formas: Pode-se aumentar o número de atacantes em detrimento no número de marcadores; trocar um meia defensivo por um ofensivo; colocar um zagueiro a mais e liberar os laterais, enfim, diversas são as maneiras. Essa variação tática pode ocorrer inclusive durante as partidas. Em outros esportes essa variação é menos flexível, no vôlei o técnico pode aumentar o tamanho dos homens de rede para melhorar o bloqueio, ou forçar o saque caso esteja muito atrás do placar, mas não há muito o que se modificar em termos de postura da equipe em quadra.

Esses são os principais motivos para o futebol ser tão popular e tão atrativo. Talvez essa explicação ajude a certas pessoas entenderem porque nós xingamos , damos soco na mesa, e ficamos de 24 a 48 horas de TPD (Tensão pós Derrota) quando nosso time perde.

Um comentário:

  1. Concordo até o 4.

    Os outros esportes também possuem liberdade de improvisação e flexibilidade tática. Só que esses são aspectos mais facilmente notados por quem entende do esporte. No basquete por exemplo, há muito desses dois aspectos que você citou. No Volei, liberdade de improvisação individual acho que nem tanto (mas tem um bucado), mas quanto a flexibilidade tática, tem bastante!!
    .
    Pegue o Bernardinho, tecnico do Brasil, por exemplo... Ele fez milagres dps que virou técnico. Só por base nisso, poderia dizer que tem muito mais flexibilidade tática que o futebol.
    .
    Mas no geral, acho que você está certo. Seus argumentos até o ponto 4 são muito bons.

    ResponderExcluir