sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Progresso ... esse termo existe?


Progresso, essa palavra tão conhecida, muito por “culpa” de nossa bandeira. Mas falando em termos gerais, será que o progresso existe? Será que a raça humana progrediu em algum momento da história? Faço essa reflexão inspirado principalmente em um texto de Marilena Chauí, intitulado “A Problemática do Conhecimento”, que li há muito tempo atrás, no meu primeiro semestre de graduação.
Quando se fala em avanços da medicina por exemplo, é comum se referir a progresso em relação a esse processo. É claro que a medicina avançou, mas essa medicina tradicional é alimentada pela lógica de produção capitalista, ou seja, os lucros são o principal “combustível” das pesquisas medicinais, a maior constatação disso é que as doenças raras geralmente ou não tem tratamento, ou tem tratamento extremamente limitado, isso é fruto da falta de pesquisas, que é fruto da falta de demanda para justificar tais pesquisas. Nesse sentido, medicina e capitalismo estão intrinsecamente ligados. Nesse aspecto, observa-se que na mesma proporção que a medicina/capitalismo/sociedade moderna resolveu alguns problemas referentes à saúde, criou outros. Várias doenças que não havia tratamento, hoje há. No entanto, doenças foram “criadas” também, o câncer de mama é uma doença moderna, provocada principalmente pela saída da mulher ao mercado de trabalho, fazendo com que a mesma reduzisse ou anulasse sua reprodução durante sua vida, sendo que a forma mais eficiente de se evitar essa doença é aumentar o tempo de amamentação durante a vida, ou seja, aumentar o número de gestações. A má alimentação e o crescente uso de medicamentos fez com que o índice de câncer aumentasse vertiginosamente no mundo todo. Outras doenças como o stress, depressão, obesidade, etc, também “surgiram” ou foram agravadas com a sociedade moderna. Nesse sentido, acho no mínimo complicado se falar em progresso da saúde em termos gerais.
Falando em bem estar de forma geral, olhando para regiões como o norte da Europa, pode-se verificar que houve um progresso muito grande, é evidente que o nível de bem estar social evoluiu nessas regiões se compararmos com 300 ou 400 anos atrás. Mas como ocorreu esse “progresso”? Foi um progresso ocorrido em detrimento do progresso de outras regiões, no caso, principalmente das colônias africanas, que por conta disso até hoje apresentam índices sociais terríveis. Então em termos gerais houve progresso?
Não dá para falar de todos os aspectos aqui, são diversos, mas se fomos observar cada aspecto, cada setor, veremos que existe progresso de um lado e regresso de outro. Nesse sentido, coloco essa provocação. Será que o mundo não passa uma matemática em que o resultado final é sempre zero? A raça humana evoluiu em algum momento na história? A sociedade evolui?

2 comentários:

  1. Esse texto é uma conspiração da oposição ... o progresso existe e o Brasil é exemplo disso! Nunca na história desse país foi possivel emprestar dinheiro ao FMI, nunca na história desse país tanta gente foi tirada da miséria! (Lula)

    ResponderExcluir
  2. Sempre leio seus textos, gosto do jeito descontraído que vc nós fazer pensar sobre a realidade que está camuflada bem nas nossas caras e não vermos ou não queremos ver ou refletir sobre. Será preguiça de pensar???????Parabéns...Vai longe menino....

    ResponderExcluir