segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Discutir Religião? Por que não?


Se existe um dito popular que acho bizarro é “Religião e política não se discute”. É claro que se discute, o problema é a forma pela qual as pessoas querem discutir religião e política. Aqui vou me ater à questão da religião.

Existe um comportamento nos cristãos praticantes (evangélicos e católicos especificamente) que me irrita (falo dessas pessoas de forma geral), que é discutir a religião dos outros usando a doutrina de sua religião. É por causa disso que a discussão tomou essa fama de “travada” (sem fim). Eu já vivi isso por diversas vezes, faço parte de uma religião que não é cristã, então sempre as pessoas conversam comigo sobre esse assunto, daí vem críticas bizarras tipo: “Na Bíblia, na pg X, no versículo Y, fala que não existe vida após a morte”; “Isso não está correto porque na Bíblia fala diferente”. Puta que o pariu! Será que essas pessoas não conseguem compreender que o cristianismo não é a única religião (no sentido mais amplo) do mundo? Será que não entendem que a Bíblia pra mim tem o mesmo valor que o Alcorão? Eu sinto vontade de me enterrar quando alguém fala que minha religião está errada porque a Bíblia fala o contrário.

No geral os evangélicos e católicos tem uma arrogância religiosa terrível. Quando se conversa com um espírita, budista, ou alguém do candomblé (como se chama alguém que é do candomblé?) se percebe grande diferença quanto a isso, são muito mais abertos e menos tendenciosos. Esses cristãos não conseguem aceitar que sua vertente religiosa tem a mesma importância que qualquer outra, e que ela tem a mesma probabilidade de estar errada do que qualquer outra (ao menos a princípio).

Pode-se sim discutir religião, mas desde que se saiba discutir, e não querer impor sua fé nos outros. Existem vários aspectos que são passíveis de discussão, eu posso discordar de algo em determinada religião sem levar em conta a minha fé ou os ensinamentos da minha vertente religiosa. Posso usar os princípios da própria religião que discordo para por a mesma em contradição, já fiz isso algumas vezes. Posso também usar princípios de valores consensuais para se fazer uma crítica. Por exemplo, se uma religião tem como prática institucionalizada rituais para prejudicar terceiros, isso tem implicações que transcendem questões de fé.

Então pelo amor de Deus! Se você pretende discutir religião, não use a doutrina da sua para justificar seus argumentos, isso é o mesmo que dizer “Você está errado em torcer para o Flamengo, deve torcer para o Vasco, porque o correto é torcer para o Vasco”. Realmente discutir religião não é nada fácil, mas com pessoas abertas dá para fazer, mas com cristocentristas (acabei de inventar essa palavra ... hehe) não dá, definitivamente.

É isso, se leu comente ou clique em uma das reações abaixo!

19 comentários:

  1. Concordo que dá pra discutir, apesar de ser um assunto delicado por envolver crenças ou convicções muito fortes. Basta ter bom senso. Particularmente, prefiro discutir música, cinema, futebol, literatura etc. Não é um assunto pelo qual eu me interesse pra conversar com outras pessoas.

    P.S. Gosto de ler o Velho Testamento, leio sobre ocultismo em geral, já frequentei centro espírita e sou (sempre fui) atéia. Acho que não vale a pena colocar em questão a fé alheia.

    ResponderExcluir
  2. As vezes penso que religião é pra quem sabe praticar e principalmente, debatê-la, o que não é muito comum, pois algumas religiões não consideram o "outro" e sim a si mesma, tanto é que todas dizem que são a única e verdadeira Igreja de Deus. Deste modo, a grande maioria dos seus integrantes partem do "eu", na minha "Igreja", e consideram a outra de menor importância.

    ResponderExcluir
  3. O problema todo das religiões (com algumas poucas exceções) é que elas tentam religar (como o próprio nome quer dizer) o homem ao Supremo Ser, ao Divino, a Deus.
    Mas a bíblia (me desculpem, mas tenho que falar dela), que pra mim, é o livro que fala mais verdadeira e fortemente sobre Deus, fala que o único caminho que pode levar o homem a Deus, é Jesus Cristo!
    "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
    (São João 14,6)

    Só que algumas pessoas não acreditam (ou não sabem) disso. Daí as religiões...
    E podemos notar que, a grande maioria das religiões, que não usam a bíblia como livro central, também tentam e se esforçam muito para alcançar o Divino, o Supremo Ser, a Deus. Mas a pergunta é: será que conseguem?

    ResponderExcluir
  4. PUTA QUE O PARIU!!!!!

    Eu não acredito que depois de ler o texto uma pessoa ainda vem o mesmo argumento que critiquei.

    Ô criatura ... tu já parou pra pensar que Jesus Cristo não foi o único a se auto-afirmar como "O Salvador?" E porque essas palavras dele são verdade absoluta? Então porque ele disse que é o salvador, todas as outras religiões, profetas e crenças, que estão engajadas em um condicionamento histórico interno (dentro de si mesma) e externo, serão esquecidos? Ou tratadas como inferiores?

    É por esse tipo de argumento que a cada dia alimento minha opinião de que os evangélicos e católicos em sua maioria são intolerantes e alienados.

    ResponderExcluir
  5. Mas isso acontece porque a religião se torna a forma como eles enxergam o mundo, muito mais especificamente que a cultura em geral. O cara aí de cima disse que só a religião dele alcança o verdadeiro deus. Pois é justamente o que está escrito na bíblia. Acontece que ela diz a "verdade absoluta" e é universal. O moço aí disse que as pessoas que estão fora do caminho estão erradas. É a velha história que contaram (e contam ainda) pros índios americanos e pras tribos africanas. Eles simplesmente crêem que é mesmo "o livro" histótico e ainda de quebra tem a receita de como se deve viver pra viver eternamente. Acho que as religiões não devem ser discutidas no sentido do senso comum mesmo, como "qual é a verdadeira" ou coisas do tipo. Não do jeito que você disse. Esses dias mesmo tentei, acabou virando uma discussão chata e ofensiva.

    Acho que se um religioso (das religiões universalistas, como as cristãs) conseguir discutir de forma menos impositiva certamente é sinal de que ele passa por alguma crise com a religião ou algo parecido...

    ResponderExcluir
  6. Caro, Phori,

    Primeiro, saiba que, não é pelo simples fato de vc ou qualquer um, criticar algo, que esse algo deva ser esquecido ou não usado por quem o usa de costume. Isso é de uma pretensão sem tamanho da sua parte. E não fica nada bom para quem está se aventurando num blog. Ou seja, vc não deve achar que simplesmente "desfez" ou refutou, ou tornou falso, o argumento de alguém, antes de ouvir o outro lado tem a dizer em sua defesa.

    Segundo, vc perguntou se Jesus, por acaso, teria sido o único a se auto-afirmar como O Salvador. Mas a questão aqui não é meramente isso. Na verdade ela perpassa pela experiência, primeiramente pela fé, e também pelos sinais que aconpanham os que crêem no Filho de Deus.
    Veja, pessoas que acreditam que Jesus Cristo é o Salvador do mundo, não todas, mas muitas, por vezes tem experiências espirituais inexplicáveis a qualquer meio de explicação;(eu mesmo tento algumas, se quiser conto uma aqui) Muitos do que crêem, tem a sua instrumentalidade maravilhosamente utilizada pelo Próprio Deus (provavelmente aqui vc vai desdenhar, mas td bem, será compreensível), para realizar, por exemplo, curas em pessoas doentes, apenas usando a fé e a oração. (não quei isso seja decisivo para se saber que Jesus é o Salvador, mas são exemplos que ajudam a tentar 'compreender' um pouco da questão.
    Outra coisa, é o cumprimento das profecias bíblcas, que estão ocorrendo no mundo atual. Me mostre um outro livro que tenha as suas profecias se cumprindo tão fielmente como a bíblia. Vc conhece outro?
    E até mesmo com relação a esses tais que se afirmam (ou afirmaram), mundo afora, como "salvadores do mundo", como "senhores", e até como Deuses. A bíblia também já bem nos advertiu, profeticamente, sobre os tais: "Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
    Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão."
    (Mateus 24: 4,5)
    Quem deu ouvidos a ela, esteve sempre precavido.

    Mas o aspecto maior aqui, para se crer que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador do mundo, é simplesmente a fé! Nada do que eu lhe disser aqui, vai adiantar se vc não tiver uma gota de fé dentro de vc. Serão apenas palavras lancadas ao vento.

    ResponderExcluir
  7. Tentei postar aqui, pela segunda vez, e não deu...poxa, perdi todo o meu texto. Que tristeza

    ResponderExcluir
  8. Ric,

    Entenda uma coisa: eu não estou aqui falando simplesmente de "religião". Estou falando de espiritualidade e de bíblia.

    Ademais, acho que o que escrevi para o que disse o Phori, de certo modo, também serve para o que vc disse.

    ResponderExcluir
  9. "Me mostre um outro livro que tenha as suas profecias se cumprindo tão fielmente como a bíblia. Vc conhece outro?"

    Conhece a Igreja Messiânica? Pois é ... procure pesquisar e leia os ensinamentos. Além de previsões, tem diversas experiências com curas através da fé, dentre resolução de outros problemas, e etc etc etc ..

    Curas existem em diversas religiões caro anônimo, profetas que se dizem o enviado de Deus também ... será que está complicado compreender isso?

    Não estou discutindo fé, estou discutindo discussão sobre religião. Acho totalmente inútil discutir religião dessa forma que vc se propõe ... cada um apresenta suas evidências, puxa a sardinha pro seu lado e fica nessa "punhetagem" (desculpe o termo) o dia todo.

    E outra ... vc me chamar de arrogante foi o fim ... uma pessoa vem aqui no Blog tentar impor sua fé nos outros e ainda me chama de arrogante ... eu mereço viu ...

    Se quiser argumentar, argumente de acordo com o que propõe o texto, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que essas doutrinas e religião em geral é discutida porque não é de Deus,foi feita por homens....do tipo religião,futebol e politica....

      Excluir
  10. Hum, atualmente tenho pesquisado alguma coisa sobre essa instituição religiosa, sim, pq na minha cidade foi aberto uma pequena instituição religiosa, e acho que faz parte dessa religião. E, pelo que li, a doutrina deles é uma mescla de várias outras religiões, nclusive citam um pouco do cristianismo também (interpretando à maneira deles, é claro). Já pensou se isso não causa confusão na cabeça dos que seguem?

    Mas vc falou de ensinamentos e previsões, dei uma olhada superficial nos ensinamentos, mas confesso que procurei previsões e não encontrei quase nenhuma. Aproveito para lhe pedir que poste aqui, se não for inconveniente, uma ou duas profecias, feitas pelo líder máximo dessa religião, que estejam se cumprindo nos dias de hoje. Vc pode fazer isso?

    Ah, e não estou impondo minha fé a ninguém. Só estou falando sobre o assunto.

    Pronto, agora agora estou argumentando do jeito que vc pediu.

    ResponderExcluir
  11. "E, pelo que li, a doutrina deles é uma mescla de várias outras religiões, nclusive citam um pouco do cristianismo também (interpretando à maneira deles, é claro). Já pensou se isso não causa confusão na cabeça dos que seguem?"

    Não! É nisso que dá ler pouco e sair analisando a teologia de uma religião. Não existe nada parecido com a teologia messiânica, o que existe são CITAÇÕES de ensinamentos de outras religiões, isso pq o fundador entende que apesar de achar sua doutrina a correta, isso não exclui a existência de pontos positivos em outras religiões (o que já é um enorme diferencial em relação às outras religiões)

    Sobre as previsões, algumas das que ele faz já estão se realizando, como o agravamento das catastrofes naturais a partir da segunda metade do século XX.

    Mas isso é irrelevante para a discussão, citei a Igreja Messiânica apenas como exemplo para fundamentar meu argumento, mas você custa a entender o que quero dizer e o que o texto diz, continua usando argumentos baseados na doutrina de sua religião para dizer que a sua é melhor que a dos outros.

    Mesmo se a Bíblia fosse o único livro religioso a fazer previsões corretas, usar isso como argumento para dizer que sua religião é a correta é ridículo. Previsão até "gente normal" faz, conheço várias inclusive.

    Me desculpe, o que posso fazer é discutir, mas não posso fazer você entender o texto, o que tah complicado ....

    Nesse sentido, não responderei mais a seus questionamentos .... cansei!

    ResponderExcluir
  12. Religião é fé, e nada mais.

    Não tem como descutir religião de forma "racional" e logica. Cada um acredita em uma coisa e pronto. Qualquer discussão no ambito religioso tem que ser no sentido de fé, é uma discussão sobre o que cada um acredita, logo, tem que se descutir as doutrinas das religioes.
    Se eu sigo uma religiao, é por que acredito na sua doutrina, e em nada mais.
    Sendo assim, no que posso fundamentar meus argumentos, senão na doutrina da minha religião?

    ResponderExcluir
  13. Sou um outor anonimo.

    Religião é fé, e nada mais. Ter fé em algo é acreditar naquilo sem a necessidade de evidencias.
    Por isso é dificil e quase impossivel discutir religião, por mais "civilizadas" e educadas sejam as pessoas que estejam debatendo o assunto.
    Discutir religião é discutir fé, não tem como discutir religiao de forma "racional" e logica.

    Seguir uma religião é acreditar na sua doutrina, nos seus ensinamentos, no(s) seu(s) deus(es) sem precisar de evidências.


    No que vou fundamentar mes argumenos senão na doutrina de minha religião ??

    ResponderExcluir
  14. "Sobre as previsões, algumas das que ele faz já estão se realizando, como o agravamento das catastrofes naturais a partir da segunda metade do século XX."

    Ah, mas sobre essa aí, a bíblia também fala, Jesus falou sobre isso. Só não citou século. E se não me engano, antes do século XX, isso já estava acontecendo no mundo. Mas, enfim...

    Mas entendi sim o que quis dizer com o seu texto. Vc propõe, mais ou menos, fazermos uma análise comparativa, entre as diversas religiões, isentando-nos da fé que temos, e apenas olhando-as como que "de fora". Não é?
    Mas deixe eu lhe dizer: NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM é totalmente neutro nas suas análises. Todos nós temos as nossas preferências, as nossas afinidades, e em qualquer discussão, mais cedo ou mais tarde, elas irão aflorar, e o observador e ouvidor atento, as notará, mesmo sem a pessoa querer.
    Por isso, não se iluda, achando que as pessoas, os seres humanos, que são dotados de sentimentos, desejos, paixões e afins, podem ser como "robôs". Isso não da pra ser, os sentimentos e paixões não deixam. E é até melhor que sejamos assim.
    O que podemos fazer é, tentar DIMINUIR a intensidade desses sentimentos e paixões nas nossas análises, para não corrermos o risco de julgarmos algo que pertença, ou seja da preferência dos outros. Mas não da pra anular essas coisas, elas sempre existiram em nós, acredito nisso. E vc até que está se esforçando nisso, mas mesmo assim, nas suas entre linhas, já notei alguma preferência em vc, rs...).
    Mas então, caro Phori, volte a responder às minhas postagens. Será legal continuarmos com as nossas discordâncias. hehe

    Ah, e condordo com o que disse o anônimo acima, não podemos discutir a fé das pessoas. Fé é acreditar em alguma coisa, mesmo não podendo vê-la ou tocá-la. Ela não precisa de evidências para existir.
    É isso.

    ResponderExcluir
  15. "Mas entendi sim o que quis dizer com o seu texto. Vc propõe, mais ou menos, fazermos uma análise comparativa, entre as diversas religiões, isentando-nos da fé que temos, e apenas olhando-as como que "de fora". Não é?"

    Como parece que tem mais de um na dúvida vou explicar pela ultima vez.
    Não tem a ver com comparações entre religiões, mas sim com uma forma mais racional de argumentação. Vou citar um exemplo:

    A Bíblia foi escrita em Aramaico, depois passou para o Grego, e do grego para o português (assim eu soube, se tiver errado me corrija). Todos sabemos que traduzir inevitavelmente acarreta em distorções, que podem ser leves ou representativas, então quantomais distante da língua original, mais distorções haverá. Essas distorções ocorrem pq existem expressões q só existe naquela língua, ñ havendo tradução, a palavra Saudade por exemplo ñ existe na língua inglesa, existem traduções próximas, mas ñ uma q represente completamente o sentido da palavra.
    Nesse sentido, eu posso questionar sobre as traduções da Bíblia, e isso é um argumento racional, ñ precisei mencionar minha religião ou minha fé, entendeu? É nesse sentido q falo q se pode discutir religião, com essa forma de argumentação sim.

    Na verdade nem quero discutir sobre essa questão das traduções, isso vai render e eu tou com preguiça ... rsrs ... citei como exemplo somente, de um argumento sem levar minha fé em questão.

    Espero q agora tenha compreendido.

    Abç

    ResponderExcluir
  16. Hum...mas sobre essa questão das traduções, como vc disse, vai render muito. Isso é verdade.
    Mas vc só se esqueçeu (ou ainda não sabe) de uma coisinha: O compreensão e o entendimento ESPIRITUAL da bíblia, só o são possíveis, pela via da ESPIRITUALIDADE! Ela mesmo fala isso em uma de suas passagens:

    "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido."
    (ICoríntios 2: 14,15)

    Por isso, sempre que alguém tentar alcançar o entendimento espiritual da bíblia, através de estudos, "cursos bíblicos" ou teologia, não vai conseguir. No máximo, irá apenas criar um monte de teorias, doutrinas humanas, interpretações particulares e muita, mas muita confusão.
    Mas isso, é questão de fé!! Tem que acreditar no que está escrito.

    Bom, no mais, um feliz ano novo pro pessoal aí!

    ResponderExcluir
  17. Não se pode discutir religião, pelo simples fato de não haver evidências empíricas que comprovem sua veracidade, efetividade ou supremacia. Pelo mesmo motivo não se pode, nem mesmo contradizê-las.
    Qualquer argumento usado nesse tipo de debate, pelo menos na minha opinião, não tem credibilidade alguma.
    Dessa forma as dicussões religiosas só servem como plano de fundo para um debate maior, que é sobre o etnocentrismo.
    Acho admirável a postura daquele que mesmo sendo seguidor de certa religião, respeita a decisão de seu próximo, de seguir uma religião diferente.
    Só pra acabar, a intolerância não surge somente do meio evangélico ou católico. Até mesmo esses grupos sofrem com esse problema. Ah! e parabéns pelo blog.

    Fabricio Teixeira

    ResponderExcluir
  18. sou católico
    concordo quando se deseja ter cada sua religião é fato, desde dos tempos remotos na antiguidade sempre cada um tiveram seus deuses, e hoje cada um sua religião.
    portanto ter cada um sua religião usando a mesma bíblia é confuso, é desordenado. Mais desordenado ainda é dizer que este mesmo livro sagrado que fala de um Deus tenha varias vertentes, ou ensinamento pra cada um,loucura.
    porem maior loucura ainda é acreditar que cada um pode interpreta-la a seu gosto.
    E que Deus sendo Um só teria para cada homem o mesmo evangelho e cada um com seu discernimento. como que o amor que se deve ter por Deus variasse de pessoa pra pessoa. e que por causa desta batida mistura de crença não se especificaria o que é pecado. e que o pecado só distinguiria em adultério, assassinato e crimes de corrupção sem contar a deformidade de prestar culto a Deus de uma unica forma.É ser louco, depositar sua eternidade em sua própria inteligencia e não na que Deus na sua sabedoria infinita designou.
    muitos dizem sobre a tal intolerância religiosa. que loucura!!!
    agora a verdade não pode existir para não ofender a mentira
    porque se todos tem cada um sua religião, significa que a verdade não existe,
    se a verdade não existe,o hospício está cheio atoa porque todos tem direito de ser e fazer o que quiser.
    Agora se a verdade existe. meu Deus!! ??
    O Problema não é que alguns católicos dizem ser donos da verdade.É que a verdade existe,a verdade é Um só, e verdadeiro Deus, Jesus Cristo Redentor do mundo. feito homem, morrendo na cruz pela remição dos nossos pecados, e como ele mesmo diz se fez Pão o Seu Corpo,e no Vinho seu Sangue. E que esta sacrifício só se encontra na Missa, que é o sacrifício de Cristo no calvário. Que Ele mesmo disse Fazei isto em memória de Mim.
    Deixe de ser protestantes voltem a fé Católica a Missa de Sempre
    Salve Maria
    Deus esteja com vocês

    ResponderExcluir