quarta-feira, 23 de março de 2011

Regionalismo Musical


“Você deveria escutar música de sua terra!” Quem nunca ouviu isso? É uma frase que você ou já disse, ou ouviu de alguém, ou escutou alguém falar para outrem. Ela é pronunciada principalmente por pseudo-intelectuais, que se acham cultos porque escutam Tom Zé. Essas pessoas acham que escutar, ou dar preferência a músicas de fora é uma espécie de alienação, de subordinação a outras culturas. Acho isso um tanto engraçado, porque a mesma pessoa que fala uma coisa do tipo, acha bonitinho quando um europeu se apaixona pelo samba, ou pela capoeira, estaria o europeu errado também? Quanto a isso acho importante colocar os pingos nos “is”.

Discriminação musical é algo que existe, não vamos também cair na ilusão de supor que não existe nenhuma resistência em aderir a estilos oriundos da periferia econômica, sobretudo em relação a ritmos africanos (isso em termo global), mas acontece que o mundo está repleto de estilos musicais divergentes, e as pessoas precisam ter a liberdade de apreciar aquilo que quiserem, que se sentirem mais atraídas. E nesse sentido também, supor que nosso gosto musical foi simplesmente formado pela sociedade não passa de outra asneira, o ser humano é uma mescla extremamente complexa de diversos elementos, reduzir todas as suas características de comportamento à influência do meio, para um pseudo-intelectual pode parecer Cult, mas pra mim é chulo ao extremo.

Voltando ao assunto em questão, quando falo de estilos, é necessário entender (ou aceitar) que nós não somos bons em tudo. Independente das causas, o Brasil pode ser o país do Samba, da Bossa Nova, do Forró, Sertanejo, etc, mas definitivamente não somos o país do rock por exemplo, e se for colocar em uma escala, nem entre os 5 primeiros ficaríamos com certeza. A Inglaterra está para o rock como a Brasil está para o samba, não existe rock no mundo que se compare ao rock inglês, e acabou! Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Yes, Iron Maiden, Black Sabbath, Rolling Stones, entre tantas outras bandas, fez da Inglaterra o país do rock, e não só em qualidade, mas também na originalidade. E não se trata somente de “dinossauros” do rock, existe um movimento recente no país, com uma sonoridade particular, que alguns chamam de progressivo moderno, de bandas como Muse e Radiohead (de maior destaque), que mantém o país no topo. Então não há o que discutir frente à obviedade, eles fazem rock como ninguém. Na frente do Brasil ainda existem outros países, como EUA, de bandas como Metallica e Kiss. No Heavy Metal moderno os europeus em geral dão uma surra nos sul-americanos, com destaque para a infinidade de bandas alemãs.

Algo que me irrita é ouvir dizer que eu tenho de escutar mais o rock brasileiro, eu não tenho de escutar o rock brasileiro, simplesmente porque o Brasil tem pouca representatividade no estilo. Bandas brasileiras que fazem sucesso lá fora (poucas), como Angra e Sepultura, fazem estilos que não surgiram aqui, o Brasil não exporta rock. O rock genuinamente brasileiro (se é que isso existe, mas ai é outro texto) para o mundo tem o mesmo impacto de jogar um balde d’água no mar.

Preferência é algo completamente diferente de atribuição de valor, ou seja, o problema seria supor que a música de fora é superior à nossa música, nisso sim existe uma subordinação a outras culturas, mas estabelecer preferências é a pura demonstração da liberdade de escolha. Quem gosta de rock então, por razões obvias tenderá a apreciar mais o rock de fora, e não há nada de estranho nisso. Ah .... e eu nem vou falar sobre frases do tipo: “Como você escuta música em inglês? O cara pode tah xingando sua mãe e você não sabe!” Acreditem, existem pessoas com mais de 15 anos de idade que falam isso!

Falei do rock porque tenho mais proximidade com o estilo, mas o argumento vale para outras vertentes, como Blues, Pop, e por ai vai!

Isso é tudo, se leu já sabe, clique em uma das reações ou comente!

11 comentários:

  1. rs rs.. é, você tem bom gosto !
    Mas é preciso falar que música é música em qualquer lugar e o rock é universal, deixou de ser inglês brasileiro etc., Pink Floyd, é quase religião ! Mas como todoa religião não pode ser levada com fanatismo. Não defino música como Nacional, internacional,regional ou municipal, gosto muito de rock e de música em geral !
    Mas parabéns pelo blog !

    Cássio Borges

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem. Mas para mim o top dos EUA é o Nine Inch Nails. Ele engloba qualidade musical, complexidade de composição e letras perfeitas.
    O Brasil tem que ser isolado musicalmente...quase nada de lugar nenhum presta, o foda é os intelectuais acharem que mpb é sinônimo de inteligência, falando de céu estrelado, mulher e cerveja no bar... não diferem em nada do usual brasileiro, axé, funk e coisas do tipo...

    E isso porque eu não vou nem entrar no meu gênero preferido que é a música clássica, porque aí Europa, EUA e a Ásia nem se comparam com a gente, de tão ruim que somos.

    ResponderExcluir
  3. "O Brasil tem que ser isolado musicalmente...quase nada de lugar nenhum presta, o foda é os intelectuais acharem que mpb é sinônimo de inteligência, falando de céu estrelado, mulher e cerveja no bar... não diferem em nada do usual brasileiro, axé, funk e coisas do tipo..."

    Muita calma nessa hora cara .... como eu falo no texto, a música brasileira no geral não é inferior a nenhuma outra, fazer tal afirmação remete a um pensamento preconceituoso. O Brasil é inferior no rock, mas não por ser menos competente, mas sim por questões culturais, a cultura do rock é muito mais presente na Inglaterra e nos EUA, só isso. Somos bons em outros estilos, como Bossa Nova e Alternativo. Como já disse em outro texto, existe aqui um movimento muito interessante de música jovem alternativa, que mescla rock com pop, mpb, Bossa Nova, Samba, indy, etc. Curto muito bandas como Teatro Mágico, Los Hermanos e Graveola e o Lixo Polifônico, são bandas com uma riqueza melódica e harmônica muito grande. A música brasileira não é inferior a nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem Rafa,
    Científicamente falando, é errado afirmar superioridade cultural, pois cada povo tem seus costumes, suas noções de tempo e desenvolve sua própria cultura, que geralmente esta recebe influência de outras. A música baiana é um exemplo fantástico disso. As correntes musicais mais fortes que emanam do nosso estado, como por exemplo o axé, o pagode, o samba de roda, o afoxé, o samba reggae, dentre outros, recebem uma forte influência cultural africana e afirmar que esses estilos devem ser "isolados" nos remete a uma atitude de "ignorância história". Outro exemplo é o próprio rock, que se afirma durante a década de 50, momento histórico de rebeldia em que a sociedade mundial se questionava acerca acerca da configuração política e social que se apresentava naquela época de conflitos bélicos e ideológicos, sendo assim o rock supria a necessidade da rebeldia daquele período e caiu no gosto público se afirmando como um dos principais estilos musicais do mundo.
    Resumindo, gosto é apenas pra vc definir qual estilo musical vai s escutar, não pra recriminar ou tecer conceitos sem fundamentos históricos e eversivos, pois "a música faz parte da essencia humana, seja qual estilo for", nelas estão impressas a historicidade de povo.

    Forte Abraço garoto!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Eu sou muito fã de Hard Rock e Heavy Metal e particularmente não curto muito o rock nacional, salvo raríssimas excessões. Uma coisa q não curto muito, pode até ser preconceito meu, mas... não gosto da combinação Rock + Língua Portuguesa... pra mim soa como garota de ipanema em inglês ou samba em tcheco.. não combina!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, as pessoas ficam perguntando pq bandas como Angra cantam em inglês, a resposta é simples, eles tocam heavy metal, e fazer metal em português é complicado, é difícil ficar bom. O Angra tem uma música intitulada Caça e Caçador que é em português e é muito boa, mas acho mt dificil gravar um CD todo em português e ficar bom.
    E outra, o fato de ser em português não muda tanto assim, se Angra cantasse em português ia continuar sendo heavy metal, ia continuar com temáticas típicas do estilo, então ñ iria produzir tanta identidade com o Brasil.
    Mas assim ... tem bandas que conseguem tocar rock tradicional inglês em português, Cascadura é exemplo disso, e é mt bom. Mas fácil não é não.

    ResponderExcluir
  7. Já fui "recriminada" - tenho que colocar entre aspas, porque não estou nem aí mesmo - por gostar de bandas de rock e não engolir essas bandinhas alternativas brasileiras. Esse tipo de coisa parte dos pseudo-intelectuais que sempre acham que suas preferências são o supra-sumo da música e que adoram dizer que os outros são "alienados".

    ResponderExcluir
  8. Isso msm, Phoris, vc me entendeu. Uma vez fiz esse comentário perto da minha namorada q é formada em Letras Português/Literatura (e leciona português)e quase apanhei. Não é tipo discriminando a língua portuguesa, e sim aspectos relacionados a cultura e principalmente a territorialidade. Expliquei pra ela.. tu consegue imaginar, por exemplo, Scorpions e Gama Ray e essas bandas alemãs cantando em alemão? ABBA e Roxette cantando em sueco, Nightwish cantando em finlandês? o a-ha cantando em norueguês? Acha msm q essas bandas consagradas atingiriam o patamar q estão hj se cantasse em sua língua nativa??
    Abrs!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho meio primitivo essa coisa de que se eu toco rock tenho que fazer letra em Inglês isso sim eu acho coisa de Indío querendo ser Americanizado, soa algo falso, sem persaonalidade, seria o mesmo que um Inglês quisesse cantar em Português ficaria algo totalmente forçado, acho que personalidade numa hora dessas é tudo, afinal rock and roll á "atitude" é poder quebrar regras...

    ResponderExcluir
  10. ^ ^ ^ ^

    Caro anônimo ... vc gosta de samba? Vamos fazer de conta que vc gosta, ok? Eu tenho 2 CDs de samba, 2 bandas desconhecidas, uma q canta em japonês e outra q canta em português, vou te dar um de presente, qual vc prefere?

    É mt simples entender pq as bandas cantam em inglês ... se o Angra e o Sepultura cantassem em português não teriam essa projeção internacional q tem por exemplo, inglês é a língua universal do rock, negar isso é tentar apagar a história.
    Então é uma questão de escolha ... se a banda decide cantar em português ela mt provavelmente não terá projeção internacional, e pra ficar bom rock em português é mais dificil, cantar em inglês é um caminho menos espinhoso. É bom lembrar também que isso acontece em todo planeta Terra, não só no Brasil, vá na Europa e veja em que língua cantam as bandas de Metal, vá no Japão e veja tb.

    Isso é somente analisar a coisa de maneira sensata, não quer dizer de maneira alguma que vou tratar como inferiores as bandas que cantam em português. Eu sou fã de uma banda de rock q canta em português, Violins, de Goiânia, Dr. Cascadura de Salvador também é muito boa. Mas é como eu disse, isso não é uma tarefa fácil.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da citação: “Como você escuta música em inglês? O cara pode tah xingando sua mãe e você não sabe!” Lógico que já ouvi 301 vezes! rsrs. Minha resposta sempre é: "Prefiro ouvir uma música em outro idioma onde nada entendo do que ouvir no meu próprio idioma e nada entender!!" Acabo me sentindo menos idiota pelo simples fato de não conhecer o idioma em questão. rsrsrs.
    Além disso, não suporto os grandes sucessos d venda e mídia no meu país; Ex: O que quer dizer bom-shi-bom-bom-bom-bom? ou zum-zum-zum-zum-zumbaba? ou Aserehe ra de re, de hebe tu de heberebSeibiunouba mahabi, an de bugui an de buididipi, ou mais: smirnofay uou uou siui
    ensinoouo uou snot simoui. Estas são canções em língua portuguêsa (é o q dizem), Isto só pra mencionar algumas que lembro sem fazer força. Como estou de bom-humor, nem vou gastar meu tempo falando daquelas em autêntico português sem a mínima coesão e/ou coerência e que não faço a mais vaga ideia do que os autores querem dizer. rsrs.
    Super blog.
    Abraço

    ResponderExcluir