terça-feira, 14 de junho de 2011

Destino existe?


Será que existe destino? Existem fatos que vão acontecer independente do que você faça? Ou fatos que tendem a acontecer, e acontecerão caso você não faça nada para impedir?

Eu acho que a maioria das pessoas acredita em destino mesmo que inconscientemente. Tipo ... tem gente que fala que destino não existe, mas costuma usar a expressão “Hoje não era dia!”, ou “Não era pra ser!”. Como assim? Essas expressões nada mais são do que indicação de um destino, algo desconhecido que conduz os fatos para um ponto, ou um caminho.

Pra mim quem acha que os acontecimentos são sempre 100% aleatórios são pessoas com certa dose de intransigência (muitas vezes ligado ao ateísmo), pessoas de mente fechada. Todos os dias vemos coisas impressionantes acontecerem, os exemplos são muitos.

Vejam esses 2 casos bastante parecidos, um deles daqui da Bahia inclusive:

http://jorgeyared.blogspot.com/2011/04/motociclista-azarado-morre-atropelado.html
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/corpos-de-mae-e-filha-que-morreram-em-acidente-na-br-101-sao-encaminhados-para-minas-gerais/

Qual a probabilidade de uma pessoa logo depois de escapar com vida de um acidente de trânsito, menos de meia hora depois sofrer outro e morrer? E qual a probabilidade de existir vários casos assim? Esses casos mais parecem com aquele filme Premonição. Acreditar na aleatoriedade desses fatos é o mesmo que acreditar que eu posso jogar um dado 30 vezes pra cima e cair todas as vezes em um mesmo número.

Falando em casos famosos, o mais badalado foi o dos Mamonas Assassinas, que nem preciso descrever.

Quem assiste futebol também costuma perceber esse tipo de coisa, às vezes tem aquele dia que nada dá certo para seu time, joga melhor a partida inteira, coloca 3 bolas na trave, ai o adversário vai e faz um gol de sorte.

Na verdade nem precisa analisar fatos externos, basta cada um observar sua própria vida e perceberá que em algum momento dela pareceu que havia algo conduzindo os fatos, algo inexplicável lhe “forçando” a ir para a algum lugar, ou para ficar com determinada pessoa, etc. Isso não é só coisa de cinema, ocorre também na vida real, tipo ... o sujeito fica com uma pessoa em uma festa, 3 dias depois encontra essa pessoa no ônibus e depois daí começam a namorar e se casam (Oh que lindo!). Esse tipo de coisa todo mundo conhece pelo menos uns 2 ou 3 casos.

Destino existe, só não enxerga quem não quer!

É isso, se leu clique em uma das reações, e quem tiver um caso a relatar, fique à vontade.

5 comentários:

  1. Existe, mas muitas pessoas se acham inteligentes demais, seguras demais, poderosas demais, intelectuais demais, cristãs demais, inúmeras coisas demais, então não admitem isso.

    ResponderExcluir
  2. Assim, penso diferente do exposto no texto... não acredito em destino, mas em escolhas! Você escolhe ser o que quiser, fazer o que quiser e ser responsável por tudo que acontecer em virtude de todas as escolhas que fez antes!!

    ResponderExcluir
  3. Os budistas tem uma explicação interessante em relação a destino. Para eles cada pessoa tem vários destinos, como se fossem linhas de trem, e vc pode mudar de destino com seus próprios atos. Tipo assim .... vc no momento está em uma linha de trem, ou seja, existe um destino para sua vida, se vc ñ fizer nada de diferente vai seguir ele, mas se resolver fazer algo que normalmente ñ faria vc pode passar pra outra linha do trem, e mudar todo seu destino.

    ResponderExcluir
  4. Mas veja bem, a concepção budista não exclui o destino, só coloca que vc pode sair de um destino para outro, mas os fatos pré determinados continuam existindo. Ou seja, vc por exemplo, se vc fizer tudo como planeja, se seguir essa vida q vc tah levando, existem fatos que já estão pre determinados, que irão acontecer independente de fatores externos.

    ResponderExcluir