terça-feira, 21 de junho de 2011

Drogas ... como discutir legalização?


Acho que o tema da legalização ou descriminalização das drogas ainda é tratado de forma extremamente vulgar, ao menos no Brasil. As pessoas que são contra geralmente tratam as drogas (as ilegais) como causa relevante da perversão do mundo, legalizar seria a destruição da moral, e para alguns seria até a vitória do capeta. Para os que são a favor a única coisa que visam é a liberdade do ser humano como princípio, normalmente opinam em causa própria, na grande maioria são usuários.

É importante lembrar que vivemos em sociedade, e uma sociedade capitalista regida por uma burocracia estatal, então a coisa precisa ser discutida de maneira menos simplista. A questão não é tão fácil quanto parece, eu gostaria de ter o direito de não usar cinto de segurança por exemplo, na ótica da liberdade seria errado eu ser punido por algo que só pode afetar a mim mesmo, não é verdade? Acontece que o estado gasta tufos de dinheiro em acidentes de trânsito através do serviço do SUS principalmente, e para reduzir esse gasto precisa punir quem põe em risco sua integridade física. Em relação às drogas isso é algo que precisa ser posto em pauta, descriminalizando drogas perigosas como cocaína, êsctasy e LSD, o consumo iria aumentar inevitavelmente pelo impacto moral que transmite a lei, nesse sentido, o estado poderia bancar um aumento no gasto para o tratamento de pessoas com overdose ou qualquer outro problema oriundo dessas drogas? Quanto seria esse aumento do gasto? Outra pergunta é: O estado deve bancar esse tratamento?

Nessa questão do gasto do estado a discussão entre legalizar ou descriminalizar faz grade diferença, já que legalizando o estado poderia arrecadar impostos com essas drogas, aumentando sua receita, descriminalizando não. Acontece que o estado não pode legalizar algo do nada, sem preparar a sociedade para os efeitos disso. Tenho certeza que a maioria das pessoas não tem noção dos efeitos das drogas no organismo. Certo dia vi dados sobre o nível de informação das pessoas sobre AIDS aqui no Brasil e fiquei surpreso pela quantidade de pessoas que não tem noção sobre a doença, em relação às drogas não é diferente com certeza. Então antes de mais nada, o estado precisa preparar a sociedade para isso, e com a disparidade social que temos aqui, fazer com que essa informação chegue a todos com o mesmo nível de absorção seria algo muito complicado.

Do outro lado tem o pessoal que abomina qualquer perspectiva de legalização, não vamos esquecer que o álcool mata e é legal, assim como o cigarro, precisamos ser mais racionais pra analisar assuntos polêmicos. A questão é saber se nosso estado pode fazer a manobra da formalização dessa atividade de maneira qualitativa, em caso de legalização, e se em caso de descriminalização pode arcar com o ônus financeiro do processo. Além dessas, outras questões entram em pauta, como a capacidade do estado de por em prática a legislação, como no caso da venda de bebidas para menores que é proibida só no papel aqui, e também discutir se a legalização acabaria com o tráfico. Mas o texto ficaria grande se tudo de pertinente fosse discutido, fica para o leitor acrescentar algo ou não.

5 comentários:

  1. Bem, é que o conceito de liberdade é relativo. Na verdade você só é livre para o que te deixam ser. Não é liberdade de modo algum, mas é o jeito pelo qual vivemos. Drogas são proibidas hoje e dizer que é um direito seu usá-las é um tanto quanto inocente, já que é um direito seu aquilo que lhe foi permitido. Pra mim é uma questão mais do que complicada, por vários motivos. Eu me oponho pelo fato de os usuários estarem apenas querendo tornar a coisa mais fácil, porque eu não sou usuário, e vejo um país inteiro sofrendo por conta de tráfico, que querendo ou não é financiado por usuários tanto de drogas pequenas quanto grandes. Por outro lado, sou a favor da legalização porque poderia acabar com isso. Mas como você disse, será que acabaria ou não, em um país onde as coisas funcionam apenas no papel? Pra mim é um assunto muito complicado, e eu ainda não consegui formar uma opinião sólida sobre isso. Para mim o ideal é que ninguém usasse, mas isso seria inocência da minha parte...

    ResponderExcluir
  2. E ai Chakal, beleza?

    Só queria acrescentar uma coisa em relação ao tráfico. Legalizando o governo cobraria impostos pesados para a produção e comercialização das drogas. Como a maioria são produzidas industrialmente pelo menos 2 impostos teriam de haver, IPI e ICMS, com certeza teriam outros, ms não sei dizer quais seriam. Caso as drogas fossem a maior parte importadas o governo sem sombra de dúvidas cobraria uma tarifa alfandegária monstruosa, já que não há motivo algum para o governo dar incentivo à entrada desses produtos. Ou seja, a droga legal seria sem sombra de dúvidas no mínimo 2 vezes mais cara que a ilegal, o que pra mim faz com que o tráfico seja mantido, e com grande força. Isso sem falar que a droga ilegal é vendida de qualquer jeito, a legal teria um mínimo de embalagem e seria vendida em algum setor do comercio, que paga aluguel e tudo mais ... ou seja, tudo isso faz o produto ficar mais caro.

    ResponderExcluir
  3. Poi zé, é nesse sentido que eu dizia que não consigo pensar direito nisso como algo que daria realmente certo. Os meus queridos coleguinhas de faculdade não iriam pagar mais pela sua droguinha de cada dia só para não se envolverem indiretamente na morte de alguém. Pra mim esse assunto é complicado demais...

    ResponderExcluir
  4. Iai Phoris,
    Cara vc levantou uma questão muito polêmica e acho que se a questão da legalização da droga depender de discussão para entrar em vigor, ainda temos pela frente uns 500 anos de debate kkkkkk
    Na minha modestia opinião, as pessoas que defendem a liberação das drogas o faz como se fosse a solução para o problema. Na verdade liberar as drogas não vai diminiuir o numero de dependents quimicos, o numero de crimes praticados por usuarios como roubos, assassinato, dentre outros, não vai diminuir o numero de mortos por consequencia da droga em si. Acredito que a legalização trará ao Estado um prejuízo enorme com saude, segurança, etc. Pois uma vez liberada o número de usuários certamente crescerá e as consequencias do uso tb. Imagine só, se em um time de futebol um jogador limpo irá jogar com um drogado, certamente um deles terá vantagem, os danos causados ao cérebro por conta do uso continuo de drogas atrofiará ainda mais a formção de bons profissionais, aliás, se é q esse povo chegue a uma universidade.Enfim que o alcool é uma droga legal não pode servir de desculpas ou argumentos para a legalização da droga pq legalizá-la significa dizer q os atos cometidos sobre o efeito da mesma tb não deva ser punido, ai entramos no termo certo da palavra: LEGALIZAÇÃO.
    Uma outra saída q muitos defendem é a tentativa de compensar o onus aos cofres públicos com impostos altos sobre as drogas, ai vc elitizaria o consumo, facilitando ou proporcionando uma situação q levaria ao tráfico novamente.
    Bom... legalizar ou não é como perguntar "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?" Eu particularmente sou contra, pois as drogas destroem familias, o ser humano em si e não queria experimentar uma sociedade aonde ao sair de casa com minha familia, tenha que cruzar com drogados no meio de uma praça, ou em um supermercado...

    Valeu Man
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Cara, concordo com vc em parte, na verdade em relação a esporte ñ seria assim como vc colocou, cada esporte tem uma legislação específica, existem substâncias legais q são ilegais no esporte, e são muitas. Eu sou a favor da legalização desde que haja uma legislação eficiente que garanta que a droga não seja vendida nem consumida por menores de idade, e que exista um trabalho de esclarecimento prévio de qualidade para com a população. Ou seja, como isso aqui no Brasil é quase impossível, esquece né!

    Agora legalizando, como o tráfico certamente continuaria, seria engraçado, imaginem a propaganda "Não compre cocaína pirata, ela pode trazer sérios danos à sua saúde, compre cocaína X, essa é de qualidade!" kkkkkkkkk .....

    ResponderExcluir