quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preconceito Musical .... Você tem bom gosto?


Preconceito musical é quando a figura do músico interfere negativamente na sua concepção sobre a música que ele faz, ou quando um determinado conceito estereotipado sobre o artista ou o estilo que ele faz tem o mesmo efeito. Isso é mais comum do que a gente pensa, e se fomos fazer uma auto-reflexão, muita gente vai perceber que tem em certo grau.

As pessoas tem a mania de criar não só os Pop Stars, mas também os Pop Stars às avessas, no momento o mais notado é o tal do Justin Bieber (vulgo Justin Biba). Justin Bieber é um menino que ficou famoso através you tube, hoje é Pop Star, fatura milhões fazendo uma música Pop. Justin além de ser Pop Star é Pop Star às avessas, da mesma forma que tem um bando de fãs, tem um bando de gente que critica ele como se o mesmo fosse a representação da aberração musical, o mascote da música ruim. É proibido gostar de Justin Bieber se você é homem, se gostar é no mínimo viado. Justin causa essa repulsa e atração ao mesmo tempo por causa do estereótipo, ele usa batom rosa e é meio delicado (mentira, é muito delicado).

Mas se fomos analisar a música que Justin Bieber faz, veremos que é muito melhor do que funk, arrocha, tecno-brega (sei lá como escreve isso), e por ai vai, então se você não implica com esses troços que citei, não deveria implicar com Justin Bieber. A questão toda está no estereótipo formado, é a forma conjunta de se pensar, as pessoas estão perdendo o discernimento, pensando mais de forma conjunta do que individualmente. Justin faz uma música pop normal, música de boate, assim como trilhões fazem. “Ah, mas ele é fresco, isso me irrita!” E Fred Mercury não irrita ninguém porque? (pense 2 vezes antes de ir nos comentários dizer que estou comparando os dois artistas).

Da mesma forma que acontece com o Justin, ocorreu também com outros, como Hanson, Backstreetboys (não sei escrever e estou com preguiça de pesquisar no Google), Five, Sandy & Júnior, etc. E sabe qual o resultado disso? É vlogueiro fazendo vídeo pra esculhambar Justin Bieber e as bandas coloridas, e depois gravar clipe para a banda Zignal. Pra quem não conhece, essa banda é tão mela cueca que acho que até o Latino não consegue escutar uma faixa inteira. É sério ... tem gente por ai esculhambando as bandas coloridas e se achando mais inteligente porque escuta Jota Quest ... rsrsrs ... seria como eu esculhambar Malhação e me achar “melhor” porque assisto O Clone!

Eu gosto de tratar das coisas como elas são, e não como aparentam ser, ou como estão estereotipadas. Tem que parar com essa moda de falar mal dos artistas, olhe pra dentro de si e verás que tem um lado brega camuflado de “Bom gosto”, e outro mais cafona ainda que você não conta nem para seu travesseiro.

Aproveitando o gancho, queria convidar os leitores a revelarem seu lado cafona, vamos lá, não dói nada. Vou revelar o meu: Eu gosto de Roupa Nova! Escrevi isso e continuei vivo! Tem quem não ache Roupa Nova mela cueca? Muito bem, gosto de algumas músicas do Hanson também, e continuo sendo heterossexual.

10 comentários:

  1. Odeio a SANDYJUNIOR hahahhahahahahah,mas gosto do Latino então é isso como dito no texto não temos moral pra falar mal .....

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha esquecido de falar dessa vez, nessa, como em todas as postagens, os comentários imbecis são excluídos.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito massa os seus textos Phoris!!! vc poderia escrever sobre a síndrome do final de semestre na próxima!!!

    ResponderExcluir
  4. Começando o texto da pior forma possível, perguntando se o leitor tem bom gosto...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo ... vou pensar no caso, mas a princípio ñ tenho nada de interessante a escrever sobre isso

    ResponderExcluir
  6. Quanto a Germano, respondo assim que deixar claro o que quer criticar ...

    ResponderExcluir
  7. Roupa Nova?

    Passei mal depois dessa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não me leve a mal. É que desde criança eu acho Roupa Nova um pé no saco, uma das coisas mais chatas da história da música. Nem me refiro à qualidade, e sim à chatice mesmo. :p

    Mas é isso aí: gosto é gosto. Quando eu me lembrar de algo muito bizarro da minha parte, volto a postar aqui.

    ResponderExcluir
  8. huehueheu .... pois é, na verdade não é toda música q eu gosto não, gosto dos clássicos que o baterista canta, Dona, Amor de Índio, Sapato Velho, etc. Mas eles tem umas insuportáveis tb, principalmente as mais novas. Roupa Nova é uma banda q tah na fronteira do brega ... rsrs ... algumas músicas não são bregas, outras um pouco, e outras bastante bregas .. hehe

    ResponderExcluir
  9. No tema, você pergunta se os leitores tem bom gosto, critica determinadas bandas musicais, critica a imagem que as pessoas criam do Justin e no final "pede" para que os leitores não critiquem ou criem uma imagem negativa de duplas e bandas musicais ! Falta um pouco de organização de suas idéias, e deixar de repetir por diversas vezes a mesma palavra as vezes, ajuda na leitura !

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, vc interpretou mal o texto. Eu ñ peço para as pessoas não criarem imagem negativa em relação a ninguém, eu peço sim para as pessoas terem coerência, e pararem de reproduzir estereótipos superestimados em relação à "degradação" musical de alguns artistas. Por isso citei Felipe Neto (indiretamente) no texto, pq acho uma imbecilidade e uma incoerência sem fim uma pessoa gravar vídeo satanizando as bandas coloridas e depois gravar clipe pra banda Zignal, que ñ é mt diferente a nível de qualidade (ou sofisticação) estética. Dai veio a pergunta se os leitores tem bom gosto mesmo, ou se é um bom gosto aparente.

    ResponderExcluir