quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Andrade ... desconfiança ou discriminação?


Eu sinceramente fico indignado com a forma pela qual o ex jogador e técnico Andrade está sendo tratado aqui no Brasil, e principalmente por ter certeza que trata-se de racismo ou preconceito cultural.

Andrade em 2009 assumiu o Flamengo como interino ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, após a saída de Cuca, que fazia uma campanha ruim. Após 2 vitórias seguidas foi efetivado como treinador do Flamengo a pedido da torcida e dos jogadores, com os quais o treinador mantinha ótima relação. Passou por um pequeno período de turbulência devido a diversos desfalques no time, chegando a ficar na 14ª posição no inicio do 2º turno. Com a chegada de 2 reforços (Alvaro e Maldonado) e a estabilização dos problemas de contusões, o Flamengo comandado por Andrade protagonizou a maior arrancada da história do campeonato Brasileiro, saindo da 14ª posição para a conquista do título, no caso o sexto título brasileiro do Flamengo. Uma conquista que teve um personagem principal, o meia sérvio Petkovic, que aos 37 anos surpreendeu o Brasil sendo o maestro do time na campanha.

Pouco tempo depois Andrade foi demitido após perder a final do campeonato Carioca para Botafogo, o clube estava em crise interna devido principalmente aos problemas causados por Adriano, e o treinador não soube lidar com o “turbilhão” que é o Flamengo. Apesar de tudo foi uma saída no mínimo estranha, pois ele havia classificado o time para as oitavas de final da Libertadores. Mas enfim, ele saiu.

Após o fato o treinador ficou um bom tempo desempregado, assumindo o Brasiliense no final de 2010, com a missão de livrar o time do rebaixamento para a 3ª divisão. Sim, não é piada, o atual campeão brasileiro estava treinando um time da 2ª divisão. Ele não conseguiu livrar o time da degola, mas fez boa campanha. Pegou a equipe em 19º e deixou em 17º, não livrou o time do rebaixamento por muito pouco, por questão de saldo de gols. Depois disso foi demitido e está até os dias atuais desempregado, acreditem se quiser!

Porque um treinador campeão Brasileiro no 1º e único time que treinou (na 1ª divisão, claro) está desempregado? Existe lógica nisso? É desconfiança ou preconceito racial e cultural mesmo? No futebol Brasileiro é difícil a existência de um treinador negro, não me recordo de nenhum na 1ª divisão, Andrade não era para ter sido efetivado no cargo, ficou pelas vitórias iniciais e pelo apelo dos jogadores, e deu no que deu. Andrade foi campeão, e com méritos, ao contrário do que querem pregar (que Pet foi campeão praticamente sozinho), realizou mudanças na equipe que foram cruciais. A esse respeito, quem quiser ler, coloquei como anexo nos comentários os méritos do treinador taticamente.

Andrade é negro e não se expressa bem, além da pouca instrução tem um pequeno problema fonético, mas que de forma alguma prejudica na orientação aos jogadores. Será que um técnico branco campeão brasileiro ficaria desempregado? Técnico é o cérebro do time, o homem que pensa, que arma e faz “previsões”, será que não existe lá no fundo aquela semente racista que duvida da capacidade intelectual de um negro? Algo a se pensar, e na minha opinião Andrade está desempregado porque sofre racismo e preconceito cultural.

Andrade pode não ser letrado, pode ser simples, mas é campeão brasileiro, algo que muito branco engravatado não é.

4 comentários:

  1. ANEXO
    O principal mérito do técnico no comando do time foi mudar a formação tática de 3-5-2 para 4-4-2, quando ele realizou essa mudança a nação rubro negra (inclusive eu) xingou a 34ª geração do treinador, acreditando que os laterais Léo Moura e Juan precisavam jogar soltos, principalmente Juan que é ruim na marcação. Mas Andrade calou a boca de todo mundo, porque deu certo. E na verdade, fazendo uma análise a posteriori (que é muito mais conveniente, lógico), essa melhora pode ser explicada taticamente. O Flamengo não tinha um bom zagueiro para a função de combate, os zagueiros disponíveis eram Alvaro, Wellinton, David e Angelim, os 3 primeiros fracos, e o ultimo médio, mas jogando o estilo zagueiro clássico. Então não adiantava encher o time de zagueiros fracos, e nisso Andrade acertou. Para colocar 3 zagueiros precisaria escalar somente 2 volantes no máximo, e aquele time era forte em volantes, tinha Willians, Maldonado, Airton e Kleberson, o técnico então preferiu escalar um trio de volantes para proteger a defesa, e foi uma tática bastante eficiente. Primeiramente foram escalados Maldonado (1º volante), Willians ou Airton (2º) e Kleberson (como 3º homem, com certa liberdade), depois da lesão de Kleberson ficou um paredão com 3 volantes de contenção, com Willians no lugar dele, tendo Pet como único homem de criação. O Flamengo então por mais que tenha aparecido na mídia através de lances geniais de Pet, foi um time que jogou no contra-ataque, um futebol de resultado, eficiente. Foi nesse esquema que o time passou 7 jogos em sequência sem levar gol.
    Outro mérito de Andrade foi a relação com os jogadores, pedindo opinião aos mais experientes a todo tempo, podendo assim armar melhor a equipe, de acordo com o que os próprios jogadores sentiam em campo. Em uma dessas conversas, Zé Roberto pediu para não jogar mais como atacante, Andrade “teimosamente” insistiu e o jogador se adaptou bem à nova posição, contribuindo bastante para a conquista.
    O técnico também foi ousado ao tirar Willians (o maior ladrão de bola do campeonato) para colocar Airton em alguns jogos, quando Kleberson ainda jogava, decisão polêmica, mas que acabou rendendo, Airton deu conta do recado e o time continuou vencendo.
    Então os méritos de Andrade só não enxerga quem não quer, o título tem e muito o dedo dele, e não somente pela boa relação com os jogadores, mas tem o dedo tático de Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho estranhíssimo que um técnico campeão brasileiro - colaborando diretamente no sucesso da campanha - tenha ficado tão esquecido logo depois que saiu do Flamengo.

    Eu mesma já pensei muitas vezes que o Corinthians poderia procurá-lo, dar uma oportunidade a ele de se firmar em outro clube de massa, mas sabe-se lá o que passa pela cabeça desses dirigentes de futebol. É um mistério.

    ResponderExcluir
  3. Mistérios da Humanidade!!! kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu, que sempre sou cético em relação ao tão divulgado racismo latente no brasileiro, só vejo esta como única explicação aceitável para o desemprego do Andrade. Espero que haja uma mais plausível.

    ResponderExcluir