terça-feira, 24 de julho de 2012

Relatos de um ex Headbanger

Adolescência é o período da afirmação do indivíduo, e essa pode vir de duas formas: se distinguindo ou se igualando. Em outros termos, seguindo as normas ou se opondo a elas. Todo adolescente com forte necessidade de afirmação segue um desses caminhos, ou vira um(a) garoto(a) Malhação ou entra em alguma tribo, que pode ser punk, headbanger, gótico, e por ai vai.

Fui adolescente (obvio), e onde vivi, interior da Bahia, se enquadrar no padrão significava ir para as festas que rolavam na cidade (forró, pagode e axé) e namorar (mostrar que você namora). Se a pessoa fizesse as 2 coisas já era aceito na rodinha dos pops. Nesse meio ser popular é o máximo, um menino popular pode ser feio como o demônio que pega quem ele quiser. Do outro lado tem as tribos, que se opõem ao padrão. Eu era um adolescente tímido e caseiro, além de não ter muito sucesso no esforço para gostar das músicas da moda. Resultado, virei um Headbanger.

Headbanger (que na tradução literal significa batedor de cabeça) é o cara que escuta metal (só metal), anda de preto nas ruas (mesmo no sol quente), bebe, e principalmente, fala mal dos playboyzinhos pagodeiros filhos da puta. Na verdade o playboyzinho pagodeiro filho da puta não é muito menos babaca que o Headbanger, ambos seguem normas bisonhas para se firmar, a única diferença é que o segundo escuta algo um pouco melhor em média. Mas não dá para negar a imbecilidade de quem vai ao cemitério de noite beber só para dizer que é o mórbido transgressor. Eu não fiz isso, mas 90% faz. Não dá para negar a imbecilidade de quem acha que Bon Jovi é um lixo e Napalm Death é foda. Os Headbangers se acham Cult, inteligentes, e batem cabeça ao som de Devoured By Vermin – Canibal Corpse, que pra eles é arte de alto nível, anos luz à frente de Bossa Nova, Soul, Pop, ou qualquer outra coisa. Então se você é Headbanger e está lendo isso, saiba que você é babaca. Mas não se desespere, adolescência é a fase da vida que temos o direito de ser babaca. Direito não, é quase um dever, precisamos de histórias idiotas pra contar a nossos filhos.

É importante não confundir Headbanger com qualquer pessoa que escuta metal, hoje ainda escuto algumas bandas e nem por isso me considero um. Headbanger é o que faz parte da tribo, segue as normas e adota as práticas. É nessas normas que as babaquices se multiplicam, sobretudo nos critérios pra definir qual banda é true, qual é poser, qual é boa, qual a ruim, etc. No mundo do metal a banda precisa pensar se vale a pena evoluir, pois pode perder público. O tosco é muito valorizado, é cru, espontâneo. O mais elaborado é comercial, poser. Com certeza os headbangers acham o primeiro álbum do Viper mais foda que o 2º, porque é muito mais cru (eu chamo de feito “nas coxa”).Tecnicamente falando o 2º da banda está anos luz na frente, em todos os aspectos, só que se tornou mais melódico, então nos valores headbangers ficou mais poser ... rsrs. Lembro da vez em que um amigo disse que me mostraria o melhor álbum de Death Metal da história, eu estava ansioso e levei um K7 pra ele gravar. Tratava-se de Possessed – Seven Churches. Escutei e tive certeza de que no mundo headbanger ser tosco era bom. O segundo álbum dessa banda era muito melhor elaborado, mas era tratado como inferior.

Eu era um headbanger meio heterodoxo, não compactuava com muitas coisas, mas ainda assim não deixava de ser babaca, fingia a mim mesmo que eu era aquilo.

O recado que dou para quem é headbanger, é que você daqui a uns 4/5 vai olhar pra trás e rir de tudo isso. Você tem esse comportamento porque sente necessidade de se diferenciar, se firmar em algum grupo, ser aceito. Mas isso só é compreensível até no máximo 22 anos, mais do que isso começa a ficar preocupante. Eu parei aos 19 e estou limpo até hoje (glória pai). Pode me xingar nos comentários, você pode usar seu passe livre de adolescente para falar qualquer coisa, eu já fiz isso um dia. Só peço uma coisa, copia o link e volta a ler daqui a 4 anos, ok?

18 comentários:

  1. QUEM É DEATH METALLER MESMO, DE VERDADE, GOSTA DO SEVEN CHURCHES

    AGORA SE NÃO CURTE, PROBLEMA TEU, NÃO PRECISA CRITICAR QUEM CURTE

    SE NÃO CURTE, NÃO FICA CRITICANDO QUEM CURTE, CADA UM FAZ O QUE QUIZER, EU TENHO QUASE 26 ANOS E SEMPRE VOU USAR CAMISA DE BANDA E OUVIR METAL.

    EU OUÇO O SEVEN CHURCHES DESDE 2004, EU OUÇO DEATH METAL DESDE 2002, OU SEJA, ESSE VOLTA DAQUE A 4 ANOS NAÕ SERVE PRA MIM, PORUQE EU JA ESTOU A 10 ANOS NO DEATH METAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você na verdade precisa é se tratar, rapaz. Com 26 anos na cara e fica com esses pensamentos IDIOTAS de ser anti-social, de ser tr00 e o caralho a 4 é coisa de doente mental.

      Excluir
    2. espera ai impostor do metal tinha que ser baiano mesmo!kkkk tenho 25 anos ouço metal desde quando nasce com o meu (pai) eu só de berço impostor isso é raridade nasce ouvindo sabbath,kiss,led,uriah heep,mercyful fate,DIO,nasce no berço do metal porem não ouse mencionar seven churches porque vc é um impostor de merda. estou com 20 anos de metal só para arianos puros raça pura do metal de berço!

      Excluir
    3. Vc só ajudou a reforçar ainda mais a imagem que tenho dos Headbangers de modo geral. Além das coisas q cito no texto, vc é analfabeto, xenofóbico e racista.

      Excluir
  2. NÃO PRECISA FAZER PARTE DE UM GRUPO PRA CURTIR METAL, EU NÃO TENHO AMIGOS, NÃO TENHO VIDA SOCIAL, NÃO FAÇO PARTE DE PORRA NENHUMA E CURTO DEATH METAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh man você ta mal viu . . .hehehe não tem amigos, não tem vida social não vai parte de nada e ainda usa camisetas de banda . . . aos 26 preocupante hehehe

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DA HORA CARA

      Excluir
  3. Deixa eu esclarecer algumas coisas.

    Quando critiquei Seven Churches e Napalm Death, não foi pra questionar o gosto musical em si, mas sim para mostrar que o gosto musical do headbanger ñ é superior ou mais inteligente que o gosto das outras pessoas. Eu fui desse meio e sei que o headbanger acha que tem ótimo gosto e não respeita o gosto alheio. Em suma, quero dizer que entendo por exemplo um cara gostar de Jazz e esculhambar o Emo, são gostos diferentes, mas o Jazz é uma música com alto grau de elaboração, uma música mais refinada. Mas ñ há lógica no cara escutar os primeiros álbuns do Napalm Death e esculhambar o Emo, como se ele tivesse um gosto mais refinado.

    Vc escuta Seven Churches? Ótimo, não vou lhe criticar por isso, só espero que vc não se ache mais cult (ou mais refinado) que alguém que escuta Roupa Nova, Samba, Fresno, etc. Seven Churches é um álbum mal produzido, com nível de elaboração musical rasteira e extremamente quadrado. O mesmo digo da maioria das bandas de Black Metal, Burzun mesmo é um horror.

    Não gostar não exclui minha capacidade de avaliar e discernir.

    ResponderExcluir
  4. Entendi, esse só foi um moleque que entrou no rock para se o rebelde doidão, com tempo saio e foi escultar outras coisas e acho o que realmente gostava parabens.
    eu tenho 31 só não me lembro quando comecei me lembro de legião urbana, uns e outros,irá,e outras banda de rock nacional, ai depois slayer,metallica.megadeth e muitas outras, eu nem ligo se o cara e pagodeiro ou forrozeiro,

    essa frase resumi os muleke igual vc que entra no rock pra ser o doidao rebelde
    “Rock and Roll não se aprende nem se ensina.” do mestre do rock nacional

    ResponderExcluir
  5. Eu não entrei no "mundo do rock" só para parecer rockeiro doidão, não tire conclusões precipitadas a meu respeito. Entrei porque gostava do som, mas no meio Headbanger a pessoa quando é adolescente acada se deixando leva por certas regrinhas implícitas desse meio. Tipo, quem é Headbanger "não pode" gostar de alguma música melosa, uma música Pop por exemplo, que será criticado, se vc discordar disso então nunca esteve realmente nesse meio. Outra coisa tosca (que cito no texto) é a arrogância dos metaleiros, que acham que escutam a música mais suprema do mundo, sendo que algumas bandas são tão bizarras quanto Funk.

    Hoje ainda escuto várias bandas de metal, principalmente as mais trabalhadas, como Angra. Sou fã de carteirinha do Iron e escuto bastante Heavy Metal ainda, apesar de viajar por outras vertentes também.

    Algo que me fez abrir a mente foi ter me tornado músico (ainda que amador), isso foi muito bom pra eu deixar o radicalismo de lado.

    ResponderExcluir
  6. Isso aí, mano! Falou tudo, eu tenho 16 anos e já aprendi desde cedo a MERDA que é esse mundo psicótico no qual os headbangers vivem. Eu não tenho que seguir comportamentos padronizados e nem fazer o que um ou dois idiotas que se acham os "reis do Metal" dizem pra fazer, eu tenho que ser eu mesmo, eu tenho que ouvir o que eu quiser, e foda-se o que pensam a respeito... gosto de Metal Extremo, mas também escuto algumas músicas Pop, e qual o problema nisso merdaleiros?

    ResponderExcluir
  7. Olha achei um bom argumento ,apesar de nao concordar com tudo mais enfim todos temos opniões,mim considero um headbanger ,nao sigo tudo que se diz a cultura do heavy metal para se achar como dizem os que se acham espertos "um True" ,mais curto sei muito da historia,um pouco sobre as bandas que curto enfim,mais concordo com que vc disse,sei que a babacas que se acham superiores ,os diferentes do mundo;eu curto muito e acho que vou curti metal ate minha velhiçe ,nao curto só metal ,curto musica classica,celta,e sou um grande fã de michael jackson(pop),no olhar dos idiotas seria chamado de"poser",mais para concluir, nao acho que ser headbanger e ser um babaca como vc disse!(APESAR DE TER SIM MUITOS IDIOTAS)Eu nao mim acho diferente de ninguem,só sou um cara que curto um som que mim agrada.Vlw por ler.

    ResponderExcluir
  8. Não vamos generalizar tanto assim, me considero Headbanger sim, mas abomino quem ñ respeita o gosto alheio !! só escuto o que me agrada, e nem por isso me acho superior a ninguém,sei reconhecer música boa e bonita, mesmo q ñ seja do heavy metal !!
    Gosto de estudar e entender as verdadeiras culturas dos estilos musicais, sei q eles tem suas raízes, e são culturas tanto quanto a do heavy metal, punk e etc .. E assim como tanto queremos respeito eles também merecem !! Tenho amigos e convivo com muitas pessoas que curtem outras músicas, e eu respeito !! Até gosto de discutir sobre as músicas e tal, mas sempre mantendo o respeito !! Então não diga q ser headbanger é idiotice !! Idiotice ñ está no estilo musical e siim na pessoa, pois você achará pessoas idiotas q curtem forró, sertanejo e todas essas músicas da "moda" (ñ me refiro ao verdadeiro forró como luís gonzaga, ou ao verdadeiro sertanejo, ñ aquele que fala q o cara tem q ir pra balada beber, e pegar geral !! Mas aquele que fala do sertão, de sua cultura, do amor !!), então meu caro uma pessoa que tem decência ñ se preza ao papel de sair por ai bancando o babaca, revoltado etc !! Seja em qual estilo for !! E nem usar a adolescência como desculpa, tenho 16 anos e ñ me presto a certas hipocrisias, assim como há pessoas ignorantes com seus 20 ou mais anos que são verdadeiros idiotas !! De novo, ñ generalize, ñ somos todos iguais !!
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  9. Estou vendo que você não entende nada de metal muito menos da cena pra arrotar tanta merda!

    ResponderExcluir
  10. Só um boçal deixa o metal de lado prá se enturmar.

    ResponderExcluir
  11. TUA MENTE NÃO CONSEGUE IR ALÉM DA CULTURA, POR ISSO TU NÃO CONSEGUE ENTENDER QUE EXISTAM HEADBANGERS QUE SÃO HEADBANGERS ATE VELHOS. EU VEJO O PORQUE VOCE PENSA DE FORMA CULTURAL, PORQUE VOCE SÓ CONSEGUE SE REALIZAR NO COLETIVO, E NÃO COMO INDIVIDUO. JA QUE O SENTIDO DA TUA VIDA É ''SER UM VENCEDOR'' ''VENCER NA VIDA'' ''FORMAR FAMÍLIA'' ''SER ALGUÉM NA SOCIEDADE'', ''SER IMPORTANTE'' VOCE NÃO CONSEGUE VER SENTIDO EM ALGO QUE SAIA DESSA ESFERA DE PENSAMENTO. POIS NO FUNDO VOCE TEME A SOLIDÃO, O NIILISMO, A FALTA DE SENTIDO PRA VIDA, VOCE NÃO CONSEGUE ENCONTRAR SENTIDO EM SI MESMO, E POR ISSO VOCE ABOMINA O METAL E OS HEADBANGERS, POIS A MENTE OU PSIQUE O QUE FOR, DOS HEADBANGERS, É ALGO COMPLETAMENTE OPOSTO A TUA MENTALIDADE CULTURAL. O SENTIDO DO HEADBANGER QUE OUVE METAL ATE A VELHICE, MORTE ETC ELE ENCONTRA DENTRO DE SI, É ALGO QUE TRANSCENDE A LIMITAÇÃO DO PENSAMENTO CULTURAL, COLETIVO, DE MASSA.

    ResponderExcluir
  12. Sou headbanger ee adolescente, e concordo em geral com o seu texto, apesar de discordar de alguns pontos. Em primeiro lugar, concordo que muitos headbangers são babacas e se acham superiores aos outros por ouvirem metal, mas isso não faz com que todos os headbangers sejam assim. Quanto à complexidade musical, acho que você generalizou demais. O metal, sendo um gênero musical que visa chocar a sociedade, faz uso de elementos que provocam pavor aos olhos da sociedade, e essa provocação de pavor se condensa, principalmente, no som pesado, mas imagino que você, como um ex-headbanger, saiba o quão irritante é todo mundo saber que você é headbanger e te perguntar como você vonscons ouvir "barulho". É claro que o metal, sendo um genero musical extremamente pesado, valoriza a brutalidade e a violência, mas isso não faz com que o metal seja apenas ruído, e o maior exemplo disso é o metal progressivo, com bandas como Tool e Dream Theater, além do fato de que atualmente o heavy metal é um dos gêneros musicais mais próximos da música clássica, e o metal melódico e sinfônico estão aí para provar isso. Até mesmo o death metal tem bandas sofisticadas, como Dying Fetus, Death, Decapitated, Nihilist, Atheist e Necrophagist, além de álbums consagrados como Symbolic (Death) e Heartwork (Carcass) caracterizados pela alta complexidade musical. Enfim, não estou dizendo que headbangers são superiores, apenas estou dizendo que acho essa briga entre headbangers e pessoas que ouvem outros estilos musicais é uma tremenda idiotice. Se alguém não ouve metal, eu respeito o gosto musical dessa pessoa, apenas exigo que ela tambem respeite o meu, e está tudo bem.

    ResponderExcluir