quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Greve de professores ... pelo direito de roubar com dignidade!

Vivemos a era da greve, raro é o funcionário público que não está “parado”. Recentemente aqui na Bahia chegou ao fim uma greve que durou 115 dias, que foi a dos professores da rede estadual. A revolta é geral em torno do governador Jaques Wagner, que se negou a negociar. Eu apoio a causa da greve, principalmente pelo governador não ter cumprido uma promessa em relação a benefícios já conquistados. Mas me sinto na obrigação de comentar a respeito da cara de pau que possui boa parte desses professores.

Brasileiro é o povo mais cínico que existe no mundo (deve ser), aqui o sujeito lhe rouba e ainda te mete um processo por você reagir ao assalto. Na hora de reclamar todo mundo levanta o dedo pra exigir seus supostos direitos, mas na hora de cumprir seus deveres ... que deveres né?

Toda greve de professores é um festival melodramático de quem luta pelo direito de roubar com dignidade. A final pessoal, colocando na ponta do lápis, em porcentagem, qual a parcela dos professores da rede pública que merece um aumento? Hã? Sou aluno da rede pública no ensino superior, e vejo o assalto aos cofres públicos que rola todo mês, por professores incompetentes ou descompromissados com a educação. Gente que por ter doutorado na Europa, EUA e o escambau, se acha no direito de fazer o que quiser dentro de uma sala de aula. Gente que acha que o salário que recebe todo mês é um prêmio por ter passado no concurso. No ensino médio a coisa é pior, é de lá que saem as histórias mais toscas possíveis, como de um professor de matemática em minha cidade natal que deu 1 aula durante o ano inteiro. E parece que quanto menor a cidade pior é a realidade. Mas esse mesmo pessoal na hora da greve está lá xingando o governador de ladrão, escroto, hipócrita (acredite se quiser), mentiroso, neoliberal, etc. Como eu havia dito, nunca duvide da capacidade de um brasileiro em ser cínico. Se me perguntarem se sou a favor de greve de professores, tendo a dizer que sim, porque os competentes e dedicados não podem pagar pelos vaga-bundos. Mas que é revoltante ver um ladrão julgando o outro, ah, isso é!!

Eu queria fazer uma pequena enquete aqui, gostaria que todo aluno da rede pública que lesse o texto escrevesse informando quantos de seus professores você acha que merece um aumento, ponderando com o universo. Tipo: “Tenho por volta X professores e acho que Y deles merece aumento.” Quero ver se chegaremos a 50%, duvido!

Um comentário:

  1. Meu professor de química do 3° ano, ano letivo passado, merece duplo aumento! O de matemática merece um aumento. Eletrônica devia trabalhar de graça, rsrsrs. O resto tá bom do jeito que tá.
    Eu estudo no IF, campus Natal Central, ensino médio integrado.

    ResponderExcluir