quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Regionalismo no Futebol


Não dá para calcular a quantidade de pessoas que já chegaram para mim dizendo que eu deveria torcer para um time de minha região. Ou seja, se referindo na verdade a times de meu estado, mais especificamente Vitória e Bahia. Essas pessoas usam esse argumento se fundamentando na perspectiva de valorização de sua região, sua terra, e torcer para times locais ajuda a fortalecer os mesmos (concordo).

Primeiro é importante frisar que essa coisa de torcer para times de outras regiões não é algo exclusivo da Bahia ou do Nordeste, no norte/centro-oeste do país o processo é ainda muito mais incisivo, 28,8% dos torcedores dessas regiões juntas são flamenguistas, e 11,7% são corinthianos. Até mesmo na região sul existem torcedores de outras regiões de forma representativa, o que corresponde a 8,3% de corinthianos e 6,7% de flamenguistas (as mais representativas).

Esse é um processo derivado de muitos fatores, mas o principal é a falta de representatividade dos times da região. O Flamengo possui a maior torcida do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, no entanto apesar de possuir torcedores no sul, está longe de ter maioria nessas regiões. Isso é muito simples, no sul existe 2 times (Internacional e Grêmio) de expressão.

Região – “Área com características próprias que a destacam de outras áreas. Pode ser parte de uma cidade, um município, um estado, uma província ou do mundo. Não há um consenso sobre como identificar as regiões, traçar seus limites ou avaliar sua importância.” (Dicionário Web)

Refletindo sobre esse conceito de região, chega-se à conclusão que torcer para time da região é algo subjetivo, dependendo do ponto de referência. Se eu torcesse para o Barcelona, os Sulamericanos iriam me sancionar por esse fato, se eu torcesse para o Boca (maior time da América) os brasileiros iriam me sancionar, e o mesmo ocorre no âmbito regional (no sentido das regiões do país), estadual e municipal. Nesse sentido, no limite da análise, deve-se sancionar também o pessoal que torce para times de outra cidade quando se tem time profissional na sua, um indivíduo de Campinas que torce para o São Paulo está errado, já que existe a Ponte Preta em sua cidade. Sendo assim, todas as pessoas que nasceram e vivem em cidades que possuem times profissionais, devem torcer para esses times de acordo com esse raciocínio. No entanto, existem pessoas do interior (que existe time profissional) que torcem para times da capital e acham que não existe nada de errado nisso, e ainda julgam os que torcem para times do sudeste. É claro que as proporções são diferentes, mas se é para ser rigoroso no quesito regionalismo, vamos ser então, não é mesmo?

Na verdade o que ocorre é que esse argumento regionalista na grande maioria das vezes é puro consolo. Se eu torcesse para o Remo (da região Norte) ninguém iria me repudiar por conta disso, porque o Remo é um time pequeno. Acontece que muitas pessoas querem ver seus times disputando títulos, ligar a TV e vê-los em espaços maiores. É por conta disso que existe muita gente nessas regiões que torcem para 2 times, um de seu estado e outro dentre os de expressão. Se existisse ainda na Bahia um time de expressão nacional, com certeza a torcida seria bem maior, e as sanções para com pessoas que torcem para times de outras regiões seriam drasticamente menores.

Nem vou entrar na questão dos condicionantes sociais que levaram cada pessoa a torcer para determinado time, porque o texto ficaria longo. Até concordo com o argumento regionalista, escrevi isso apenas para as pessoas refletirem se torcem para time da sua região mesmo, e se o fazem, se usam o argumento regionalista por amor à sua terra ou por puro consolo por não poder ver seu time ganhando títulos de expressão.

OBS: Dados estatísticos tirados do site Lancenet.

É isso, se leu comente ou clique nos marcadores.

13 comentários:

  1. Nada a declarar... naum escreveu nd polemico dessa vez.
    Eu sou carioca, nascida no bairro de Botafogo e torcedora apaixonada pelo alvinegro!!
    É isso ai!!

    ResponderExcluir
  2. Quando a televião aina engatinhava, o maior veículo de comunicação era o rádio e duas emissoras atingiam todo territotio nacional, a Radio Tupi e a Radio Globo. O contato daspessoas do interior do país era com os times do RJe de SP, daí talvez a origem de tanto amor por Flamengo e cia.
    Quanto a ser baiano e torcer pelo Flamengo carioca sempre que questionado respondo com uma métafora: Tenho duas garotas para ficar, uma mocréia baiana e periguetíssima e uma gata carioca deslumbrante e com independencia financeira. Ambas estão disponiveis e só por ser baiano, apenas pelo argumento do regionalismo sou obrigado a encarar a mocréia? Alguns dirão que meu argumento é frágil, mas é o que sinto em relação adupla BAVI aqui na Bahia, e olhem que torço pro Flu de Feira (ainda). Rosevaldo

    ResponderExcluir
  3. Sé você e a maioria dos Baianos pensam assim, realmente o time da sua região nunca vai vislumbrar titulos...

    Ainda bem que nasci em Pernambuco e sei da valor ao que é nosso!

    Sport até morrer

    ResponderExcluir
  4. "o jardim do vizinho sempre é mais bonito"

    Não se você cuidar do seu ao invés de ficar admirando o dos outros.

    Por isso os clubes do NE recebem muito menos por direitos de imagem... Preferem dar audiência aos times do sul/sudeste, como se já não bastassem eles serem de uma região mais rica e desenvolvida onde patrocínios pagam bem mais e a renda arrecada é maior.

    ResponderExcluir
  5. Só sei de uma coisa ... aqui em Feira tem um time chamado Fluminense de Feira, time profissional da 4ª divisão, e tem um monte de gente daqui que torce pra Bahia e Vitória e ainda falam mal dos que torcem pra times do Sudeste. O raciocínio é o mesmo, só que em âmbito municipal, se ninguém torcer pro Flu de Feira é menos investimento, menor renda, menor venda de camisas, etc etc etc. Quando o Bahia vem jogar aqui tem mais torcedores do Bahia do que do Flu. Ou seja, pelo que percebo em minhas observações, o argumento regionalista é muito mais consolo do que pra valorizar sua terra.

    Não estou discordando do argumento regionalista, concordo com ele, realmente o correto seria valorizar os times de sua região, para os fortalecer. No entanto faço parte de um processo que ganhou certa autonomia, fui condicionado socialmente a torcer para o Flamengo pelo ambiente em que vivi, e não vou explicar aqui pq é uma longa história. Só acho que rola muita hipocrisia nesse aspecto, as pessoas que torcem para Bahia ou Vitória o fazem por outros motivos (em sua maioria) a meu ver, e não por valorizar sua terra.

    ResponderExcluir
  6. Vou me meter no assunto e mal comparar com outro cotidiano: ning deixa d comprar um Fiat pra comprar um GUrgel (se ainda vendesse). e pq?? pq o Gurgel eh ruim e a Fiat eh boa. Mas o Gurgel eh ruim pq naum investimos nele, pq deixamos a empresa quebrar qdo optamos pelos estrangeiros. Faltou credibilidade e investimento.
    Mas somos portadores do livre arbítrio. e assim cmo no futebol podemos escolher o time que quisermos. Se um escolhe pra fazer média com o lugar onde nasceu, ou pq a familia td eh, ou pq axa as cores bunitas... isso eh de cada um. Axo apenas q tah errado ter preconceito pq a pessoa eh d um lugar e torce pra outro time... cada um escolhe um mocréia para detestar e uma bela gata para admirar!!!

    ResponderExcluir
  7. Ok! Vc tocou num ponto extremamente interessante no q diz respeito a essa discussão: a superexposição midiática com relação à determinados clubes, no caso os paulistas e os cariocas.
    Imagine vc o q é assistir um programa de esporte que destina 80% do tempo de debate a um único clube. Intitulam torcedores deste clube, d comentaristas para liderar um debate q deveria ser feito em casa, com um belo de um churrasco e uma cerveja, em rede nacional. (faça-m o favor!)Isso é lavagem cerebral!!!!
    Pois é meu velho, credito muito ao enfraquecimento do futebol regional à exposição da mídia e se eu entrar na questão econômica então, aff.

    Valeu Rafael,
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. ^ ^ ^ Dê o nome aos bois rapá ... vc tah falando do Corinthians e da Band ... rsrsr

    Vlw cara ... abraços! :D

    ResponderExcluir
  9. Ok...
    Não só a band, a rede TV, a gazeta... essas misérias q sufocam nosso futebol regional atraindo via exposição demasiada os recursos econômicos para o sul e sudeste. É por isso q quando um time do Nordeste ganha algo a nivel nacional, deveria receber a condecoração a nível de um mundial! KKKKKKKKKKKK
    Pois é, quando isso acontece não se vence apenas os times do campeonato mas todo um sistema.

    Valeu garoto

    ResponderExcluir
  10. O único problema é você não sentir a emoção de ir no estádio toda semana ver seu time. Fato que considero muito importante para a real experiência do futebol. Torcer para o time de sua região significa abraçar as origens e lutar por elas. Afinal, oque é o torcedorismo a não ser unirmos a um grupo para tentarmos provar aos outros que somos melhores?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  12. Agora uma pergunta importante. como baiano (e poderia servir pra alguem de qualquer estado), como vc pretende que a dupla bahia ou vitoria vença alguma coisa se vc veste (em todos sentidos) a camisa se outro clube? a batalha por recurso é simplesmente desigual. tão desigual quanto as proprias desigualdades regionais. Rj e Sp são de longa data modelo para o resto do país, que o compra sem fazer cerimonia. notem, alem dos grandes cariocas ainda podemos incluir 4 gigantes, de MG e RS, e é dificil (podem haver alguns gatos pingados) torcida em massa para eles por partes das demais regioes do brasil: eles só recebem a paixao de multidoes de seus proprios estados. E em todo campeonato brasileiro eles são sempre candidatíssimos a vencer a disputa, e nem por isso visualizamos milhares de torcedores do atletico/mg, por exemplo, se reunindo em manaus. então, somente isso já derruba o argumento da escolha de outro time pautada somente na eminencia de "ganhar títulos" a distancia, até pq não creio que seja possível ao flamengo ganhar titulos sempre. na verdade o que mais vemos é um desses times entrar num jejum digno de fazer inveja a qualquer top model, o vasco até um dia desses estava a 12 anos sem ganhar um campeonato, e nesse meio tempo sua torcida fora do rio não foi ultrapassada por clubes mineiros, baianos, gauchos ou paranaenses. por falar em gauchos, eles sao que existe de maiores resistencias ao eixo por excelencia. estado forte, times idem, mas duvido um gremista torcer pro flamengo ou um colorador vibrar pelo corinthians mesmo se a dupla gre-nal ficar 30 anos sem ganhar nada. se ganhar fosse garantia de alguma coisa o corinthians jah teria acabado, pois ficou 23 anos sem títulos e sua torcida só fez aumentar. Um pequeno teste: posso afirmar sem medo de errar que o autor do texto e os comentaristas que o apoiam torcem pra um time do RJ ou SP.vamos continuar esse debate.

    ResponderExcluir
  13. Então significa que aquele palmeirense rico que veio de Belém do Pará para assitir o palmeiras é mais torcedor que o palmeirense paulista pobre que não pode ir pro estádio ?

    ResponderExcluir